Rildo

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

De 2012 para 2013, cresce 28% desmatamento na Amazônia

Devastação no entorno de obras no Pará é principal responsável por taxa

 
O Palácio do Planalto recebeu a notícia de que o desmatamento na Amazônia aumentou mais do que o esperado. O governo federal já previa um resultado ruim, em torno de 20%. Mas a notícia é pior: cresceu 28% o desmate na região entre 2012 e 2013.
O número chegou ao conhecimento do Planalto nos últimos dias. Auxiliares da presidente Dilma Rousseff se surpreenderam com os dados dos Prodes, sistema de monitoramento por satélite que mede a devastação na Amazônia entre o começo de agosto de um ano e o final de julho do ano seguinte.
Essa notícia deverá ter forte impacto político na campanha eleitoral e na imagem internacional do Brasil. Vem justamente após a aprovação do novo Código Ambiental, no qual os ruralistas venceram os ambientalistas. O país vinha reduzindo a devastação seguidamente nos últimos quatro anos.
O vilão do desmatamento é o Estado do Pará. No trecho da BR-163 em que o asfasto ficou pronto, o preço das terras explodiu e incentivou a especulação. Em torno da obra da usina de Belo Monte, também no Pará, repetiu-se o mesmo fenômeno. A maioria do desmate é ilegal.

Segundo um auxiliar, Dilma estuda medidas para tentar reverter esse processo. Provavelmente, deverá intensificar a fiscalização.
Informações http://blogdokennedy.com.br/de-2012-para-2013-cresce-28-desmatamento-na-amazonia/

Nenhum comentário: