Rildo

domingo, 7 de abril de 2013

PÁSCOA EM PÉ DE SERRA: CULTURA E ALEGRIA FAZEM A MELHOR FESTA DA REGIAÕ

A Páscoa e a queima de Judas em Pé de Serra acontece a mais de 80 anos

Na Quinta - Feira Santa o município de Pé de Serra começa a receber pessoas e turistas de vários cantos da Bahia e do Brasil para prestigiar os festejos da Páscoa. A festa quase centenária envolve cerca de 20 mil pessoas durante toda a semana que acontece os festejos; a começar pela subida nos pontos turísticos da cidade compostos do Monte Belo, Serra do Bugio e Serra do Leão. A subida nas serra tem um contexto turístico, pois a vista lá de cima é maravilhosa onde as pessoas visualizam toda a cidade, além de muita gente subir para professar sua fé no cruzeiro que fica em cima da Serra do Leão. O projeto Serra Limpa do Clube dos Contempladores da Natureza Pedesserense coordena o Projeto Serra Limpa para conscientizar as pessoas sobre a preservação ambiental e sustentabilidade. A tarde é feita a Encenação da Paixão de Cristo sob a coordenação do Grupo Cultural Mãe D´ouro de Pé de Serra.
No sábado acontece a maior lavagem do sábado de aleluia da Bahia; mais de 10 mil pessoas acompanham o cortejo com o boneco de Judas carregado na cabeça de pessoas e acompanhada da grande Filarmônica Lira 6 de Agosto, que sempre animou essa grande festa. A lavagem é repleta de pessoas vestidas de caretas, personagens e com uniformes de blocos que ajudam a fortalecer a festa, transformando o evento e uma grande manifestação popular de arte e cultura.
A noite antes da queima do judas acontece a leitura do testamento de judas, que é uma brincadeira feita em literatura de cordel, onde o judas supostamente deixa os seus bens para a população num contexto de arte e humor. Logo em seguida vem o show pirotécnico e a queima de judas que sempre foi confeccionado pelo saudoso Antonio Fogueteiro e que até hoje a família mantém a tradição.
Para encerrar a noite acontece a festa dançante no palco com artistas renomados da música e da cultura Baiana, a exemplo de: Luiz Caldas, Margarete Menezes, Ninha ex Timbalada, Jau Peri dentre outros artistas locais. 
A Páscoa em Pé de Serra a cada ano vem se tornando mais importante para a cidade, a começar pelo grande fluxo turístico, movimento da economia e fortalecimento das manifestações culturais, que envolve música, literatura, artes plásticas e outras de todas as formas artísticas.
Esse ano a Rádio Câmara dos Deputados realizou uma pesquisa sobre a queima de Judas e reconheceu que a Páscoa em Pé de Serra é uma das mais importantes do Brasil veja aqui a entrevista com Rildo Rios sobre a festa: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/FEIJOADA-COMPLETA/438779-BRASIL-DE-PONTA-A-PONTA-A-TRADICIONAL-FESTA-DA-QUEIMA-DE-JUDAS-DA-CIDADE-BAIANA-DE-PE-DE-SERRA---BLOCO-4.html

Rildo Rios



























Nenhum comentário: