Rildo

sexta-feira, 30 de março de 2012

GOVERNO FEDERAL RECONHECE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE PÉ DE SERRA

O Governo Federal através da Secretaria Nacional de Defesa Civil órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional publicou dia 27 de março  a Portaria 132/2012 reconhecendo a situação de emergência por estiagem (seca), o decreto municipal 12/2012  do Município de Pé de Serra.
O reconhecimento é o primeiro passo para o Governo Federal viabilizar recursos emergenciais para combater os efeitos da Seca. Vale ressaltar que o Governo da Bahia também já reconheceu o mesmo decreto 12/2012.
O município já está fazendo a sua parte pois na medida do possível está abastecendo os necessitados com água para consumo humano e animal, através de 03 caminhões pipas. Já foi solicitado junto a Defesa Civil da Bahia um convênio para mais carros pipas além de recursos para limpeza de aguadas.
É triste saber que mesmo depois de reconhecer a situação do município o Governo da Bahia cruza os braços, não faz nada de prático, e  nós ficamos dependendo das chuvas para resolver a situação.
Enquanto isso Jaques Wagner viajou para a Suíça tratar assuntos da copa do mundo e vários município da Bahia passando por tantas dificuldades.Só nos resta rezar e pedir a Deus a chuva pois esse sim pode ajudar o seu povo.veja aqui a Portaria 132/2012

Por Rildo Rios

quinta-feira, 29 de março de 2012

Operação da PF prende prefeito e secretário de Saúde de município do Rio por desvio de verba pública

29/03/2012 - 10h04

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Cinco pessoas foram presas na manhã de hoje (29), entre elas o prefeito de São Francisco do Itabapoana, no norte fluminense, Carlos Alberto Silva de Azevedo, e o secretário municipal de Saúde, Cristiano Salles, durante a Operação Renascer, deflagrada pela Polícia Federal para desarticular um esquema de desvio de verbas públicas destinadas à saúde no município.

Entre os presos também estão um ex-secretário municipal de Saúde e os donos da Clínica Fênix, que a polícia acredita ter sido usada para operar o esquema fraudulento.
 
De acordo com a PF, as investigações foram realizadas pela Delegacia da Polícia Federal em Campos dos Goytacazes, também no norte do estado, em inquérito policial instaurado para apurar os crimes de quadrilha, peculato (apropriação ou o desvio de valores ou bens por funcionário público) e corrupção passiva e ativa.

Todos os cinco mandados de prisão e os 11 de busca e apreensão – decretados pelo desembargador federal Messod Azulay, da Segunda Turma Especializada do Tribunal Regional Federal – foram cumpridos.
Mais informações sobre a operação serão apresentadas durante entrevista coletiva marcada para o fim da manhã de hoje na Delegacia de Polícia Federal em Campos dos Goytacazes.
Procurada pela reportagem, a prefeitura de São Francisco do Itabapoana informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que não iria se manifestar.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Vou voltar à militância política', diz Lula em vídeo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (28), em vídeo de agradecimento após confirmação do desaparecimento do seu tumor na laringe, a sua volta à política. "Vou voltar à vida política. Vou voltar à política, porque o Brasil precisa continuar crescendo, se desenvolvendo e distribuindo renda", disse no vídeo divulgado pelo instituto que leva o seu nome. Na mensagem, o ex-mandatário brasileiro disse que continuará a cuidar da saúde, mas acrescentou que isso não impedirá suas atividades, principalmente como cabo eleitoral de pré-candidatos petistas a prefeitos de cidades brasileiras. "Vou voltar muito mais maduro, mais calejado e também tomando cuidados com a saúde", afirmou. No vídeo, Lula diz que recebeu hoje "a notícia mais importante que um ser humano poderia receber depois de cinco meses fazendo tratamento". Em seguida, faz uma série de agradecimentos.

MULHER É ASSASSINADA EM PÉ DE SERRA

O corpo foi encontrado ontem a noite no povoado do Caldeirão do Negro

Uma mulher aparentando 24 anos foi encontrada ontem a noite morta com 04 tiros de arma de fogo, dois no rosto e dois no tórax no povoado de Caldeirão do negro em Pé de Serra.
Até o momento não se tem pistas dos autores do crime nem tão pouco as causas do crime. A mulher deixou 04 filhos menores.
A Polícia Militar e a Civil estão tomando todas as providências para realizar os procedimentos padrões e quem sabe iniciar uma investigação para quem sabe descobrir as causas de mais um crime em Pé de Serra.

terça-feira, 27 de março de 2012

Vereadores de Sapeaçu ‘saem na mão’ durante sessão


Dois vereadores de Sapeaçu, no nordeste baiano, se desentenderam na manhã desta terça-feira (27), durante uma sessão na Câmara Municipal, e chegaram às vias de fato. O clima teria esquentado após o edil Durval Lago (PP) fazer duras críticas à atual administração e chamar de “ditador” o atual prefeito George Vieira Gois (PP). Na defesa, o vereador da base aliada, Zelino Nascimento Ribeiro (PP), teria criticado a postura do colega e citado o seu pai. “O senhor diz hoje que o prefeito é ditador. Ontem, ele dizia que seu pai era o maior prefeito do mundo”, disse Ribeiro. Lago não teria gostado da citação feita ao seu pai, que já é falecido, e reagiu. “Me respeite seu satanás. Meu pai já morreu, tu não honras teu pai, eu, honro o meu”. Ele levantou, deu um tapa no colega de partido e ameaçou, em seguida, arremessar o pedestal de microfone. Os brigões foram contidos pelos outros vereadores do Legislativo sapeçuense.
BAHIANOTICIAS

Capela Informa: O Deputado Federal Daniel Almeida Repudia a Ação d...

Capela Informa: O Deputado Federal Daniel Almeida Repudia a Ação d...: Vejam na integra o que Daniel escreveu: "É lamentável o que está acontecendo no município de  Capela do Alto Alegre , no semiárido...

Prefeito de Capela do Alto Alegre critica presidente da Câmara por não colocar projeto em votação

O chefe do executivo disse que irá entrar com mandado de segurança para que a Justiça determine o cumprimento da lei

Ainda não foi dessa vez que a Câmara votou o projeto que visa permitir que a Prefeitura firme convênios com o Governo Federal para combater as dificuldades que atingem diretamente toda população capelense, assim divulgou em seu facebook, o prefeito Claudinei Xavier Novato, logo após o resultado da sessão que aconteceu na noite de segunda-feira,27.
Leia na íntegra a indignação e desabafo do prefeito:
A Prefeitura de Capela tenta, inutilmente, desde dezembro de 2011, faz com que a Câmara de Vereadores aprove a autorização para que possa celebrar convênios. Neste momento de grave seca no município e na região, precisamos mais que nunca dos recursos federais que Capela tem direito, para que possamos ajudar e apoiar os homens e mulheres do campo neste momento difícil. A Prefeitura decretou… Estado de Emergência desde agosto de 2011. Mas infelizmente o Presidente da Câmara não está sendo sensível a isso. Já fazem quase 4 (quatro) meses que o projeto que autoriza o município a fazer convênios visando o combate a seca foi encaminhado a Câmara em regime de URGÊNCIA URGENTÍSSIMA, mas o Presidente do Legislativo Municipal, descumprindo o regimento interno não coloca o projeto em votação impedindo assim os vereadores de votarem. O pior disso tudo, é que o nosso povo sofre com sede e com fome na zona rural. Absurdo! Hoje a noite, outra sessão da Câmara se passou, e mesmo com a luta dos nossos vereadores, que bravamente insistiram em votar o projeto, mais uma vez, Arismário resistiu e não colocou o projeto em votação, prejudicando milhares de Capelenses.Chega!!!!!! Paciência tem limite!! Amanhã mesmo ingressarei com um Mandado de Segurança, solicitando à Justiça que determine que o Presidente da Câmara dos Vereadores cumpra a Lei Orgânica e o regimento interno e coloque o projeto de combate a seca em votação na próxima sessão, a benefício do povo de Capela. Abraços. Dr. Nei
Informações do Calilanotícias

sábado, 24 de março de 2012

Território - Um alerta: A Barragem de São José do Jacuípe está secando






















A capacidade da represa é de 355 milhões de metros cúbicos de água, mas no 
momento a barragem opera com apenas 19% de toda a sua capacidade.
A Barragem de São José do Jacuípe, uma obra realizada no governo de João 
Durval Carneiro, foi inaugurada no dia 28 de Julho de 1985, ato esse que contou 
com a presença do então governador, hoje Senador da república João Durval; Dr.
 Antônio José Imbassay da Silva, Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos 
e do Diretor Presidente da CERB, Dr. EujácioSimões Viana Filho. A construção 
da Barragem de São José do Jacuípe se tornou um marco e a sua inauguração um
 dos maiores eventos políticos da história dos municípios de São José e Várzea da
 Roça, onde está localizada a barragem, a terceira maior da Bahia.

De acordo com informações colhidas, a barragem tem uma altura de 41,0m por 
1.560m de comprimento. A sua construção foi para atender à irrigação, abastecimento
 humano, piscicultura, pecuária e perenização do rio Jacuípe que é de uma extensão 
de 180km, até a sua confluência com o Paraguacú.
Um dos maiores consumidores de água é o Projeto de Irrigação do Jacuípe que até
 o final de 2010 registrava 110 lotes de 03 hectares cada no município de Várzea da
 Roça. O citado projeto teve início em 1998, mas só atingiu até o ano de 2010 35% 
do que estava previsto que era de 1.002 hectares.
Ainda no campo do consumo aparece como um dos maiores beneficiados a população 
que habita nos mais de 20 municípios dos Territórios da Bacia do Jacuípe e do Sisal e 
recebendo água em casa através de tubulação.
Com a barragem secando, a salvação da lavoura está no projeto de interligação da 
barragem de Pedras ao sistema da adutora do Sisal. A obra já em execução é de
 iniciativa da Embasa e do Governo do Estado, com investimentos na ordem de 
R$ 59,3 milhões de reais.
Enquanto o projeto de interligação entre as barragens não entra em funcionamento, 
só resta uma alternativa para a população de toda a adutora do sisal, economizar água,
 com essa atitude, a barragem de São José do Jacuípe suportará a conclusão do projeto
 em andamento e com isso os municípios beneficiados pelo seu abastecimento não serão
 privados do mais precioso líquido do planeta.
Baciadojacuipe/Texto: Arnaldo Silva/Foto: Iramir Márcio, o popular Mica.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Obra de interligação das Barragens de São José do Jacuípe/Pedras Altas



A obra de interligação da Barragem de Pedras Altas e Adutora do Sisal, já em execução terá um investimento de R$ 59,3 milhões, reforçando o sistema de abastecimento de Pedras Altas, garantindo água de qualidade para a população de 114 localidades de 20 municípios e 12 sedes municipais do semi-árido, na região do sisal e Bacia do Jacuípe. Essas comunidades serão beneficiadas com a construção da interligação da Barragem de Pedras Altas, construída em 2002, ao Sistema Integrado de Abastecimento de Àgua do Sisal, garantindo a distribuição de água de qualidade para cerca de 172 mil pessoas, que hoje são abastecidas com a água salinizada da barragem de São José do Jacuípe.

A obra que está sendo construída pela Embasa prevê a instalação de uma adutora de água bruta com 1,7 km de extensão, ligando a captação de água da barragem de Pedras Altas, no município de Capim Grosso, a adutora da barragem de São José do Jacuípe. A implantação do Sistema Integrado de Abastecimento do Sisal prevê ainda, a construção de uma Estação de Tratamento de Água - ETA, com capacidade para tratar 490 litros por segundo, três estações elevatórias, 37 km de adutora de água tratada, dois reservatórios com capacidade para armazenar 1,4 milhões de litros, além da construção de 45 km de linha de transmissão de energia elétrica e uma subestação.

Após a realização desta etapa, está prevista, numa segunda etapa, a integração das sedes municipais de Mairi, Quixabeira, Várzea do Poço e Várzea da Roça ao sistema.
Serão construídos 45 mil metros de linha de transmissão, mais de 29 mil metros de adutora, três estações elevatórias, uma estação de tratamento e cinco reservatórios, beneficiando 172.204 pessoas.

Depois da obra pronta passarão a contar com água de qualidade, tendo em vista que hoje recebem água salobra, proveniente da barragem de São José do Jacuípe as sedes municipais de Várzea da Roça, Capela do Alto Alegre, Pintadas, São José do Jacuípe, Gavião, São Domingos, Valente, Nova Fátima, Pé de Serra, Ichu, Candeal, Capim Grosso, Mairi, Quixabeira, Várzea do Poço e Riachão do Jacuípe.

Os municípios de Retirolândia, Conceição do Coité, Santa Bárbara, Santaluz e Queimadas, apesar de não terem suas sedes atendidas pelo sistema da adutora do sisal, muitas comunidades rurais são abastecidas por este sistema, a exemplo de Pereira, maior distrito do município de Santaluz e o Povoado de Almas e Ipoerinha em Conceição do Coité.Agmarrios

Por Valdemi de Assis e Raimundo Mascarenhas do Calila Notícias.com/Foto: Arnaldo Silva.

CÂMARA DE VEREADORES APROVA CONTAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PÉ DE SERRA, EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2010 DO PREFEITO HILDEFONSO


Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Pé de Serra/BA, a  Mesa Diretiva, composta pelos Vereadores: Edgar Miranda, Agenário Carneiro, Aloísio Rios (Galego) e Esmeraldo Santos, emitiram parecer favorável (P. Resolução nº02/2012) pelo reconhecimento do mérito das contas da  Prefeitura Municipal de Pé de Serra, exercício 2010,  tendo como Gestor o  Sr. Prefeito Hildefonso Vitório. Na história de Pé de Serra, constamos que as únicas prestações de contas que não foram aprovadas pelo TCM/BA  e pela Câmara Municipal foram  as do  ex- Prefeito do DEM José Carneiro Rios( Zé de Durval) nos anos de 2006-2007 e 2008, causando prejuízos incalculáveis aos cofres públicos. 

Por Rildo Rios com informações Jorgeana Carneiro

quinta-feira, 22 de março de 2012

GOVERNADOR ASSINA DECRETO INSTITUINDO COMITÊ EMERGENCIAL DE COMBATE À SECA

O governador Jaques Wagner assinou, nesta quarta-feira (21), Decreto instituindo o Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca. O Decreto 13.796 será publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (22). Os trabalhos não serão remunerados, sendo seu exercício considerado serviço público relevante.

Com a finalidade de coordenar, no Estado, as atividades a serem desenvolvidas no enfretamento aos efeitos da seca e de amparo às populações atingidas, o Comitê vai indicar obras e serviços voltados à redução dos danos causados; acompanhar, fiscalizar e avaliar a prestação da assistência às populações; e articular-se com os órgãos municipais e federais envolvidos nas ações de combate à seca.

O Comitê é composto por representantes da Casa Civil, que o coordenará, das Secretarias de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, de Desenvolvimento Urbano, do Meio Ambiente, de Desenvolvimento e Integração Regional e de Relações Institucionais.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Pé de Serra: Pé do Morro é campeão da Copa Seletiva com a presença de Bobô


image
Ex-craque Bobô esteve presente na decisão da Copa Seletiva

Nesta terça-feira (20), dia de emancipação política de Pé de Serra, em meio a tantas comemorações aconteceu também a decisão da IV Copa Seletiva de Futebol.
Promovida pela Diretoria de Esportes, através do secretário Ubiratan Souza, e com o apoio da prefeitura municipal, a competição teve início em dezembro passado com a participação de dez clubes da sede e do interior do município. Na decisão desta terça-feira, além do prefeito e Hildefonso Vitório e autoridades lociais, o ex-jogfador Bobô também esteve presente.
 O Vasco da sede, depois de uma primeira fase oscilando bons  e maus momentos, acabou se superando na reta final e eliminou fortes concorrentes pelo título, mas esbarrou na equipe do Pé do Morro, que foi mais eficiente e com troca de passes no setor ofensivo envolveu a defesa vascaína, principalmente depois dos 30 minutos da etapa final.
 Diêgo abriu o placar num passe perfeito de Márcio Bar, aos 31minutos; aos 34 foi a vez de Charles ampliar o marcador, acertando um belo chute da entrada da grande área; ainda teve tempo do terceiro gol, este em combrança de pénalti sofrido por Wiliam, derrubado pelo zagueiro Augusto, que foi expulso.
 A equipe do Pé do Morro, talvez desconhecida, foi ganhando seus jogos e também confiança dentro do certame. E como prova dessa confiança é que o time cresceu de produção nos confrontos eliminatórios e aplicou duas goleadas por 3x0 na semifinal e voltou a vencer na tarde desta terça-feira.
 Com o triunfo de 3 a 0, o time do interior do municipío, além de levantar o caneco de campeão, ainda embolsou R$ 2.500,00. O Vasco, segundo colocado, recebeu o troféu de vice-campeão e R$ 1.500,00.
 Decisivo
 O atleta Márcio Bar, que entrou aos 28 minutos da segunda etapa, mudou o panorama da partida com dois passes da mais alta categoria. Diêgo, que é do Distrito de Barreiros (Riachão), disse à reportagem do Interior da Bahia sobre a felicidade de marcar gol decisivo para o título.
 “Fico muito feliz, juntamente com todos meus companheiros, não tenho como agradecer a Deus por ter me proporcionado este momento maravilhoso, que com certeza abrirá novas oportunidades, até mesmo quem sabe voltar a disputar um campeonato intermunicipal”, planejou.
 O principal artilheiro foi Pim, do Vasco, com 09 gols. O goleiro menos vazado foi Márcio Greick, da Portuguesa.
 O time do Pé do Morro foi campeão com Ruy,Rodrigo (Íris), Bal,Valmir e Leandro; Cavalão, Edilson (Márcio Bar), Mozinho e Wiliam; Diêgo e Mizael (Charles).

Já o Vasco foi vice-campeão com a seguinte escalação: Badoa, Domingos (Marcelo), Augusto, Itamar e Charles; Pio, Jarbinha, Catonho e Joãozinho; Batoré e Pim.
 O árbitro foi Joelson Souza Matos, de Nova Fátima, e os auxiliares, Marivaldo da Siva Santos e Valdir dos Santos Silva, ambos de Pé de Serra.
 Birineco destaca presença de Bobô
O vice-prefeito de Pé  de Serra, Birineco, também falou com nossa reportagem da sua felicidade que está  vivenciando o município. “É muito gratificante estarmos reunidos neste dia tão importante para todos pedesserenses. Quero também poder compartilhar com todas as pessoas que estão contribuindo para o progresso da nossa cidade”, frisou.
Birineco também comemorou a presença do Superintndente da SUDESB, Raimundo Nonato, que se comprometeu em levar uma quadra pliesportiva para o povoado de Santo Agostinho, além da consrtução de um lance de arquibancada para maior comodidade dos desportistas de toda região.

Por Noroel Fernandez/interior da bahia

domingo, 18 de março de 2012

Educação no campo terá programa para melhorar qualidade do ensino

Imagem Google
Amanda Cieglinski e Luana Lourenço
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff deve anunciar na próxima terça-feira (20) o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) para impulsionar a qualidade da educação rural. O programa prevê construção e reforma de escolas, qualificação de professores e a criação de grades curriculares e disciplinas específicas, adaptadas à realidade dos estudantes que vivem na zona rural.
As escolas localizadas em áreas rurais respondem por 12% das matrículas de educação básica no país. Os indicadores educacionais do campo são bastante inferiores aos verificados nas áreas urbanas. Enquanto a taxa de analfabetismo no país - na população com mais de 15 anos - é 9,6%, na zona rural o índice sobe para 23,2%. Apenas 15% dos jovens de 15 a 17 anos do campo estão no ensino médio e só 6% das crianças até 3 anos têm acesso à creche.
Entre as ações previstas está a produção de material didático específico para as escolas rurais, que abordem os temas da realidade do campo. Até este ano, os estudantes recebiam os mesmos livros que eram enviados ao restante do país.
O programa também prevê a construção de novas escolas, cursos de formação continuada para professores e melhoria na infraestrutura das unidades – cerca de 11 mil escolas do campo ainda não contam com luz elétrica, número que representa 15% do total. Segundo relatório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a maioria também não tem laboratório, biblioteca ou espaços de lazer.
O Pronacampo foi encomendado por Dilma ao Ministério da Educação em 2011. O processo de negociação também envolveu reuniões entre entidades e movimentos sociais ligados ao campo e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Edição: Aécio Amado

Construção da Creche em Pé de Serra


A construção da Creche do Programa Proinfância em Pé de Serra está a cada dia mais avançado e em breve será inaugurada e entregue a população. A obra, estimada em R$ 1.280.00,00 foi conquistada no governo atual através da Secretaria de Educação com apoio técnico da Prefeitura Municipal de Pé de Serra.
Rildo Rios

PÉ DE SERRA: Deputado Luiz Alberto visita município

Solicitação do Projeto São João
O deputado Luiz Alberto (PT-BA) esteve neste domingo visitando Pé de Serra e acompanhou o andamento das obras da Barragem Alto da Pedra Branca e a construção da  Creche do Programa Próinfancia.

O deputado foi recepcionado pelo prefeito, vereadores, secretários e amigos e todos tomaram um café da manhã acompanhado de discussões sobre o município de Pé de Serra. O prefeito Hildefonso cobrou do deputado um acompanhamento na demanda de várias reivindicações da população dando prioridade a execução do projeto de água encanada para o povoado de Aroeira. 
Visita à Barragem Alto da Pedra Branca
Foi discutido também o apoio no patrocínio na realização dos festejos juninos através da Petrobrás e Bahiatursa. Esperamos que o deputado possa ajudar o município, e que o prefeito Hildefonso cobre dele e do governador as necessidades de Pé de Serra

Por Rildo Rios

sexta-feira, 16 de março de 2012

Caixa eletrônico do BB de Serra Preta é arrombado


Na fuga, os bandidos ainda tiveram tempo de cortar linhas telefônicas para dificultar o contato com reforço policial
Um caixa eletrônico do Banco do Brasil foi arrombado por 7 homens fortemente armados durante a madrugada desta sexta-feira (16), na cidade de Serra Preta, a 170 km de Salvador. De acordo com informações da TV Bahia, após retirarem o dinheiro do caixa, os bandidos fizeram quatro reféns.
Jarbas Menezes, funcionário da prefeitura municipal, Edmilson Barbosa, advogado e vereador da cidade, e dois jovens, identificados como Thiago e Roque, foram levados em dois carros pelos bandidos e já teriam sido liberados.
Para dificultar o contato de possíveis testemunhas com a polícia, os assaltantes cortaram as linhas telefônicas da cidade antes da ação. O banco ainda não informou o valor roubado e a polícia continua realizando buscas pelo bando na região.Calilanoticias

quinta-feira, 15 de março de 2012

Foto de coiteense é premiada em concurso nacional


 
A foto do fotógrafo de Conceição do Coité, Robson de Almeida, ficou entre as dez melhores produções em um dos maiores concursos de fotografia do país. Com o tema “Cenas Brasileiras”, o 9º Concurso Leica-Fotografe, em parceria com uma revista de circulação nacional da área, contou com cinco mil trabalhos inscritos. A imagem premiada é um registro de uma casa antiga do município do nordeste baiano, pertencente ao seu avô. O prédio, construído há mais de 60 anos, foi palco das grandes festas realizadas na região da comunidade coiteense de Patos. “Não esperava ficar entre os dez, pois foram mais de cinco mil escritos. Fiquei surpreso quando recebi  a moção honrosa”, disse em entrevista ao Calila Notícias.

Quixabeira: MPF investiga prefeito por suposto superfaturamento e irregularidades em contratos

Quixabeira: MPF investiga prefeito por suposto superfaturamento e irregularidades em contratos

Por José Marques/Bahianoticias

O Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA) instaurou dois procedimentos administrativos para investigar o prefeito de Quixabeira, município do centro-norte baiano, Eliezer Costa de Oliveira (PT), por suspeita de irregularidades em contratos e superfaturamento. Os documentos, assinados pela procuradora da República em Campo Formoso, Gabriela Barbosa Peixoto, têm o objetivo de apurar "irregularidades na contratação da empresa Clésio Lopes de Araújo ME (...) e suposto superfaturamento dos serviços prestados, envolvendo recursos da educação, bem como irregularidades na contratação da empresa JJS Locadora de Veículos Ltda, temdo por objeto prestar serviços na área de saúde e infraestrutura" e "supostas irregularidades na celebração do Termo de Parceria com a Organização Não-Governamental Instituto Ressocializar (Isso), tendo por objetivo a contratação de pessoal para prestação dos serviços de saúde e de educação". Os inquéritos foram iniciados após representação assinada pelos vereadores peemedebistas Aécio Santos Almeida e Edelvan Matos, e pelos presidentes do PMDB e PSC municipais, Antonio dos Santos Souza e Alcivan Pereira de Souza. 
 

Dois procedimentos administrativos foram abertos para investigar Eliezer
 
No documento enviado à procuradoria, os oposicionistas pedem que seja investigada a contratação da ONG Instituto Socializar (Isso), por dispensa de licitação, em 15 de setembro de 2010. O convênio com a entidade com previa a execução dos programas "Saúde Bem Estar", por um R$ 1,1 milhão, por meio da Secretaria de Educação do Município; "Educar", por R$ 381 mil, em apoio à pasta de Educação; e "Social em Ação", a R$ 113 mil, para ações da Assistência Social. Segundo a denúncia, além de ter "frustrado o procedimento licitatório devido ao fato mais que estarrecedor, que são os valores pagos (...), é do conhecimento notório de todos os cidadãos quixabeirenses que no município, na época dos pagamentos e período compreendido, não houve médico atendendo em nossos postos de saúde, pois os PSFs [postos do Programa de Saúde da Família] estão todos sem médicos e quando tem os mesmos atendem uma vez por semana". 
 

Denúncia foi feita pela oposição
 
A segunda denúncia pede também a investigação de Clésio Lopes de Araújo, que teria trabalhado como tesoureiro de campanha do prefeito Eliezer, em 2008. De acordo com a representação, após as eleições, ele teria aberto uma empresa chamada "Clésio Lopes de Araújo ME (Vialops)" que foi vencedora de uma licitação cujo "valor não teve divulgação e publicação" com contrato superior a R$ 600 mil por ano, "descumprindo o que determina o artigo 31, inciso I da Lei 8.666/93, que rege o prazo de um ano para uma empresa participar de certame licitatório e firmar contrato com empresas públicas". Em 2010, a mesma empresa teria vencido outra licitação no valor de R$ 864 mil por ano. Em anexo, os acusadores dizem que, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o número de alunos da prefeitura tem diminuído e, mesmo assim, os custos de contrato com transporte escolar quase duplicaram. Eles também argumentam que Clésio teria multiplicado o seu patrimônio após a eleição de Eliésio. Por fim, dizem que o gestor teria feito dois contratos com a empresa "JJS Locadora de Veículos", nos valores de R$ 190 mil e R$ 334 mil, mas, segundo eles, "de forma alguma" trabalhou no município. O Bahia Notícias tentou entrar em contato com a prefeitura de Quixabeira, na noite desta terça-feira (13), mas não obteve resposta.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Abastecimento de água será interrompido em alguns municípios da Bacia do Jacuipe e Sisal Serviço será normalizado na quinta-feira.

Para serviços de manutenção preventiva, o abastecimento de água será interrompido nos municípios de Riachão do Jacuípe, Nova Fátima, Ichu, Candeal, Valente, São Domingos, Gavião e Pé de Serra nessa terça-feira (13 de março), a partir das 17h30. O abastecimento será normalizado gradativamente, a partir da noite da quinta-feira (15 de março).calila

domingo, 11 de março de 2012

Bahia terá parque eólico financiado pelo BNDES

Bahia terá parque eólico financiado pelo BNDES
Foi aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o financiamento de quase R$ 390 milhões para a construção de cinco parques eólicos na região Nordeste, um deles na Bahia. Os outros quatro serão construídos no Rio Grande do Norte. A Neoenergia e a Iberdrola Renováveis do Brasil vão controlar os complexos. Os projetos, que foram vencedores do leilão de fontes alternativas de 2010, integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em 2011, mais de R$ 5 bilhões foram investidos em energia eólica no país, sendo R$ 3,4 bilhões financiados pelo BNDES. Com informações do Portal Band.com.

Dois baianos acertam as seis dezenas e dividem bolada da Mega-Sena

Dois baianos acertam as seis dezenas e dividem bolada da Mega-Sena
Dois apostadores de Salvador acertaram as seis dezenas sorteadas no concurso 1370 da Mega-Senana noite deste sábado (10). Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), os sortudos têm direito a um prêmio de R$ 7.499.281,75 cada. Os números sorteados foram: 02 - 04 - 05 - 27 - 49 - 59. De acordo com a CEF, 115 apostas acertaram a Quina com o prêmio de R$ 18.434,86. Na Quadra, 9,979 mil apostadores devem receber R$ 303,49. O prêmio estimado para o próximo sorteio, da quarta-feira (14), é de R$ 2 milhões. Com informações do G1.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Municípios já podem solicitar acesso a sistema e cadastrar gestantes para auxílio-deslocamento

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Municípios em todo o país podem solicitar, a partir de hoje (9), acesso ao sistema que permite cadastrar e monitorar gestantes que vão receber o auxílio-deslocamento. O benefício, de até R$ 50, serve para pagar o deslocamento tanto para a realização de consultas pré-natal quanto para o parto.
Até o momento, segundo o Ministério da Saúde, 23 estados e 1.685 municípios iniciaram o processo de adesão. A expectativa é que cerca de 1 milhão de mulheres passem a receber o auxílio-deslocamento ainda este ano – 40% do total de gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A orientação é que, na primeira consulta pré-natal, a gestante assine o requerimento que autoriza o pagamento do benefício. O auxílio será pago em duas parcelas de R$ 25. Para receber o valor integral, a mulher deverá fazer o requerimento até a 16ª semana de gestação. Quem solicitar o benefício depois desse período só terá direito a uma parcela.
Até 2013, a meta do governo é que todas as grávidas atendidas na rede pública – 2,4 milhões, no total – passem a receber o benefício. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações previstas no programa Rede Cegonha, lançado no ano passado com o objetivo de ampliar e qualificar a assistência prestada a gestantes no SUS.
Edição: Graça Adjuto

quinta-feira, 8 de março de 2012

Nove estados ainda não pagam valor do piso nacional dos professores para 2012 08/03/2012 - 5h53

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Ministério da Educação (MEC) anunciou na última semana o valor do piso nacional do magistério para 2012: R$ 1.451. Mas apenas em 18 unidades da Federação os professores da rede estadual receberão na folha de pagamento de março valor igual ou superior ao definido pela lei (veja quadro abaixo). Levantamento feito pela Agência Brasil, com informações repassadas pelas secretarias estaduais de Educação, mostra que 12 estados já praticavam valores superiores ao estipulado para este ano e seis reajustaram a remuneração do seu quadro logo depois que o MEC anunciou o aumento.
A Lei do Piso foi sancionada em 2008 e determina um valor mínimo que deve ser pago aos professores da rede pública com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais. Pelas regras, o piso deve ser reajustado anualmente a partir de janeiro, tendo como critério o crescimento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Entre 2011 e 2012, o índice foi 22% e o valor passou de R$ 1.187 para R$ 1.451.
Governos estaduais e prefeituras alegam dificuldade para pagar o novo piso e 11 ainda não garantem a remuneração mínima. No Ceará, o estado pagava o valor do piso até 2011 mas, com o reajuste, aguarda a aprovação de um projeto de lei pela Assembleia Legislativa para aumentar a remuneração dos profissionais. Em Alagoas, o piso também era cumprido até o ano passado e segundo nota divulgada pela Secretaria de Educação, “o desejo do governo é continuar pagando”, mas antes será feito “um estudo do impacto financeiro da implantação”. A mesma situação se repete em Santa Catarina.
O Piauí também pagava o piso até 2011 e, segundo a secretaria, deverá começar a cumprir o novo valor a partir de maio. O governo do Amapá informou que está em negociação com o sindicato da categoria para definir como se dará o reajuste para atingir o piso.
O Rio Grande do Sul, a Bahia e o Tocantins não têm previsão de quando irão cumprir os R$ 1.451 determinados para 2012.
A Secretaria de Educação do Paraná informou que ainda está fazendo um levantamento sobre o salário dos profissionais de nível médio no estado. Segundo a secretaria, a maioria dos 83 mil professores do quadro têm nível superior. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP), os professores com nível médio e jornada de 40 horas – parâmetro estipulado pela Lei do Piso – têm vencimento inicial de R$ 1.233, portanto, abaixo do valor definido para 2012.
“O fato de nove estados ainda não pagarem o piso mostra que os gestores públicos ainda não entenderam a importância dessa lei para termos uma educação de qualidade no país. É a prova de que as leis no Brasil costumam ser esquecidas. Quatro anos depois da lei aprovada, o gestor dizer que agora vai fazer um estudo orçamentário para ver como pagar é um desrespeito aos trabalhadores e ao Estado brasileiro”, criticou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão. A entidade planeja uma paralisação da categoria na próxima semana para cobrar o cumprimento da lei. 
A situação mais crítica é a dos professores da rede estadual gaúcha que recebem piso de R$ 791 – o menor do país. De acordo com o governo do estado, o problema ocorre porque o vencimento básico dos professores ficou “achatado” ao longo dos anos. Para “inflar” o salário, a remuneração total é composta por extras, como gratificações a abonos. Mas a Lei do Piso determina que o valor mínimo se refere ao vencimento inicial e não pode incluir na conta esses adicionais. A Justiça do estado determinou que o governo pague conforme determina a regra.
A Lei do Piso prevê complementação da União caso o município ou estado comprove que não tem capacidade financeira para pagar o piso a seus professores. Para isso, precisa atender a critérios como, por exemplo, ter um plano de carreira para os docentes da rede e investir 25% da arrecadação de tributos em educação, como determina a Constituição. De acordo com o MEC, nenhum estado entrou com pedido de complementação após o reajuste do piso.
Confira o valor do piso pago em cada unidade da Federação
Norte
Acre - R$ 1.451*
Amapá – R$ 1.085
Amazonas – R$ 1.905
Pará – R$ 1.451*
Rondônia – R$ 2.011
Roraima – R$ 2.142
Tocantins – R$ 1.329
Nordeste
Alagoas – R$ 1.187
Bahia – R$ 1.187
Ceará – R$ 1.270
Maranhão – R$ 1.451*
Paraíba – R$ 1.737
Pernambuco – R$ 1.451*
Piauí – R$ 1.187
Rio Grande do Norte – R$ 1.451*
Sergipe – R$ 1.451*
Centro-Oeste
Distrito Federal – R$ 2.314
Goiás – R$ 1.460
Mato Grosso – R$ 1.760
Mato Grosso do Sul – R$ 1.489
Sudeste
Espírito Santo – R$ 1.540
Minas Gerais – R$ 2.200
Rio de Janeiro – R$ 1.732
São Paulo – R$ 1.894
Sul
Paraná – R$ 1.233**
Santa Catarina – R$ 1.281
Rio Grande do Sul – R$ 791
Fonte: secretarias estaduais de Educação
*Reajuste aprovado será pago na próxima folha
**Valor informado pelo sindicato da categoria no estado
Edição: Graça Adjuto//Matéria alterada às 15h15 para esclarecimento de informação

quarta-feira, 7 de março de 2012

Virou graça: Banco do Brasil de Santanópolis é assaltado


Virou graça: Banco do Brasil de Santanópolis é assaltado
Bandidos invadiram a agência por volta das 14h; tinham poucos clientes na hora
A agência do Banco do Brasil de Santanópolis, no nordeste baiano, foi assaltada na tarde desta terça-feira (6) por dois homens e uma mulher. De acordo com informações da polícia, os bandidos armados chegaram por volta das 14h e renderam os seguranças e funcionários. Eles obrigaram os reféns a pegar dinheiro do cofre e dos caixas. O trio fugiu em direção a Feira de Santana, em um carro e uma motocicleta. Além da quantia roubada, que não foi divulgada, os coletes e armas dos vigilantes também foram levados. Houve perseguição durante a fuga, mas os criminosos abandonaram os veículos e conseguiram despistar a polícia. Imagens da câmera de segurança do banco já foram analisadas e, segundo a polícia, os assaltantes não usaram máscaras para esconder o rosto. A mesma agência já tinha sido assaltada no último dia 11 janeiro.Bahianoticias

Mais um: Bandidos arrombam caixa eletrônico em Nova Fátima

Mais um: Bandidos arrombam caixa eletrônico em Nova Fátima
Foto: Interior da Bahia
Sete homens invadiram na madrugada desta quarta-feira (7) a agência do Banco do Brasil de Nova Fátima, no nordeste baiano, e arrombaram o caixa eletrônico da instituição. De acordo com o site Interior da Bahia, os criminosos chegaram por volta das 2h, dominaram os guardas municipais que realizavam rondas na região e usaram maçaricos para abrir o equipamento. Não há informações da quantia roubada e ninguém foi preso. Ainda segundo o portal, na madrugada do último domingo (4), ladrões tentaram roubar o caixa eletrônico do Banco do Brasil de Pé de Serra, município vizinho a Nova Fátima. Na ação, os bandidos não conseguiram violar o terminal.BahiaNoticias