Rildo

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Inscrição no Fies começa no próximo dia 31



ASCOM FNDE (Brasília) – Os universitários interessados em obter financiamento estudantil poderão, a partir da próxima segunda-feira, 31, se inscrever no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O financiamento pode ser solicitado em qualquer período do ano. 

Estão habilitados a se candidatar estudantes matriculados em cursos de graduação pagos que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e que sejam oferecidos por instituição de ensino superior participante do programa. Além disso, o aluno precisa ter feito o Enem.

Só é permitido solicitar financiamento para um único curso de graduação em que a pessoa estiver regularmente matriculada. Não é considerado regularmente matriculado quem estiver com a matrícula trancada. 

Passo-a-passo – Para se inscrever, o candidato deve acessar o SisFIES, no portal do Ministério da Educação ou no sítio do FNDE na Internet, e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, deve digitar seu CPF, data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrar uma senha. Esta senha será utilizada sempre que ele acessar o sistema. Depois disso, o candidato receberá uma mensagem em seu e-mail para validação do cadastro. 

A partir daí, deve acessar o SisFIES e se inscrever, informando dados pessoais, do curso e da instituição e informações sobre o financiamento solicitado. Nesse momento, deve escolher se quer financiamento da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil (os dois únicos agentes financeiros do Fies) e a agência de sua preferência.

Validação – Concluída a inscrição, o aluno deve procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição de ensino em até dez dias corridos, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações fornecidas pelo candidato.

Validadas as informações, a comissão emitirá o documento de regularidade de inscrição (DRI). Com ele, o candidato deve procurar a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil (conforme sua escolha) para formalizar, uma vez atendidas as normas do Fies, a contratação do financiamento. Isto deve ser feito até, no máximo, vinte dias corridos depois da conclusão da inscrição. FONTE FNDE.

sábado, 29 de janeiro de 2011

DESMATAMENTO EM PÉ DE SERRA

Tristeza na Mata
Sem a mata animais podem desaparecerem
É muito Triste o que estão fazendo com as belezas naturais de Pé de Serra. Desde meados de 2010 que desmataram uma parte do morro conhecido como Andaraí, foram feitas denúcias ao IMA (instituto do Meio Ambiente), ao IBAMA e nada foi feito mostrando a inoperância desses órgãos diante da questão ambiental de Pé de Serra.
O representante do CCNP Robson Rodrigues, entidade ambiental do município está indignado com tanta irresponsabilidade dos proprietários da área desmatada.
O que nos resta é somente uma desesperança em relação a preservação ambiental. Sabemos que esse assunto é de interesse de toda a sociedade e que apesar da inoperância dos órgãos competentes, devemos continuar denunciando para quem sabe contribuirmos com nossa parte.
É a nossa flora morrendo!

Concurso irá selecionar a Cidade Baiana da Cultura de 2011


Da Secult
Idealizado com o intuito de realizar a promoção e divulgação das culturas regionais existentes na Bahia, o concurso Cidade Baiana da Cultura 2011 terá a sua segunda edição realizada este ano. Para concorrer, os representantes dos 417 municípios baianos podem inscrever as suas cidades até o dia 28 de fevereiro através do site www.cidadebaianadacultura.com.br. O concurso, que visa o desenvolvimento social e econômico dos municípios baianos, através da valorização do seu patrimônio e da sua diversidade cultural, é uma iniciativa do Grupo 3 – através das suas produtoras Expo 3 Exhibits e Expo Eventos.
O concurso Cidade Baiana da Cultura é voltado para todos os municípios do estado da Bahia, e está aberto a qualquer cidade que deseje concorrer ao título. Em 2010, o vencedor do concurso foi Rio de Contas. Localizado a 783 quilômetros da capital baiana, o município se destacou pela qualidade e viabilidade da programação cultural, pela sua contribuição para o fomento da inovação artística e pela criação de novas formas de ação e de diálogo cultural, entre outros pontos. O município eleito ganha visibilidade através da divulgação de seus atrativos culturais e turísticos, atrai investimentos públicos e privados nos setores de cultura, turismo e serviços e conta com o apoio das produtoras do Grupo 3 na assessoria e captação de recursos para montagem de uma programação cultural, entre outros benefícios.
A idéia da escolha de uma cidade cultural surgiu na Grécia no ano de 1985 quando um projeto da então ministra Melina Mercouri elegeu Atenas como a primeira Capital Européia da Cultura. No Brasil, o Grupo 3 inovou ao levar o projeto para um âmbito estadual. Para o produtor cultural, idealizador e coordenador do concurso, André Reis, o projeto é de extrema relevância, principalmente para a divulgação das potencialidades culturais das cidades baianas. “A importância deste concurso em território baiano é a descoberta das riquezas culturais e patrimoniais dos municípios, como Rio de Contas, vencedor do concurso em 2010, que possui um dos mais belos patrimônios preservados não somente do nosso estado, mas de todo o país, que teve sua potencialidade cultural e turística revelada e divulgada através do projeto” afirmou André.
A escolha do vencedor se dá através de uma comissão julgadora eleita pelo Grupo 3 e que contará com cinco integrantes, sendo um representante de cada uma das Secretarias de Cultura e Turismo do Estado da Bahia, um representante do Fórum Estadual de Turismo, um integrante do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia e um integrante da produtora Expo Eventos. Os convites para compor a comissão já foram enviados e os nomes dos integrantes serão divulgados através do site do evento.

Inscrições de 17 de janeiro a 28 de fevereiro através do endereço www.cidadebaianadacultura.com.br

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

NOVO PSF NO POVOADO DO OURICURI

Será construído no Povoado do Novo Ouricuri em Pé de Serra um Posto de Saúde da Família, será um investimento de R$ 200.000,00, entre a Prefeitura Municipal de Pé de Serra e o Ministério da Saúde.
Essa ação beneficiará toda a população da região do Novo Ouricuri, Rosa Benta, Jaboticaba e demais localidades. Parabéns a todas as pessoas que trabalharam para a elaboração desse projeto que foi aprovado pelo Funda Nacional de Saúde.

Rildo Rios

CONCURSO PÚBLICO EM RIACHÃO DO JACUIPE

Está previsto que nos próximos dias a prefeitura municipal de Riachão do Jacuípe abrirá inscrições para concurso público. Serão 12 vagas para nível médio e superior, distribuído entre as áreas de agente de tributos, agente de trânsito, professor, médico,  farmacêutico, enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta , agente comunitário de combate à endemias e odontologia.
As provas serão aplicadas pela empresa SR concursos e pesquisas,  as inscrições poderão ser feitas através do endereço eletrônico www.srpesquisasepesquisas.com.br. vunesp.com.br
Da: redação do Calila Notícias/a voz da serra

BARRAGEM ALTO DA PEDRA BRANCA

O DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA A SECAS (DNOCS) CONSTRUIRÁ EM PARCERIA COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE PÉ DE SERRA UMA BARRAGEM NO ALTO DA PEDRA BRANCA. COM CERTEZA ESSA OBRA SERÁ DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O MUNICÍPIO, JÁ ACONTECEU A LICITAÇÃO E EM BREVE A EMPRESA COMEÇARÁ A TRABALHAR.

RILDO RIOS

INCÊNDIO EM PÉ DE SERRA

INCÊNDIO NA LOJA JÓ VARIEDADES EM PÉ DE SERRA DEIXA A LOJA COMPLETAMENTE DESTRUÍDA. O FOGO FOI CONTIDO POR UM CAMINHÃO PIPA DO MUNICÍPIO, E ISSO LEVA TODA A POPULAÇÃO DA REGIÃO COBRAR DAS AUTORIDADES COMPETENTES A IMPLANTAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS.


RILDO RIOS

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PROJETO SONS DA VIDA

O PROJETO SONS DA VIDA: A MÚSICA COM(O) INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL É DESENVOLVIDO PELA FILARMONICA LIRA 6 DE AGOSTO E MINISTRA AULAS DE MÚSICA GRATUITAS DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA NA RUA FELIPE NERY CORDEIRO, TEMOS O APOIO CULTURAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PÉ DE SERRA, BANCO DO NORDESTE, PROGRAMA MAIS CULTURA,GOVERNO DA BAHIA E MINISTÉRIO DA CULTURA.
VENHA E SE MATRICULE!!