O edital do ciclo I no ano de 2024, foi disponibilizado para algumas filarmônicas 1 milhão de reais, tendo 20 bandas selecionadas com valor de R$ 50.000,00, com certeza este recurso fortaleceu o trabalho centenário que as Filarmônicas desempenham no estado da Bahia.
Mas, como na Bahia absurdos acontecem, neste novo ciclo, simplesmente retiraram o apoio as Bandas Filarmônicas sem nenhuma justificativa plausível, apenas tiram por tirar! Uma vergonha, já que os recursos devem atender todas as linguagens culturais e, acreditem as "Filarmônicas da Bahia", são instituições que merecem um olhar mais digno e humano, a exclusão desta forma, mostra o desprezo por esta arte e a falta de conhecimento de gestores deste mundo cultural e musical que forma cidadãos e cidadãs para o desenvolvimento humano e social.
A Secretaria de Cultura da Bahia, deve rever este erro, seus gestores precisam ter um olhar inteligente e ver o trabalho que as Filarmônicas desempenham na Bahia. Abra os olhos Secretário! Saia das redes sociais e monitore sua equipe, e analise se foi justo deixar as FILARMÔNICAS DE FORA DA PNAB BAHIA.
Mesmo sendo excluídas nossas bandas irão resistir e existir...
