Rildo

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Equilíbrio e contrapeso nos conflitos.



Ser ponto de equilíbrio nos conflitos interpessoais e sociais em nosso meio de convivência, é um desafio a ser enfrentado a cada dia. Nesse contexto, onde os interesses individuais procuram sempre se sobressair em relação ao bem comum, e que parece existir uma balança de medição de forças, é necessário que sejamos os contrapesos para dar equilíbrio e ponderar as imperfeiçoes humanas nesse mundo a cada vez materialista e individualista.
Ao que parece o egocentrismo, pode ser um fator que cria conflitos e leva os indivíduos aos desencontros de ideias, e em seguida o risco de violência emocional conduzindo em muitos casos ao extremo da violência física e real. Ser o contrapeso não é fácil, pois talvez seja necessário assumir riscos, reparar os erros alheios com resiliência e empatia, e nesse sentido é que pode surgir uma esperança na disseminação da paz e da ordem social.
Existe uma ideia de sempre verbalizarmos em primeira pessoa (eu isso ou eu aquilo), parece ser natural de nós humanos, e diante desse dilema surge a desesperança de dias melhores. No próprio campo do Direito, em uma lide, existem conflitos de interesses, e em busca da justiça, através das Leis é que se dar a ideia de aplicar os contrapesos para equilibrar as forças e vontades das partes.
Um caminho a seguir pode ser o do entendimento da capacidade natural de errar, somos impotentes e cheios de fraquezas enrustidas no corpo e na alma, e aceitar que errando poderemos refletir sobre tal erro, e procurar caminhar em um novo caminho alinhado com o que aprendemos no percurso. Cometer os mesmos erros sempre, é estado de desequilíbrio e muito egoísmo da parte de quem se comporta dessa maneira, façamos o favor de respeitar, assumir responsabilidades, cooperar com os injustiçados e interagir com as pessoas nessa vida que passa para todos nós.
A célebre frase de Sócrates “Conhece – te a ti mesmo”, até parece um ato de egocentrismo, mas através desse possível conhecimento é que poderemos conhecer o nosso EU, para ser o ponto de equilíbrio e o contrapeso na balança de um mundo mais justo e humano.

Por Rildo Rios

Nenhum comentário: