Resumo do site http://gestaopublica.net/blog/o-que-e-gestao-publica/ ,esclarece que Gestão pública é o termo que designa um campo de conhecimento (ou que integra um campo de conhecimento) e de trabalho relacionados às organizações cuja missão seja de interesse público ou afete este. Abrange áreas como Recursos Humanos, Finanças Públicas e Políticas Públicas, entre outras.
Pois bem, nos atentemos para as palavras: conhecimento, trabalho e organização; percebe-se que é necessário caminhar focado neste contexto. Em 1º lugar conhecimento é o pilar central de uma base sólida e essencial para o desenvolvimento de ações, projetos e programas para implementar em uma gestão que vise realmente o bem comum, é ele que nos dá pressupostos para encontrar soluções efetivas e eficientes no combate das desigualdades sociais e econômicas. Conhecer a aplicação dos recursos públicos que tenha como retorno, o melhoramento dos índices de saúde, educação e bem estar social de uma população, em especial municípios localizados no nordeste brasileiro, e em nosso caso no sofrido semi - árido da Bahia. Fala- se em conhecimento técnico e gerencial, para administrar com responsabilidade e eficiência.
Em segundo lugar o Trabalho... não se produz nada sem muito esforço e trabalho contínuo de toda a equipe que compõe uma gestão pública, no mundo atual os cargos por " conveniências" não se adaptam às necessidades exigidas pelas novas ferramentas governamentais, é necessário ter "competências", em especial habilidades que envolvem tecnologia da informação, e nesse quesito a função ou cargo ocupado por indivíduos precisa ter condições e dar valor ao trabalho, possuir ou adquirir conhecimento específico para produzir resultados positivos em prol da população em geral. É preciso ser "competentes" no trabalho, entender que sem ele não avançamos e que deixar passar o tempo sem se mover, criar, desenvolver e executar ações firmes, para mudar a sociedade sempre para melhor, através do trabalho sério.
O terceiro ponto é que nos desperta sempre quando cita - se a palavra organização, é um instrumento importantíssimo em nossas vidas, é com ele que nos mantemos em equilíbrio financeiro e econômico; uma pena que esse quesito não é para todos, é necessário buscar as ferramentas necessárias para organizar uma gestão pública, utilizar os mecanismos da informação e em especial a formação de pessoas para organizar a si e também os seus setores, os quais foram escolhidos para trabalhar e aplicar o conhecimento em conexão direta com o que foi planejado, e focar nas metas que foram traçadas em busca de uma Gestão Pública que tenha conhecedores de suas responsabilidades, que seja baseada nos trabalho coletivo de todos os seus colaboradores, e por fim, que seja organizada para assim, enfrentar os desafios que atingem empresas públicas e privadas, nesse momento de crise política e econômica que passa o nosso imenso país.
Rildo Rios
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