Rildo

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Pé de Serra implanta estação pluviométrica


O município de Pé de Serra implantou no último dia 23 de dezembro de 2014 uma estação pluviométrica no povoado de Lagoa do Curral.
A estação servirá de instrumento importante no monitoramento do clima, índice de chuvas, temperatura direção do vento e previsão do tempo. A mesma foi instalada pela Secretaria de Agricultura da Bahia em parceria com o município. Os dados agrometeorológicos serão enviados via satélite para o sistema da Secretaria Estadual e o sistema do semiárido baiano.

Índice Precipitação

É o volume de chuvas que ocorre em um determinado local e num intervalo de tempo determinado (horas, dias, meses e/ou anos), coletadas por pluviômetros espacializados em redes de postos pluviométricos e/ou estações meteorológicas convencionais ou automáticas. Na Bahia, as precipitações são monitoradas pelo INEMA e também por instituições parceiras, como: a EBDA, o DERBA e a CODESAL. Estes valores de chuvas coletados diariamente são armazenados no Banco de Dados e, no final de cada mês estes valores acumulados são analisados e disponibilizados para a sociedade em forma de mapas, tabelas e boletins.
O que faz uma estação meteorológica
Uma estação meteorológica automática coleta, de minuto em minuto, as informações meteorológicas (temperatura, umidade, pressão atmosférica, precipitação, direção e velocidade dos ventos, radiação solar) representativas da área em que está localizada. A cada hora, estes dados são integralizados e disponibilizados para serem transmitidos, via satélite ou telefonia celular, para a sede do Inmet, em Brasília. O conjunto dos dados recebidos é validado, através de um controle de qualidade e armazenado em um banco de dados.
Além disto, os dados são disponibilizados gratuitamente, em tempo real, através do site www.inmet.gov.br/sonabra/maps/pg_automaticas.php, para a elaboração de previsão do tempo e dos produtos meteorológicos diversos de interesse de usuários setoriais e do público em geral e para uma vasta gama de aplicações em pesquisa em meteorologia, hidrologia e oceanografia.

Nenhum comentário: