Rildo

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PÉ DE SERRA EM ESTADO DE EMERGÊNCIA

O município de Pé de Serra, assim como todo o semi árido nordestino atravessa uma das maiores secas dos últimos 50 anos. Já foi decretado através de decretos e portarias do governo Municipal, Estadual e Federal através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil cujo coordenador é Rildo Oliveira Rios.
O município está em estado de emergência desde 2011 e a população sofre muito com os efeitos da seca. A operação Pipa do Governo federal está atendendo a zona rural com abastecimento de água que é coordenada pelo Exército Brasileiro de acordo as demandas indicadas pela Comdec Municipal.
A Conab está disponibilizando milho para ração animal com preços subsidiados, e é coordenada pela Secretaria de Agricultura Municipal através do secretário Manoélio Almeida.Os interessados poderá procurar a secretaria para fazer o pedido e ter acesso a esse programa.
A questão dos problemas da seca é antiga e envolve um leque de discussões sobre o assunto; o certo é que os governos que passaram e os que ai estão não conseguem ações efetivas para fortalecer a convivência com a seca que castiga o sertanejo e causa um prejuízo incalculável à população. Na verdade uma das melhores alternativas seria a construção de muitas aguadas de médio e grande porte para armazenamento de água, pois, a falta de água é sem dúvida a grande necessidade do povo do nosso nordeste sofrido.


 Por Rildo Rios




Nenhum comentário: