Rildo

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pé de Serra: Grupo Cultural encanta a platéia no Desfile de Beleza Negra

 Neste último sábado, (26) em comemoração às manifestações do mês de novembro, mês da Consciência Negra, o grupo Cultural Mãe D’ Ouro, realizou o 7º Desfile Afro em Pé de Serra.
Com o tema “Negro pintado à Mão”, o evento aconteceu na Escola Luiz Eduardo Magalhães, por volta das 21h, com 20 participantes afros, dez meninos e 10 meninas.
Segundo o coordenador do Grupo Mãe D’Ouro, Clécio Santana, um dos critérios para a classificação dos participantes é que os mesmos mantenham a originalidade da beleza afro, por exemplo, “o cabelo não deve estar pranchado nem escovado, mas sim mantendo sua originalidade”, explicou Clécio.
Questionado se esse critério não seria um motivo de segregação racial, o coordenador respondeu que: “o fato de escovar ou pranchar o cabelo, práticas artificiais, tira dos modelos a originalidade da beleza negra”, justificou.
Esse ano os escolhidos a rei e rainha afro 2011 foram os irmãos, Luiz Ubiratan e Maritana Santos, ambos foram premiados, assim como todos os outros participantes.
Com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação e Cultura de Pé de Serra, o evento foi encerrado com o show de uma banda de jovens pedeserrenses, a Banda de pagode “O Groove” e também, com o DJ Wedson.
“A primeira etapa é a preparatória, quando a gente ensaia com todos eles, discute a idéia que o grupo tem sobre africanidade, e o objetivo do evento. Esse desfile, pra mim, foi o mais bonito, pois toda a comunidade nos apoiou e dessa vez todos os integrantes do grupo participaram maciçamente, finalizou Clécio Santana.
 O desfile atraiu mais de 600 pessoas ao Luiz Eduardo, entre os participantes, estavam meninas e meninos de todo o município.

Ascom - Pé de Serra

Nenhum comentário: