Rildo

domingo, 15 de abril de 2012

A SECA CASTIGA PÉ DE SERRA


Com a seca as aguadas estão secas


O longo período de estiagem que assola o município de Pé de Serra traz consequências incalculáveis, principalmente aos moradores da zona rural do município que não tem estrutura para enfrentar sozinho tamanha dificuldade em decorrência da falta de chuvas.
Já são aproximadamente 10 meses sem chover, as aguadas estão secas, o gado está em estado crítico, pois falta comida e água para matar a sede. As pessoas na maioria das vezes recorrem ao abastecimento de água através de carro pipa, que chega a custar R$ 100,00 um tanque com 8.00 litros. o município está disponibilizando três caminhões pipas para abastecimento, além dos carros particulares que cobram pelo serviço.
O município de Pé de Serra decretou emergência desde agosto de 2011 e até agora nem o Governo Estadual nem o Federal mandou ajuda. É muito difícil a situação do município, que já enviou projetos para a defesa civil estadual e federal, mas parece que esse órgão não tem autonomia para fazer nada; o descaso com a população é grande, e a gente só ouve dizer que o governo enviou recursos mas na prática ele nunca chegou e parece que não vai chegar.
O problema da seca no nordeste é histórico, na verdade nunca se investiu em mecanismos e políticas públicas para enfrentar e conviver com um grande período sem chuvas. Podemos dizer que melhorou, mas com tanta corrupção no País, fica difícil imaginar que um dia o povo nordestino vai ser amparado com justiça para pelo menos ter um pouco de esperança quando a chuva demora de cair na terra.
RILDO RIOS

Um comentário:

Alexandre Sansus disse...

É UMA PENA ESTA ACONTECENDO ISSO UMA CIDADE TAO ORGANIZADA E DE UMA BOA INFRA ESTRUTURA. TEM QUE SE MOVER MAIS NISSO AI , CORRER ATRAZ DOS PREJUÍZOS , CD OS POLÍTICOS VAMOS LEVANTAR DA CADEIRA.