Rildo

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Onde está o público do IV Concerto de Inverno? e os artistas?

 Dizem que repórter que é profissional não se deixa envolver em reportagens. Que bom que não sou profissional, sou um aprendiz de feiticeiro que se deixa envolver sim pelos problemas abordados no Rota 324 e este é mais um que não queria precisar escrever.

A Orquestra Jacobina Arte de Tocar é um projeto que envolve um pouco mais de 70 corações, órgãos esses que estão partidos por não fazerem o que mais amam, tocar com maestria, devido a um problema entre representante da associação e coordenador de Cultura. Mas não venho aqui neste momento falar deles dois, nem muito menos de quem errou, pois julgamento só quem faz é Deus.

O que quero expressar é minha indignação por ver um grupo de jovens abandonados por uma plateia que no dia 14 de setembro aplaudiu de pé a apresentação deles. Num auditório lotado e palco cheio de celebridades que hoje não identifiquei em uma pequena manifestação dos garotos. Terá sido aquele IV Concerto de Inverno uma simples apresentação que passou despercebida? Por que será que as mesmas pessoas que euforicamente aplaudiram não estão hoje de punhos fechados lutando pela sobrevivência desse tão belo projeto?

Para manter nossos leitores atualizados, o Arte de Tocar tem mudado a vida desses 70 jovens e, dentre eles, está o pequeno Gabriel que, autista, tinha a atividade como uma terapia e hoje está com os braços cruzados. O projeto tem a jovem Juliane que precisa estudar seu instrumento para sua universidade, entre outros mais que veem seus sonhos sendo realizados por meio da música.

Ver as lágrimas escorrendo do rosto desses jovens é ver como as pessoas conseguem quando querem ser desumanas. Ver o choro apelativo de uma criança para rever seu instrumento é ver o quanto somos fracos quando dependemos de uma repartição pública para nos mover. Ver os gritos de "Queremos tocar!" é ver que, por mais linda que seja a arte, ela é esquecida quando o assunto é EGO, ORGULHO E PERDÃO MAL PERDOADO.


Meu conselho para esses jovens hoje foi: lutem para conseguir os instrumentos de vocês para não dependerem de porcaria de prefeitura pra nada! sei que extrapolei no termo, mas é como me senti ao ver adolescentes brigando para fazer algo que faz bem para suas vidas. E tenho certeza que o que eles estão passando hoje, tendo OS SEUS e os instrumentos do patrimônio público trancafiados, fará com que eles saiam dessa tempestade com mais força e conseguirão com certeza, lutar para conseguir suas estruturas para não dependerem de órgão nenhum, muito menos de quem não está nem um pouco preocupado com o projeto.

Falar dos problemas sociais do país é muito fácil para os manifestantes de Facebook, agora lutar pelos que já estão dando certo, aí é mais difícil. Jacobina precisa e irá para frente, mas só a partir do dia em que seus moradores se unam e trabalhem mais e falem menos do que precisa melhorar. 

Por Igor Fagner - Rota 324

Nenhum comentário: