Rildo

quarta-feira, 20 de junho de 2012

"ANTONIO FUNGA" O MESTRE AINDA VIVE

Antonio Funga no Carnaval de Rio de Contas 2010
Ele não Morreu como muitos acham.
Antonio Oliveira Rios nasceu em 02 de dezembro de 1939 na Fazenda Cajazeira Doce em Pé de Serra. Filho de Pedro Souza Rios e Carlita Oliveira Rios, Antonio Funga como é conhecido desde cedo mostrou o seu interesse pelas artes em especial a Música. Perdeu a sua mãe aos 07 anos de idade e foi criado por sua tia Josefina Oliveira Rios que foi considerada a sua segunda mãe até os meados dos anos 90. Estudou até o primário incompleto, mas era destaque na leitura  de livros de literatura de cordel, coisa que era requisitado pelos mais velhos da época. O pai dele Pedro Funga comprou uma sanfona nos anos 50 e despertou o interesse de Toinho pela Música, como era tímido e não tinha coragem de pedir ao pai pra lhe ensinar esperava o mesmo viajar e pegava a sanfona escondido para tentar tocar alguma coisa. Um certo dia o pai dele apareceu e flagrou Toinho tocando a sanfona, segundo ele deu um medo imenso! mas seu Pedro percebeu a vontade do filho e o autorizou a tocar a sanfona. Depois de algum tempo com problemas financeiros  o instrumento precisou ser vendido para a tristeza de Toinho. Porém o mesmo nunca deixou o sonho de aprender a tocar sanfona, pois na época fazia sucesso por esse Brasil a fora o Eterno Luiz Gonzaga, Rei do baião.
Nessa época a Filarmônica Lira 6 de Agosto já entoava os seus sons no povoado o que despertou ainda mais o interesse de aprender a tocar. Saia andando da fazenda para os ensaios da Filarmônica e ficava na janela escutando os músicos. Até que um dia seu Tavinho que era o Maestro o convidou para aprender a tocar um instrumento. Toinho Funga animou o São João de Pé de Serra durante muitos anos, era ele quem fazia a festa em fazendas e em casas no famoso forró roubado. Formou um Trio de Forró denominado Trio União, composto por seu Miquinho, Dedeco e ele na sanfona. 
Sempre amou a música, comprava livros sobre o assunto, pedia discos de vinil pelos correios de artistas de sucesso na época, e sempre teve um gosto refinado para escolher a sua coleção de discos de vinil que existe até os dias de hoje. Na época em os carnavais era animado por bandas de sopro, o finado Zeís fundou um grupo musical chamado Jazzi Voz da Serra, pois já havia uma divergência política entre pessoas no povoado. Então o saudoso Moisés Carneiro Rios (Zéis) comprou instrumentos novos e fez o grupo; junto com os instrumentos, chegou uma bateria de pedal, como ninguém sabia tocar foi ele mesmo que aprendeu sozinho sem professor e era o baterista da Banda.
Em breve mais uma verdades sobreo o verdadeiro maestro de Pé de Serra...
Aguardem

Rildo Rios (filho com orgulho desse cara esquecido por muitos que se dizem músicos em Pé de Serra

Nenhum comentário: