Rildo

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Semana da Consciência Negra 2013

Grupo Cultural Mãe D'Ouro

Entre os dias 18 a 20 de novembro de 2013 o Grupo Cultural Mãe D'Ouro realizará a 8ª edição de atividades na Semana da Consciência Negra. Desde 2005, ano de sua fundação o GCMD tomou como causa enfrentar o desafio de debater o tema negritude com o objetivo de contribuir na conscientização e no respeito às pessoas negras. Para a ocasião o GMCD vem realizando o Desfile Afro, uma atitude que já se tornou tradição a cada ano.
Para 2013, o grupo vai além e prepara o evento para acontecer em três dias, de 18 a 20 de novembro. Veja abaixo a programação prévia. Ressaltamos que ainda poderá sofrer mudanças e o local ainda está sendo definido. Desde já esteja convidado a participar conosco reforçando a questão da conscientização e do respeito aos negros.

20/11 - 19:00
Video debate (exibição do Documentário Ser Quilombola/Debates Mediados)
21/11 - 19:00
Concerto de Poesia Negra (Recital de Poesias/Show Musical)
22/11 - 19:00
Teatro : (Espetáculo Navio Negreiro/Desfile Afro)

1- Documentário Ser Quilombola; discussão acerca da não aceitação da identidade negra por pessoas de comunidades quilombolas. O debate pretende reafirmar que já não se pode mais aceitar passivamente situações de discriminação e desrespeito às pessoas negras e suas peculiaridades culturais.
2- II Concerto de poesia; o evento tem como objetivo disseminar a cultura literária da poesia através do encanto presente nos versos poéticos. Mesclado com música o II concerto de poesia traz a poesia negra para fortalecer o cenário artístico de poetas que se preocuparam em contemplar o tema com suas produções.
3- Teatro; O encerramento do evento será com o espetáculo Navio Negreiro encenado por integrantes do Grupo Cultural Mãe D’Ouro. Pela primeira vez, o GCMD mostra este belo trabalho do grande poeta baiano Castro Alves entendendo a importância que o mesmo teve em muitas vértices da cultura negra e sua contextualização no Brasil e no mundo. O desfile afro já é parte principal do evento e acontece desde 2005 chegando a sua 8ª edição. Apenas em 2012 não foi possível a realização.

Rildo Rios

Nenhum comentário: