Rildo

domingo, 15 de setembro de 2013

Grupo Cultural Mãe D’Ouro realiza I Concerto de Poesia

Com uma definição de poesia e poema, de Otávio Paz. Foi assim que o Grupo Cultural Mãe D’Ouro deu início ao I Concerto de Poesia em Pé de Serra na última sexta feira, 13 de setembro com recitações de poesias pelos integrantes do grupo e convidados, como o poeta Ricardo Thadeu de Riachão do Jacuípe.
Joceane Lopes
Rafael Rios

Simão Pedro
Há dois meses os componentes do GCMD iniciaram as oficinas preparatórias para a realização do evento idealizado pela professora de língua portuguesa e literatura Joceane Lopes, uma das fundadoras do grupo. A proposta de Joceane era inserir no seio artístico pedesserrense a cultura do consumo de poesia e da valorização dos poetas da terra. Assim, ela dirigiu as oficinas cuidando para que os recitadores pudessem absorver com precisão o sentido dos versos poéticos e as emoções que os autores transmitem nas suas belas obras através da palavra.

Para a ocasião foram convidados também artistas da música. A atenção especial foi dada aos novos talentos musicais de Pé de Serra. Jovens e adolescentes frutos da escola de música da Lira 6 de Agosto e outros do cenário local. Mas a música teve artistas renomados como o músico Juscelino Rios que emocionou a plateia com o som instrumental do saxofone. O ditado que afirma que “filho de peixe, peixinho é” ficou estampado na apresentação do pequeno Simão Pedro de 6 anos que tocou a inesquecível Asa Branca na sanfona, acompanhado do seu pai Tomaz no violão. Simão mostrou que talento e criatividade vêm de berço. Além do canto a música também se destacou através do toque instrumental de Marina Lima na flauta transversal e Ione no sax.
Para dar vez a poesia, mestra da noite, Rafael Rios deixou-se levar pelo seu entusiasmo e carisma fortes levantando versos expressivos e tomando a atenção merecida da plateia.
O sucesso do evento fez o Grupo Cultural Mãe D’Ouro pensar imediatamente no II Concerto. O grupo pretende elaborar com mais dimensão a ideia e incrementar a programação para a Semana da Conciência Negra, que já é marcada no calendário festivo e artístico do grupo. A presença maciça do público fez com que os organizadores acreditem que a poesia tem lugar tanto quanto o teatro, foco principal. 

Nenhum comentário: