Rildo

sábado, 30 de abril de 2011

Sindicatos de Riachão do Jacuípe e Retirolândia fazem festa para os trabalhadores

Riachão do Jacuípe e Retirolândia não têm deixado passar em branco esta data que leva muita alegria ao trabalhador, de modo especial o rural.
Os trabalhadores e trabalhadoras de Riachão leva animação e muito colorido para as ruas
Riachão do Jacuípe – Mais de cinco mil trabalhadores rurais estão sendo esperados na manhã deste domingo (01), na cidade de Riachão do Jacuípe, para participarem  da caminhada festiva em comemoração ao dia do trabalhado. O movimento terá inicio ás 08h30 na Rua 14 de Agosto, onde fica localizada a sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras  Rurais. Após uma celebração ecumênica e um breve discurso do presidente da entidade, Renivaldo Carneiro, a caminhada percorrerá o trecho de um quilometro, passando pela Avenida Eliel Martins, Rua JJ Seabra, Aurélio Martins e encerra na Praça da Matriz, onde haverá pronunciamentos , entrega de documento as autoridades, onde a classe irá reividicar pela a restauração do ginásio de esporte e a utilização do antigo prédio da Secretaria da Fazenda, que está abandonado  e muitos prédios do governo, a exemplo da EBDA e ADAB, estão funcionando em casas alugadas.
Retirolândia – Durante todo o dia, no Clube Itatiaia, será comemorado o aniversário de 40 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. “São 40 anos de muita luta e história”, relata Noé Silvestre Carneiro, presidente do sindicato.
O evento irá reunir os diretores, funcionários e os trabalhadores rurais, sócios da entidade. De acordo com o presidente, o sindicato foi fundado por um grupo de trabalhadores que queriam melhores condições de saúde e com objetivo de proporcionar o acesso ao Fundo Rural.
“Após vintes anos, houve um mudança de mentalidade e a preocupação passou a ser com educação, alimento e melhoria da qualidade de vida de toda família dos trabalhadores rurais. O protagonista da história foi o MOC (Movimento de Organização Comunitária), que desenvolvia ações de manejo da terra em diversos locais” destaca o sindicalista.
Noé também recorda a participação do Sindicato em outras conquistas, a exemplo do direito de aposentadoria especial junto à Previdência Social, além da distribuição de cestas básicas em períodos de estiagem. No final do evento, haverá o ato de posse da nova diretoria, quando será empossado José Nilton Ferreira de Santana, conhecido por Pité.
Salvador - Em sintonia com a iniciativa nacional das Centrais do primeiro de maio unificado, a CTB Bahia, Nova Central, UGT, CGTB e Força Sindical vão realizar um grande ato para os trabalhadores, na Praça Castro Alves, em Salvador, neste domingo á partir das a partir das 13h. Será um ato show com discursos das lideranças sindicais, autoridades, parlamentares, representantes de partidos políticos, atrações culturais e artísticas. Entre as atrações, as bandas Saiddy Bamba, LevaNoiz, Adelmário Coelho e a cantora Verusca Monaco.
História do primeiro de maio – Em 1886, a manifestação de milhares de trabalhadores por seus direitos, nas ruas de Chicago por melhores condições de trabalho e pela redução da jornada de 13 para 8 horas diárias teria uma significação para o mundo todo.  Essas reivindicações operárias dariam inicio ao 1º de Maio, Dia Mundial do Trabalho.
Foi assim que tudo começou. Lembrando a luta dos que os antecederam, milhares de trabalhadores também irão às ruas no 1º de Maio Unificado, em Salvador, para reivindicar.   Desenvolvimento com Justiça Social, com redução da jornada sem redução de salários; valorização do salário mínimo; igualdade entre homens e mulheres; reforma agrária e redução da taxa de juros, estas são as bandeiras de luta do 1º de maio unificado 2011, quando CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), e mais quatro Centrais, juntas, convocam os trabalhadores para uma luta unida. O movimento unificado do Dia do Trabalho vai acontecer em todo o país. Além da manifestação, os trabalhadores vão poder aproveitar o seu dia também para descontrair.
Informações do Calila

Nenhum comentário: