Rildo

sábado, 30 de dezembro de 2017

Sensibilidade: A emoção de sentir e fazer o bem

A etimologia da palavra SENSIBILIDADE,vem do latim sentio: eu sinto; percebo com os sentidos; percebo mentalmente; tenho uma opinião; sinto uma emoção, (fonte: https://palavradodia.com/2013/08/22/sensibilidade/). Quando aflora na pessoa a capacidade de ser sensível, é bem possível a criação de um instrumento de vivência humana capaz de contribuir para a difusão do bem, considerando que se sensibilizar com o sofrimento, aflições, desequilíbrio emocional e social de outras pessoas, pode nos levar para a paz interior e nos proporcionar o equilíbrio da alma.
Ser sensível pode nos levar a ser humano, solidário e fraterno; possibilita a construção de uma corrente do bem. Clarice Lispector, em seus escritos se pergunta e responde sobre a sensibilidade, " Sabe o que eu quero de verdade? Jamais perder a sensibilidade, mesmo que às vezes ela arranhe um pouco a alma. Porque sem ela não poderia sentir a mim mesma...". Nesse sentido, a escritora deixa transbordar sua emoção, e talvez por ser sensível Ela nos presenteou com sua obra literária, para assim viajarmos na imensidão do pensamento, sentir e viver as emoções que regem a vida da gente.
Quem não sente, percebe e emociona - se com as coisas da vida, pode criar um mundo artificial e desumano em sua volta, construindo com esse comportamento um espaço vazio e triste em seu viver. Uma pessoa ter sensibilidade, as vezes pode ser observado e rotulado como ridículo e banal, pois quem é sensível chora, clama, grita, opina e dissemina os sentidos agradáveis para a alma dos loucos de emoções.
Leia esse texto, medite e tente achar a sensibilidade humana, verdadeira e e entender que podemos construir um mundo melhor através das emoções e ações do bem. Procure sentir o outro, fazer alguma coisa para cooperar com nossos irmãos, mesmo que seja rotulado de louco, mas mostre para os cegos estúpidos insensíveis, que a sensibilidade pode ser um caminho para a humanidade.

Por Rildo Rios

Nenhum comentário: