Rildo

terça-feira, 15 de maio de 2012

Estiagem na Bahia já é considerada a pior dos últimos 30 anos; metade da população sofre com a seca


15/05/2012 - 12h37

Da Agência Brasil
Brasília - Mais de 230 municípios baianos estão em situação de emergência por causa da falta de chuvas no estado, no que é considerada a pior seca dos últimos 30 anos. Mais de 50% da população foi afetada.
Segundo a União dos Municípios da Bahia, a seca que atinge o semiárido nordestino deve prejudicar a produção de milho e feijão, além de inviabilizar a de mel e leite.
Desde ontem (14), os agricultores familiares prejudicados pela seca podem sacar o crédito emergencial nas agências do Banco do Nordeste. Os recursos poderão ser usados como capital de giro, investimento e custeio.
A estiagem prejudica outros estados nordestinos. No Piauí, a falta de chuvas afeta principalmente o plantio de milho e de feijão, duas culturas cujas perdas ultrapassam 80%. No estado, 112 municípios decretaram situação de emergência. Em alguns municípios, não chove há sete meses.
Alagoas também sofre com a seca. São 28 municípios em situação de emergência. O Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) disponibilizou R$ 2 milhões para ações de combate aos efeitos da estiagem nesses municípios. A aplicação dos recursos será definida pelo Comitê Integrado de Combate à Seca.
A previsão do tempo para hoje (15) na Região Nordeste é de chuvas isoladas na Bahia, litoral do Sergipe, norte do Maranhão e interior do Piauí. Em Alagoas, Sergipe, leste de Pernambuco e da Paraíba, Rio Grande do Norte e nordeste do Ceará, sol e poucas nuvens.
Edição: Davi Oliveira

Nenhum comentário: