Rildo

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pé de Serra é um Bom Destino


Há cerca de 200 km de Salvador, Pé de Serra é um destino atraente. Quem a conhece sabe que seu encanto está mais atribuído às belezas naturais que se destacam primeiro através das duas serras, com mais de 500 metros de altura. Encantos naturais que são cartões postais da cidadezinha do interior com aproximadamente 14.500 habitantes e 27 anos de emancipação política. Em Pé de Serra, a economia se baseia mais na agricultura, fonte de renda e gerador recursos para os moradores, principalmente a população rural onde se insere a maioria dos habitantes. O maior vínculo empregatício é a prefeitura municipal e o comércio local. A feira livre da cidade acontece aos sábados e os comerciantes se misturam entre os pedeserrenses e outros de cidades vizinhas como Nova Fátima e Riachão do Jacuípe. Na feira é possível encontrar com facilidade produtos da região como, feijão de corda, aipim, queijo, requeijão, verduras e legumes produzidos no município de maneira orgânica, bem como outros que vem de longe como, uva, kiwi, pera, dentre outros.
 Pé de Serra também é conhecida por se destacar em festas populares como a Lavagem e Queima de Judas no período da Páscoa, Festa de Vaqueiros da sede em janeiro e dos povoados durante o ano inteiro. As festas Juninas são bem convidativas e começam já no início do mês com os Arraiás das escolas que são muito bem frequentados, por sinal. No São João a cidade recebe muitos visitantes que preferem curtir o forró pé de serra na Praça Principal bem como nas festas paralelas que rolam no período. Outro evento de destaque são as festas de Padroeiro. No mês de agosto, Pé de  Serra festeja Bom Jesus com as missas de novena e finaliza com a Missa Festiva que acontece no dia 06 de Agosto, data que dá nome à Lira do município. Já em novembro acontece a Festa em Louvor a Cristo Rei. Ambas as festas sempre realizam após as missas, quermesse na frente da igreja matriz com barraquinha de comidas e shows de humor, música e outras manifestações populares.
Em Pé de Serra há uma grande massa da população produtora de arte que desenvolve e promove a cultura através de diversas formas. Em Pé de Serra a arte está presente desde os grupos de música, grupos de samba, grupo de teatro, produtores de artesanato, fanfarras e muito mais.
Quem visita Pé de Serra sabe que a paisagem natural é um verdadeiro atrativo, mas sua gente festeira, alegre, hospitaleira é um grande contribuinte para que o visitante se sinta em casa, com certeza. O povo de Pé de Serra é um povo acolhedor, que sabe como conquistar a amizade dos visitantes e é por isso que quem pisa nesta terra agenda retorno e o faz, porque reconhece a simplicidade presente na simpatia dos pedesserrenses. Venha de onde vier, quem chega aqui e experimenta os sabores de Pé de Serra não consegue jamais esquecer esse "pedacinho no cantinho do Brasil, tão pequenino, mas tão lindo e natural", como diz no Hino composto pela autora pedesserrense Marilda Raimunda.
POr Clécio Santana

Nenhum comentário: