Rildo

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Na igreja não tem sorte, tem Deus

Fernando Mendes em sua canção, Sorte tem quem acredita nela gravada em seu LP compacto em 1974, já dizia "NÃO ADIANTA IR A IGREJA REZAR E FAZER TUDO ERRADO". É uma mensagem reflexiva e ao mesmo tempo um tapa na cara dos vaidosos igrejeiros, que tentam enganar a si mesmo e ao Deus Criador.
Ir à igreja, deveria ser um momento de bondade e de comunhão com a verdade, a justiça, a fraternidade, a honestidade e a solidariedade para com os menos favorecidos, para assim ter sentido a busca pela fé e pela esperança de um mundo melhor. É bem provável, que muitas pessoas que não vão a igreja, promovam muito mais ações do bem do que muitos hipócritas e seres do mal, que usam os templos sagrados para camuflar a sua maldade e tentar enganar Deus.
Voltando a música de Fernando Mendes, em outro trecho que diz, "Você quer a frente das coisas olhando de lado", mais uma vez o compositor nos coloca a meditar sobre o comportamento humano, é escrito na terceira pessoa vivendo sempre para seu mundo e esquecendo dos irmãos. Nesse campo do pensamento, pode ser um grande desafio para a sociedade, pois sempre é mais fácil olhar para nosso "umbigo", e esquecer das injustiças que ocorrem nesse mundo desigual. Olhamos de lado para nossos semelhantes, desprezamos, humilhamos, criamos neles inimigos com o mal que existe em nosso interior, e muitos casos até torturamos aqueles que podem estar em posição diferente da nossa, perdendo a oportunidade de compartilhar boas ações voltadas para o bem.
A música termina com uma frase forte e esperançosa, " Desperte pra Vida, acredite", e esse despertar não deve ser interpretado em primeira pessoa, mas sim em todas as pessoas e tempos verbais possíveis de ser conjugados, afinal nunca pode ser tarde para a busca de novos dias de disseminação do bem, é sempre contagiante acreditar no ser humano e fazer algo por quem está do lado da gente, esquecido, injustiçado e maltratado pelas mazelas do mundo torturante, que as vezes ajudamos a construir. Vamos quem sabe acreditar em Deus e na sorte, pois como diz a canção: "Sorte tem quem acredita Nela"

Por Rildo Rios
Link para a música: https://www.letras.mus.br/fernando-mendes/390653/

Um comentário:

Seraph disse...

templos específicos.
Ótimo texto, e faz refletir em poucas palavras, espero que todos possam seguir em frente, mas sem olhar pro lado.