Rildo

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Inteligentes do bem: Pense e mude de caminho.


Segundo a definição do site (https://www.gramatica.net.br), a palavra “inteligência” tem a sua origem no latim, vem de INTELLEGENTIA, que significa “capacidade de entender”, de INTELLIGERE, formada por INTER-: “entre” e LEGERE: “escolher”. Portanto, o vocábulo inteligência refere-se ao que se revela INTELLEGENS (inteligente), ou aquele que compreende, percebe, conhece e sabe discernir sobre determinadas questões. Para uma interpretação mais popular, digamos que ser inteligente é ser melhor do que outras pessoas, será? Desenvolvimento da cognição não está sustentado em poder de riqueza de bens, pode ser observado como a forma dos mais pobres criar mecanismos para sobreviver nessa selva repleta de monstros invisíveis.
Pois bem, algumas pessoas podem até se julgarem mais inteligentes pelo simples fato de ter nascido em ambientes familiares de alto padrão econômico, frequentado escolas particulares bem gabaritadas, ter em seu DNA a ilusão que esses critérios podem fazer uma pessoa mais inteligente do que outros pobres mortais filhos da pobreza e da desigualdade social. É possível que essas pessoas que herdaram muitos benefícios e padrão de vida mais avantajado, tenham mais possibilidades de conhecimento e instrumentos de natureza material e deteriorável para construir o seu mundo, por outro lado, as menos favorecidas e as vezes injustiçadas precisam desenvolver suas cognições e habilidades intelectuais, se utilizando de artifícios puramente com propensão e o dom do auto desenvolvimento de sua inteligência natural e real.
A capacidade de pensar as coisas do mundo, os problemas de nível mais pluralizado e humanizado, está justamente naqueles que precisam se esforçar para sobreviver nesse “imenso mar de desequilíbrio global e injustiça social”. Ser pobre, oriundo de famílias simples, não deixa explicito a incapacidade de pensar, agir, interagir e ressurgir do mundo ilusório que criaram para enclausurar os sonhos e a liberdade. Pode ser o avesso, é possível que essa situação crie mecanismos para superar as dificuldades e vencer o desequilíbrio de valores existentes entre nós. Muitos que estão acima da pirâmide dos poderes econômicos e dominadores, insistem em permanecer em seu mundo do “tudo” e deixar o mundo do “nada” para os que são usados na base de sustentação da perversa pirâmide que separa os povos, escravizando os grandes e pequenos pensadores da vida sofrida e oprimida.
Que os grandes usurpadores dos planos de um mundo menos desigual, sintam que os usurpados estão pensando em acordar e dar nova direção a essa ordem desordenada, precisam matutar para revolucionar um novo mundo, criando instrumentos de equidade, oportunidades, para massificar as verdades vindas com o dom do pensamento cognitivo,  garimpado do subsolo de suas dores, que venham acalentar e nortear o caminho de uma nova jornada de paz e equilíbrio, nesse mundo dos inteligentes prendados pela força do bem.

Nenhum comentário: