Rildo

terça-feira, 30 de julho de 2019

PÉ DE SERRA: PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA

O Município de Pé de Serra publicou a Portaria 56/2019, que dispõe sobre a contratação temporária para o Programa Criança Feliz do Governo Federal. O Processo será acompanhado e desenvolvido pela Comissão Municipal Coordenadora do Processo Seletivo nº. 001/2019, que compete promover a realização de análise de currículo/títulos dos candidatos em conformidade com os critérios estabelecido em Edital bem como selecionar equipe ou profissional apto a realização de entrevista técnica.
O Processo Seletivo terão caráter eliminatório e classificatório, com Análise curricular e de títulos que será feita pela Comissão e em seguida com Entrevista Técnica e será feita por equipe ou único profissional da área indicado pela comissão.
O contrato de trabalho do candidato classificado no processo seletivo terá vigência de 02 (dois) anos podendo ser uma única vez renovado por igual período, sucessivamente, até o limite legal ou rescindido unilateralmente em caso de extinção do Programa ou situação equivalente, segundo a Portaria. Todos os atos serão acompanhados e divulgados pelo Navozdaserra.
O resultado final do processo seletivo será divulgado no diário oficial da Prefeitura Municipal de Pé de Serra/Ba ou publicado no mural de aviso.
Link da Portaria:

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Caravanas Pedagógicas em Pé de Serra

Nos dias 03 e 04 de agosto, a cidade de Pé de Serra, na Bacia do Jacuípe, receberá a segunda Caravana Pedagógica da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. A Filarmônica Lira 6 de Agosto com o seu Projeto Sons da Vida, será contemplada com 10 horas de prática musical e intercâmbio de saberes, com atividades ministradas por monitores e instrutores dos  Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA). As caravanas são ações desenvolvidas pelo próprio programa NEOJIBA para contribuir com a capacitação dos integrantes de projetos musicais membros da Rede de Projetos Orquestrais. 
Ao todo, dez caravanas pedagógicas irão rodar de norte a sul da Bahia, abarcando toda a extensão territorial do estado, incluindo cidades que não tiveram módulos pedagógicos em 2018, como:  Cachoeira, Itiúba, Pé de Serra, Dias D'Ávila, Manoel Vitorino e Riachão do Jacuípe. Além dessas, estão no roteiro das caravanas os municípios de Santo Amaro, Juazeiro, Alcobaça e Remanso. 
A vasta programação tem como objetivo contemplar diferentes entidades culturais que fazem parte da Rede, tendo como premissa o ensino e a prática coletiva de música enquanto meios de desenvolver social e prioritariamente crianças e jovens em situações de vulnerabilidade. O projeto cria um ambiente favorável para promover a construção de laços de cooperação entre iniciativas musicais diversas, sediadas numa mesma região, e potencializa o apoio pedagógico que o programa NEOJIBA oferece aos parceiros sediados no interior do estado.
O evento acontecerá em consonância com os festejos do Padroeiro Bom Jesus de Pé de Serra, assim como fará parte das comemorações do 95º aniversário da Filarmônica Lira 6 de Agosto.Sintam - se todos convidados!
Ascom - LIra 6 de Agosto 

