Rildo

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Bahia registra 1.600 casos de dengue só em janeiro

Raul Spinassé/Agência A TARDE
Agente de saúde do município busca focos do mosquito em terreno baldio da capital
Agente de saúde do município busca focos do mosquito em terreno baldio da capital
Somente em janeiro deste ano, mais de 1.600 casos de dengue já foram registrados na Bahia. Dez municípios concentram quase 61% dessas notificações. São eles: Barreiras, Ireçê, São Gabriel, Feira de Santana, Gentio do Ouro, Jussara, Ibipeba, Ilhéus, Ibititá e Cristópolis.
No mesmo período, em 2010, o sistema de informação epidemiológica registrou 2.341 casos. A redução de 31,3% no número de ocorrências em 2011, com relação ao ano anterior, no entanto, não é motivo para comemoração: das 417 cidades baianas, 198 apresentam “risco alto” ou “risco muito alto” de sofrer um epidemia de dengue ainda em 2011, segundo os critérios de vulnerabilidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).
As informações foram passadas nesta terça-feira, 1º, durante a reunião do Comitê Estadual de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue, que reúne representantes de entidades governamentais e da sociedade civil, e tem o objetivo de acompanhar e propor ações de combate.
De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Jesuína Castro, há atualmente no Estado uma circulação viral intensa de três dos quatro sorotipos da dengue, e um aumento expressivo das formas graves da doença vem sendo verificado. “É preciso estar atento aos jovens com menos de 15 anos, pois são indivíduos que nunca tiveram contato com o vírus e, portanto, são mais suscetíveis à doença”, frisou Jesuína.
Em Pé de Serra toda população deverá ficar atenta e fazer a sua parte com a prevenção, não deixando água parada,e solicitando sempre que necessário a visita de um agente de combate a edemias.
Rildo Rios/Fábio Bittencourt l A TARDE

Nenhum comentário: