Rildo

domingo, 19 de maio de 2013

Pé de Serra poderá ter Comunidade Quilombola.

A Comunidade de Lagoa do Pé do Morro tem características de remanescente de Quilombo.

Aconteceu no último dia 17 de maio de 2013 na Lagoa do Pé do morro em Pé de Serra uma reunião com os moradores da localidade para dar início ao reconhecimento que é feito pela Fundação Cultural Palmares Criada em 1988, uma instituição pública vinculada ao Ministério da Cultura.
O reconhecimento está dentro do programa de  Ação Afirmativa que é o conjunto de políticas públicas adotadas com o objetivo de promover a ascensão de grupos socialmente minoritários, sejam eles étnico-culturais, sexuais ou portadores de necessidades especiais. Em síntese, a ação afirmativa tem como objetivo combater as desigualdades sociais resultantes de processos de discriminação negativa, dirigida a setores vulneráveis e desprivilegiados da sociedade.
Moradoras da Comunidade.
A reunião contou com as presenças da população local e em especial os associados da Associação Comunitária do Pé do Morro, além do vereador Edson sacramento conhecido comoToco da Ciência. O processo de reconhecimento está sendo coordenado por Rildo Rios chefe de Gabinete da Prefeitura e Adjaemlo Rios que é professor municipal formado em Geografia pela UEFS.
 Após a reunião que foi lavrada em ata, serão recolhidos documentos antigos e depoimentos de toda a comunidade para seres enviados para a Fundação Palmares que é a responsável pelo reconhecimento.
Por Rildo Rios

Nenhum comentário: