Rildo

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Circulo de Avaliação avalia a Educação Municipal em Pé de Serra

Acontece desde ontem em Pé de Serra a avaliação da Educação Municipal realizada pelo Projeto Círculo de Avaliação, um Projeto da Secretaria de Educação da Bahia, que está sendo representado pela coordenadora Helí Rezende.
A avaliação é feita a partir das informações sobre as ações já executadas pelo Plano Pedagógico Municipal, quem informa sobre o Plano são os coordenadorespedagógicos do município, como a coordenadora geral, Ana Rita Rios, Lucineide Carneiro de Araújo, Claudenize Maria Carneiro e Jomar Rios.
O Círculo baseia-se no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, implementado pelo Ministério da Educação em 2007, e que aponta para o desempenho e para a necessidade do redimensionamento dos sistemas educacionais e das escolas. O IDEB pode fornecer subsídios à construção de políticas educacionais, com metas de desenvolvimento e critérios de acompanhamento e avaliação da sua qualidade e efetividade.
As informações são levadas aos Dirigentes Escolares e professores, para uma melhor intervenção pedagógica, pois, um dos objetivos do Círculo é o da implantação de uma nova cultura avaliativa como fundamento para planejamento da gestão da aprendizagem nas escolas.
Segundo a professora e representante do Círculo de Avaliação, Heli Rezende, esse projeto tem como eixos primordiais: “Conhecer, Dialogar e Decidir” sobre a realidade pedagógica. Por isso, a avaliação deve está fomentando os processos de desenvolvimento das atividades escolares e isto requer  instrumentos e novas práticas avaliativas”.
Por sua vez, os coordenadores pedagógicos de Pé de Serra, apresentaram o Plano de Ação Municipal, lembrando da inserção de Projetos no município como o Baú de Leitura, e o Projeto de Leitura Infantil ao Ensino Fundamental, em execução desde 2009. Os coordenadores garantiram ainda, que pelo menos 55% do Plano já foi posto em prática nas escolas esse ano e que até o fim do ano pretendem alcançar o máximo possível.
Segundo a Cordenadora Pedagógicade Pé de Serra, Ana Rita Rios, é feito no município um trabalho contínuo de planejamento e replanejamento:
“Nos reunimos constantemente revendo o que planejamos na educação para o nosso município, além disso, fazemos visitas de intervenção e acompanhamento nas escolas”, justificou, levando a Coordenadora Helí a concluir que o trabalho está no caminho certo, pois, assim, Pé de Serra está correspondendo com as premissas do Circulo, “Ação, Reflexão e ação”, complementou .
A avaliação segue todo o dia de hoje no município, pois, os coordenadores ainda precisam informar sobre mais dados relativos à Educação em Pé de Serra.
Ascom- Pé de Serra

Nenhum comentário: