Rildo

terça-feira, 4 de abril de 2017

Brejo e Bebedouro: Uma possível solução

Foto Robson Silva

É muito importante uma cidade resgatar e preservar a sua história, como o caso polêmico em torno do Brejo e do Bebedouro que fica na área da Serra do Leão em Pé de Serra. Muitos projetos já foram pensados – como o exemplo do “Projeto Pé Verde”, idealizado pelo nativista ambiental Robson Rodrigues do Club


e dos Contempladores da Natureza Pedeserrense.
O assunto é de interesse público, e requer uma discussão muito ampla para se chegar a um caminho que vise em primeiro lugar regularizar a área, para assim se pensar em intervenção de um projeto que tenha o objetivo de tornar toda a área em um espaço de resgate, preservação e atividades de lazer, cultura e entretenimento para a população. Vale ressaltar que é um processo trabalhoso e que requer em especial vontade política para dar o primeiro passo da resolução dos vários problemas que surgem com o abandono do lugar onde historicamente surgiu o município de Pé de Serra.
Brejo atualmente. Foto: Robson Silva
Uma sugestão possível, seria um estudo topográfico da área, e a elaboração de plantas arquitetônicas de situação e de localização, para assim identificar os terrenos com proprietários e negociar através de permutas e trocas por outros terrenos que pertencem ao município, assim podem - se evitar conflitos e começar o processo de regularização. Uma audiência pública pode ser proposta para se discuti com a sociedade as sugestões e as soluções possíveis de serem aplicadas para implantação de um projeto de impacto ambiental, social e de preservação de toda a área que envolve a Serra do Leão.
A união do Poder Público Municipal, através do gabinete do Prefeito, Câmara de Vereadores, Procuradoria do Município, Diretoria do Meio Ambiente, CCNP (Clube dos Contempladores a natureza Pedeserrense) e demais organizações interessadas poderá encontrar quem sabe uma solução para a vários problemas que acontecem na área em questão, onde atualmente se vê degradação ambiental com baias de cavalos em torno, esgotos despejados dentro do brejo e bebedouro, além de visível entupimento dos mesmos para exploração imobiliária.
A população precisa de respostas, e ela é essencial na construção de um projeto urgente e eficaz na área em discussão, e o Poder Público Municipal já se omitiu demais para ficar inerte diante da situação atual
Rildo Rios

Nenhum comentário: