Rildo

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Afastar - se ou mover para fora: As emoções


Segundo definição no site www.significados.com.br, EMOÇÃO é uma sensação que é provocada por algum estímulo, que pode ser um sentimento ou um acontecimento. A origem do latim vem da palavra ex movere, que significa “mover para fora” ou “afastar – se”. Não se pode conceituar as emoções, o que pode ser plausível é entender e respeitar os sentimentos de cada um indivíduo, sem julgar e nem tão pouco querer impor ideias racionais, mesmo porque viver sem emoção remota uma vida fora da natureza humana.
Para o psicólogo Robert Plutchik os seres humanos têm oito emoções: confiança, alegria, tristeza, medo, raiva, surpresa, aversão e antecipação. Não tentemos conceituar cada uma delas separadamente, considerando que as reações são diversas de acordo a personalidade dos indivíduos e o comportamento humano, levando em consideração também o ambiente social onde se vive. A necessidade de se respeitar as emoções possivelmente contribuirá para a diminuição de conflitos entre pessoas evitando o surgimento de violência emocional, o que pode encaminhar as pessoas para as veredas perigosas da violência física.
Existe a necessidade de se cultivar as emoções positivas como a confiança, a alegria e o medo, sendo este último em muitos casos importante para evitar sofrimentos que nos leva a tristeza. A confiança é relativamente ligada a verdade e a sinceridade, ser confiante em si e nos outros equilibra nosso viver. A alegria surge na nossa satisfação e desejos alcançados e vivenciados, demostramos alegria até mesmo com as lágrimas derramadas na face. A tristeza é o lado oposto e escuro da alegria, é uma sensação negativa e nos leva a angústia e a confusão de sentimentos mesclados em nossa alma. A raiva é um lado obscuro do ser humano, ela cria monstros dentro de nós e nos leva ao desequilíbrio emotivo e afetivo. A surpresa é um termo muito amplo, e dela pode surgir reações positivas e negativas, é necessário prudência e cautela para aceitar as surpresas da vida e do mundo. A aversão nos leva a antipatia ou desprezo com os comportamentos alheios, e em alguns casos nos faz fazer julgamentos antecipados das pessoas de bem. A antecipação pode se relacionar com várias emoções, pois sofremos, comemoramos, choramos por antecedência, é importante ser paciente na espera e procurar entender as pessoas e os ambientes para equilibrar nosso viver.
O cérebro controla nossas emoções, e desencadeia reações químicas e físicas em nosso corpo. É importante aprender a conviver com nosso campo emotivo, criar defesas para as emoções negativas de gente desprovida de sentimentos de afeto e amor próprio e ao próximo.
O respeito sempre será bem-vindo no campo das emoções, espeitar é saber ouvir, calar e falar o necessário para se manter as boas relações entre pessoas com humildade e afeição recíproca.
O “Afastar – se” de sentimentos e emoções ruins seja talvez o ponto de equilíbrio, pois expele- se os sentimentos negativos sem possibilidade de deixar os mesmos retornarem para nós, assim como livrar nossos semelhantes de seus efeitos devastadores. Precisa – se “mover para fora” é a alegria, a confiança e as boas surpresas que podemos receber e oferecer aos nossos irmãos humanos.

Nenhum comentário: