Rildo

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Noite Memorável no IV Encontro de Filarmônicas em Pé de Serra, Bahia

Na última noite, a cidade de Pé de Serra, na Bahia, foi o cenário de uma celebração inesquecível: o IV Encontro de Filarmônicas, marcado pelo centenário da venerável Lira 6 de Agosto. O evento reuniu amantes da música e entusiastas da cultura local, proporcionando um espetáculo de sonoridade e emoção.

Sete filarmônicas, todas muito bem fardadas e com a presença vibrante de crianças e jovens, apresentaram um repertório diversificado, que agradou a todos os gostos. As performances, que incluíram composições de difícil execução, com canções  nacionais e internacionais, que revelaram não apenas o talento dos músicos, mas também o comprometimento e a paixão que cada um deles tem pela música.

Um dos aspectos mais notáveis da noite foi a evolução visível nas apresentações. Os maestros demonstraram uma preocupação genuína com a sonoridade e a afinação, resultando em um espetáculo harmonioso e envolvente. As filarmônicas da Bahia estão vivendo um momento esplêndido, onde a elegância e a riqueza de seus sons se destacam, encantando o público presente.

Parabenizamos a Lira 6 de Agosto na pessoa do Maestro Rildo, extensivo a todos os músicos e alunos, por seu centenário e pelo papel fundamental que desempenha na promoção da música e da cultura na região. Que venham muitos outros anos de sucesso, repletos de música e alegria. Vida longa à Lira 6 e a todas as filarmônicas que fazem da Bahia um verdadeiro celeiro de talentos!

*Celso Santos*



Filarmônica 2 de Janeiro de Jacobina

terça-feira, 6 de agosto de 2024

FILARMÔNICA LIRA 6 DE AGOSTO: PARABÉNS


Um século de vida: Histórias, memórias - uma tragetória cultural e musical. A Filarmônica Lira 6 de Agosto completa hoje dia 6 de agosto, exatamente, 100 anos! Ela nasceu no ano de 1924, idealizada por homens de bem do nosso Pé de Serra e, hoje ainda sobrevive na sua função simples de musicalizar o mundo, formando cidadãos e cidadãs para uma sociedade mais humana e harmoniosa.

Segundo relatos, a LIRA 6 DE AGOSTO, nasceu inspirada nos festejos do Padroeiro Bom Jesus, que era da Lapa, mas agora é Bom Jesus de Pé de Serra - Viva também o Bom Jesus! Além de animar os festejos religiosos católicos de Pé de Serra, a nossa querida FILARMÔNICA, também levava sua música para cidades vizinhas, contribuindo assim para uma festa mais alegre, pois a música eleva a alma.

Hoje em 2024, 100 anos depois a Lira 6 de Agosto foi banida dos festejos do nosso Padroeiro. Com desculpas mentirosas que a Entidade cobra para tocar, os inquisitores culturais, destilam seu veneno para silenciar e enterrar os nossos sons. Certos altares estão cheios de gente insana e vil, nem todos ou todas, tem bondade no coração, acreditem, o ódio se reveste de branco para gerar desarmonia. 

Pois bem, mesmo com todas estas injustiças com nossa arte e nossa música, não nos calarão, vamos continuar fazendo nosso trabalho de formação musical e humana, para construir um mundo melhor. Atos da Igreja Católica de Pé de Serra não nos abaterão, esta inquisição cultural imposta por gente hipócrita não vai apagar a nossa história. Uma verdadeira caça aos fazedores de música, afinal, já não bastou a caça as bruxas de um passado sangrento e desumano.

Mas vamos falar de 100 anos de luta! A Lira 6 é centenária, será sempre viva na memória de quem tem bondade no coração e pugna por justiça. Hoje a Entidade é Ponto de Cultura, com certificação Federal e Estadual. Temos um projeto social que forma novos integrantes para lutar contra esta tal de "inquisição Cultural", a Filarmônica não faz questão de tocar em lugar nenhum, nem tão pouco em Pé de Serra, é uma questão de respeito e valorização de quem faz muito mais do que muitas entidades por aí, afinal não cobramos dízimos e nem condenamos ninguém a nada. Fazemos arte e música, somente.

Destes 100 anos, tenho 36 de minha vida ligada a Filarmônica, minha trajetória musical e cultural já até me rendeu um prêmio e agradeço a esta Entidade forte e hordeira. Meu pai me ensinou a amar a LIRA 6 DE AGOSTO, ela é a minha segunda família. Enquanto vida tiver, vou lutar para contribuir com seu crescimento: tocando, ensinando, ajudanto e a defendendo dos predadores insanos , gente estranha que não sabe o que é respeito.

Parabéns 100 vezes! Parabéns e força para lutar contra as perseguiçoes e injustiças. Que o Bom jesus de Pé de Serra, ilumine a mente desta gente que vive na escuridão. Jesus Cristo disse: Eu sou o Caminho, a verdade e a vida. Então, vida lona a nossa FILARMÔNICA LIRA 6 DE AGOSTO. VIVA A MÚSICA! VIVA...