Rildo

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Pé de Serra: 1º Encontro de Filarmônicas do Macroterritório 4

Rildo Rios Regente da Filarmônica Lira 6 de Agosto Pé de Serra




Filarmônica de Ibipeba
Ocorreu no último domingo (5 de agosto) na praça da Matriz da cidade de Pé de Serra o 1º Encontro de Filarmônicas do Macroterritório 4. O evento foi realizado pela A Filarmônica Lira 6 de Agosto através do Edital do Calendário das Artes o contou com a presença das Filarmônicas Lira 6 de Agosto de Pé de Serra, 19 de Setembro de Ibipeba, 2 de Janeiro de Jacobina, Minerva de Morro do Chapéu e XV de Novembro de Miguel Calmon. O Encontro também iria contar com a presença da Filarmônica 8 de Setembro de Riachão do Jacuípe, mas, infelizmente, devido a problemas internos não puderam estar presentes. Esta ausência não descaracterizou a proposta do projeto, nem tampouco tirou o brilho do evento, já que a Filarmônica anfitriã, a Lira 6 de Agosto de Pé de Serra, pertence ao mesmo território da Filarmônica 8 de Setembro de Riachão do Jacuípe.
Filarmônica de Miguel Calmom
Filarmônica de Morro do Chapéu
Estiveram presentes no Encontro de Filarmônicas o Prefeito de Pé de Serra Srº Hildefonso Vitório dos Santos, ex-músicos e presidentes da Lira 6 de Agosto e diversas autoridades locais. Representando a Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, esteve presente a Srª Dernoélia Machado Silva, que elogiou bastante a forma como a Lira 6 de Agosto organizou-se para realização deste evento.
O Maestro Fred Dantas, da Oficina de Frevos e Dobrados, teve uma participação brilhante no encontro ao reger as 5 filarmônicas tocando ao mesmo tempo o Dobrado Verde e Branco, momento este bastante aplaudido pela plateia. Aproveitando a oportunidade, o Maestro lançou o seu livro A Sementinha Musical – livro de iniciação musical editado pela Fundação Eco - Educativa Fred Dantas. Fred Dantas, parabenizando todos pelo 1º Encontro de Filarmônicas do Macroterritório 4 afirmou que “o município de Pé de Serra e a Lira 6 de Agosto saem na vanguarda na região ao realizar um evento como este”. Os músicos das filarmônicas presentes também elogiaram bastante o encontro, retornando às suas cidades com um “gostinho de quero mais”.
O 1º Encontro de Filarmônicas do Macroterritório 4 também marcou a passagem dos 88 anos de fundação da Lira 6 de Agosto e atingiu de forma direta 186 (cento e oitenta e seis) pessoas que correspondem aos componentes (músicos) das filarmônica e, de forma indireta, cerca de 2.800 (duas mil e oitocentas) pessoas, que correspondeu à plateia presente no encontro (população local e visitantes).
Filarmônica de Jacobina
As filarmônicas se destacaram com a grande presença feminina, já que quase todas tinham meninas tocando. Em relação à faixa etária dos músicos, chama a atenção que havia músicos com 10 anos de idade tocando junto com músicos com 70 anos de idade. Entretanto, houve um predomínio de jovens, o que demostra o trabalho constante de formação que ocorre nestas instituições.
O 1º Encontro de Filarmônicas do Macroterritório 4 contou com o Apoio Institucional  da FUNCEB, da Secult/BA, do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura Municipal de Pé de Serra.

Nenhum comentário: