Rildo

sábado, 30 de julho de 2011

Pintadas e a Bacia do Jacuipe, Crescendo?


 

 
A Bacia do Jacuipe região do cento norte baiano, reúne 14 municípios fica situada no centro-norte baiano, apesar de ser uma região no semi-árido baiano as cidades ainda sofre com:
Êxodo Rural, Desemprego, Desertificação e Política
ÊXODO RURAL

O Êxodo Rural (saída do Campo ou meio rural para cidade), um dos motivos na maioria das vezes, longas estiagens (seca), violência, desfavorecimentos políticos e problemas sociais. Pintadas, Capela do Alto Alegre e Baixa Grande são exemplos, os pequenos agricultores venderam a maioria de seus imóveis rurais para ir para cidade, acreditando melhoria de vida, com isso não se deu muito sucesso, vemos os jovens completando a maioridade e tentando buscar oportunidades nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
''Por isso as pessoas não acreditam que a Bacia do Jacuipe esteja progredindo socialmente''
DESEMPREGO

O desemprego na Bacia do Jacuipe está em grande escala, cidades como Várzea da Roça e Baixa Grande ainda conseguiram manter sua população no Censo IBGE 2010, Várzea da Roça ''É uma cidade que vive da agricultura familiar, A cidade de Baixa Grande deu um grande avanço no setor industrial, com fábricas alimentícias, assim gerando fonte de emprego para o município, O pólo Calçadista de Ipirá, fabricação de materiais providos do couro, ainda consegue manter centenas de pessoas empregadas na região.
Pintadas, Capela do Alto Alegre, Nova Fátima: São cidades que ainda sofrerem com o desemprego e grande migração paras as regiões Sudeste e Centro-Oeste, um dos motivos são falta de oportunidades de serviços.
Ipirá - Um dos destinos mais preocupados são as cidades de Feira de Santana-Ba, Araraquara-SP, Campinas-SP e Boituva-SP
Pintadas - Um dos destinos mais preocupados são as cidades de Américo Brasiliense-SP, Feira de Santana-BA, Ibaté-SP, Salvador-BA, Araraquara-SP, Boa Esperança do Sul-SP, São Carlos-SP e Nova Olimpia-MT
Baixa Grande - A capital carioca é a mais buscada por parte dos moradores do município, principalmente moradores do povoado de Mandacarú, a região segura Habitantes ainda através do novo pólo alimentício.
Capela do Alto Alegre - A capital carioca é a mais buscada por parte dos moradores da cidade, ainda na zona rural e povoados é possível ver grande povoamento, a cidade perdeu poucas pessoas segundo o censo 2010.
Cabe aos políticos criarem fontes de emprego para a população dessas cidades,pois se não tomarem essa atitude chegará um tempo que o jovem contará os dias para chegar aos 18 para tentar a vida em outras regiões do pais e combater também o êxodo rural,beneficiando os pequenos agricultores,incentivando à agricultura familiar,não favorecendo a uma pequena camada de pessoas.
Informações do IBGE
DESERTIFICAÇÃO

O Desmatamento da caatinga em Pintadas e na Bacia do Jacuipe ocorre por que grande parte das terras estão nas mãos de fazendeiros interessados mais na ganância do que na preservação, as terras estão nas mãos de pessoas que nem mesmo sabem as causas do Aquecimento Global.
Uma das principais consequências do aquecimento global para o Nordeste brasileiro será o processo de aridização das regiões semi-áridas. Também já se sabe que essa região do país é a mais vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas.
Vemos não só em Pintadas mais em toda Bacia do Jacuipe, o papel da Secretaria de Agricultura, onde deveriam orientar a população e estabelecer leis para evitar o grande desmatamento da Caatinga.
Educar essas pessoas e incentivarem o reflorestamento por partes dos agricultores seria uma das formas de lutar pelo um futuro mais longo.
O geólogo e professor do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília (UnB), Saulo Rodrigues, explica que o conceito de vulnerabilidade do IPCC que destaca o semi-árido nordestino também considera os políticos sem atitudes com relação ao meio ambiente.
POLITICA

Outra preocupação na Bacia do jacuipe é a política, vemos na Bacia do Jacuipe que o principal programa social do país, o Bolsa Família tem sido utilizado nesta campanha municipal como uma nova modalidade de cabresto eleitoral.
Candidatos a prefeitos e a vereadores usam o Programa Federal de transferência de renda (cuja base de dados para a seleção dos beneficiários é controlada pelos municípios) tanto para agradar ao eleitor, oferecendo-lhe um cartão de beneficiário em troca do voto, como para ameaçá-lo, condicionando sua permanência no programa à vitória de um dado político.
Nas épocas de políticas na região, em meados de Outubro é comum surgirem várias vagas de emprego nas prefeituras, ou seja, cargos de confianças por tempo determinado em troca de votos, isso é lamentável por que mantém uma grande monarquia na região, e pouco desenvolvimento para as cidades , sendo que Pintadas no centro-sul da Bacia do Jacuipe se destaca em tal prática, afirma moradores locais.
Na maioria deles com raras exceções só votam se ganhar alguma coisa principalmente na região. As famílias grandes se juntam e exigem uma bolada maior do candidato. A única maneira de acabar com este vício é a Justiça eleitoral colocar candidatos biônicos por pelo menos uns trinta anos, sendo um diferente a cada mandato. afirma (Juber de Sousa Pinto)

Nenhum comentário: