Rildo

domingo, 15 de novembro de 2020

Caminho entre errar e aprender

Eu sempre vou aprendendo a caminhar... e cada queda na estrada, eu paro, olho para frente e traço uma nova rota no caminho. As quedas servem para nos ensinar, machuca e causa feridas expostas e impostas pelo nosso destino, ou não - o destino ainda pode ser um mistério na vida de cada um.

Aprender com os erros da vida, nos prepara para novas caminhadas e nos fortalece quando chegar dias difíceis e turvos. Queria ter aprendido mais cedo que na vida muito vale à pena e nesse sentido preciso aproveitar os momentos bons que me são ofertados. Amanhã a luz do sol poderá não brilhar para meus olhos, mas hoje eu vi o brilho desse grande astro rei.

Errar é humano, dizem... e os erros podem nos levar a um caos de civilidade, erros cometidos com intensão de prejudicar a outrem, erros planejados para causar desequilíbrio nesse mundo. Eu erro ao julgar as pessoas, eu erro quando aponto os erros alheios e esqueço de meus desacertos, eu erro quando esqueço que cada ser merece respeito e entendimento, eu erro quando tento apagar a luz de alguém e erro quando deixo o mal vencer o bem.

Com quase meio século de existência, fiz muita coisa boa, ajudei, cooperei, dei a mão. Fiz muita coisa ruim, tive inveja, me omiti quando poderia ajudar, disfarcei e procurei seguir o meu caminho sem ajudar quem precisava - é que pensei somente no meu caminho...

Mas  na vida será sempre assim, cada um no seu caminho, cada um com seus erros e acertos, mas o ser humano precisa sempre aprender com sua vida e com as quedas que por ventura tenhamos que enfrentar. Sigo em frente, quem sabe, amanhã poderá ser um grande dia ou então ser apenas uma queda, uma tristeza ou uma alegria. Sigo assim...

Nenhum comentário: