Rildo

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Território - Seis cidades do território terão Academias da Saúde

 













Os Município de: Capela do Alto Alegre, Mairi, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas e Serra Preta serão contemplados e contarão com uma Academia da Saúde, receberão a implantação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer na cidade, a ação faz parte do programa Academia da Saúde do Governo Federal.


O Programa Academia da Saúde, criado pela Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.

Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato) e organização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe de APS e usuários.

As atividades serão desenvolvidas por profissionais de saúde da atenção primária em saúde, especialmente dos Núcleos de Saúde da Família (NASF), podendo ser agregados profissionais de outras áreas do setor público.

O programa “Academia da Saúde” consiste em espaços públicos construídos para a realização de atividades que estão ligadas aos serviços de atenção básica da saúde. “O programa abrange diversos municípios e na Bacia do Jacuípe as cidades de

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a construção desses espaços é uma das estratégia do Governo Federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), medidas previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das doenças.

“As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer. Trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, explicou Padilha.

 

Nenhum comentário: