Apôs várias queixas de populares do município de Capela do Alto Alegre, a VR14 produziu uma matéria relatando a qualidade da água no município, que segundo relatos estava com um forte odor e sujeira.
Entramos em contato com a Embasa, solicitando informações. A mesma enviou a seguinte nota.
As fortes chuvas que ocorreram no último final de semana na região da barragem de Pedras Altas e a consequente movimentação de material orgânico no manancial provocaram alterações nas características da água fornecida. Por isso, os municípios de Riachão do Jacuípe, Ichu, Candeal, Nova Fátima, Valente, São Domingos, Gavião, Pintadas e Capela do Alto Alegre receberam água com alteração nos aspectos sensoriais (cor e odor).
A Embasa já realizou as alterações necessárias no processo de tratamento de água e o problema foi solucionado no início da semana. Esclarecemos que a qualidade dos aspectos bacteriológicos da água foi mantida todo o tempo, não havendo riscos à saúde.
A qualidade da água distribuída pela Embasa obedece aos parâmetros determinados pela Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde. O controle da qualidade da água é feito por meio de análises físico-químicas e bacteriológicas diárias na captação, estação de tratamento e pontos da rede distribuidora.
Assessoria de Comunicação da Embasa
Feira de Santana
(75) 3602 3799
Fonte: VR14