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Por uma Imprensa Imparcial


É um desafio muito grande para nossa sociedade e no meio político conquistar uma mídia independente e imparcial, considerando que na maioria dos casos o investimento em publicidade cega os olhos da imprensa que se corrompe. No Brasil é perceptível esse efeito, posto que, grandes veículos de comunicação abre os olhos para o capital e turva a visão para as mazelas de nosso povo. 
Em municípios menores como Pé de Serra, esse efeito é ainda mais devastador, quando a gestão firma contrato de publicidade com rádios, sites e jornalistas. É nítido a postura de esconder os pontos negativos do gestor e exaltar os aparentes pontos positivos, quando na verdade o dinheiro público está sendo usado para esconder muita coisa que deveria ser questionada pela imprensa - essa que deveria ser livre e imparcial. Infelizmente nunca será.
Casos de nepotismo na administração, denúncias de contratos suspeitos e desnecessários fugindo do princípio da proporcionalidade da administração pública, são exemplos de assuntos que assustam esses meio de comunicação, ainda mais quando recebem valores altos de publicidade para exaltar o nome do administrador. Uma pena, pois a população é excluída de acesso a informação e difusão dos atos ineficazes de gestores, e a mídia faz de conta que está tudo bem, basta que os veículos façam parte do orçamento do município, nesse ponto tudo fica bem. Para Eles!
Enquanto dormem fazendo as contas de suas receitas, a imprensa "quase livre" esquece de defender os anseios da população, e com o tempo cedem a sedução do capital e faz uma maquiagem nos buracos deixados pelo poder dominante. A população peleja, sem muita saída e desinformada acredita nessa mídia interesseira e passageira, basta que a porta do orçamento comece a se fechar , que eles abrem a boca pedindo socorro.
A região da Bacia do Jacuípe, e particularmente Pé de Serra parece que anda no céu, quando na verdade se atola na lama azul, e existem muitas coisas que a imprensa deveria pesquisar, argumentar e questionar sobre possíveis erros e absurdos que ocorrem na administração pública, mas não, fingem que estão cegos e mudos, para assim receber o que tem para eles.
Uma pena...

quinta-feira, 25 de julho de 2019

NÃO SEJA ESCRAVO DE BARÕES

https://super.abril.com.br/historia/e-se-a-escravidao-nao-tivesse-sido-abolida/
A escravidão sempre será um instrumento torturador da raça humana, e quem escraviza não tem piedade dos pobres escravizados. Libertem - se!
Há pessoas que parecem que nasceram para ser escravos, e a nova escravidão está mirada no poder econômico dos barões da cor de sangue. 
Ser escravo assim é um perigo, pois as correntes e as amarras são colocadas em silêncio, e os prisioneiros do capital não sentem as chicotadas e açoites  de quem castiga de longe.
Os donos do poder querem ser proprietários de nossa liberdade,  insistem em querer comprar a dignidade de gente do bem, e ao que tudo indica, conseguem  usurpar os planos do bom viver e  bom fazer. Eles de longe puxam as rédeas de seus seguidores, batem, esporam e controlam os seus destinos... dá até pena da cegueira e da prisão que vivem esses pobres escravos de barões. que se acham donos de vidas alheias. 
É preciso se levantar e gritar, não fiquemos apanhando quietos como se tudo se resumisse ao poder do dinheiro. Vamos mostrar a eles que o povo pequeno tem valor, pois a união das formigas faz o formigueiro andar. Lutemos contra a prepotência e ousadia dos barões cor de sangue.
A escravidão moderna funciona na calada da noite, tem pisadas de plumas e espumas. Não durma sem fazer a oração, pois Deus ouve e protege os filhos do bem. A noite junto ao travesseiro, ache a lacuna de saída para a liberdade, os escravocratas estão acordados panejando nossos martírios e construindo os troncos para açoitar aqueles que insistem em continuar oferecer seu sangue vermelho para encherem a pança dos barões da modernidade. Cuidado, querem dominar seus pensamentos controlar seus sentimentos. Acordem! Libertem - se!

quarta-feira, 24 de julho de 2019

EDGAR SIM, POR QUE NÃO?

Edgar Miranda é um homem do bem. Foi vereador por três mandatos, de sua maneira serviu ao povo e conquistou o cargo de vice - prefeito por três anos e prefeito por cerca de um ano. Ao assumir a gestão municipal procurou respeitar todo mundo, não alterou os cargos e seguiu fazendo o seu trabalho.
Ao se candidatar a prefeito nas eleições de 2016, enfrentou um grande desafio em decorrência de sua condição financeira e desgaste político que o seu grupo passava, visto que, muitos erros ocorriam em alguns setores da administração que fazia parte. Ele perdeu a eleição, e apesar de parecer uma derrota esse fato poderá se transformar em vitória de Edgar em uma próxima eleição, a começar que foi o único prefeito na história do município que deixou a gestão cumprindo a maioria de seus compromissos e pagou todos os servidores públicos municipais. Edgar merece ser prefeito!
Ocorre que, com sua simplicidade e humildade ele parece incomodar alguns de seus pseudos companheiros, pois gente do seu próprio grupo político quer tirá-lo da disputa eleitoral, no entanto ao que parece a maioria da parte do povo de Pé de Serra, deseja vê-lo gerindo o nosso município. Força Edgar!
Não tem dinheiro para financiar uma campanha, e isso é que será importante para uma gestão responsável e comprometida com os princípios da administração pública, pois quando se gasta muito, muito se quer. É interessante que na eleição de 2016, na campanha Edgar era bom e seria um ótimo prefeito, agora que Ele provou que poderia ser, querem impedí-lo de disputar. Não desista Edgar, lute!
A população hoje pode enxergar os fatos ocorridos e os vindouros, e entender os motivos de não "quererem" Edgar Prefeito, e ao mesmo tempo dá a resposta nas urnas e mostrar que quem manda é a vontade do POVO, e que nem sempre o poder econômico é tudo.
Outro ponto importante de EDGAR foi assinar dois convênios depois de perder as eleições com valor de R$ 600.000,00 aproximadamente, isso mostra que é um político que quis e quer o bem do seu POVO.
A dignidade, o respeito, a humildade as vezes falam mais alto do que a força perversa do dinheiro, que é o estopim para os conflitos de nossa sociedade.
EDGAR MIRANDA, É ASSIM QUE SE ANDA.

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Marreticídio

As dores são invisíveis, vãs.
Os gritos são digeridos, esquecidos.
O bater no peito, dói de jeito!
O sangue que corre pra dentro,
Afoga o corpo sedento,
Que inerte caminha,
Ao vento, ao relento.

O som em silêncio bate,
Martela, esmaga nossos pés,
Os pais das batidas sem medo,
Trituram os planos do bem,
E plantam as flores que vem.
Flores de horrores e terrores,
De despedidas negras. Dores!

O menino malvado marreta.
Enquanto trama o calvário,
De gente que vive o bom,
A cada passo, sanguinário!
Sua pança enche e incha,
Do pão de filhos das Pedras,
Sua fome de dores alheias,
É do tamanho de suas serras.
  
Estamos escolhidos por fim,
Por eles para por ai vagar,
E nas suas pancadas que ardem
Vidas se perdem a clamar.
Chorar...
Sonhar..

quinta-feira, 18 de julho de 2019

95 ANOS DE SOPROS DE ALEGRIA!


A nossa Lira 6 de Agosto irá comemorar no dia 06/08/2019 seu 95º aniversário, e realizará uma Lavagem pelas ruas de Pé de Serra para comemorar e alegrar a cidade. A filarmônica foi criada em 1924, e com ajuda da comunidade construiu suas histórias e promoveu a boa música.
Hoje, renovada e com uma diretoria ativa, vem procurando mesmo sem apoio do poder público sobreviver as injustiças e perseguições culturais. No entanto as pessoas passam, mas a Lira 6 de Agosto vai ficar, e deixará independente de quem for, a cada dia novas realizações.
A comunidade pé - de -serrense colabora e apoia como pode, e seus músicos  diretoria fazem o possível para manter o sonho sempre vivo.
Viva a Música! Viva a Lira 6 de Agosto!

quarta-feira, 17 de julho de 2019

VAMOS À LUTA

Não adianta lamentar, reclamar ficar estaticamente paralisado com as batalhas da vida. Lute!
Temos a missão de enfrentar as adversidades, sofrer, cair, levantar e ao mesmo tempo sorrir para a vida. Não arremessemos nossas responsabilidades aos caos da preguiça, façamos dos problemas um motor de mobilização, pois assim teremos soluções para as dificuldades diárias - não duvide da capacidade humana, pois estamos no mundo para viver e deixar o irmão seguir em cada caminho.
Antes do fim de tudo, olhemos para o começo da vida... e procuremos entender a força de Deus, a labuta de nossos pais para nos dá o que temos hoje e nos preparar para sermos construtores do bem. Temos o arbítrio de escolher tudo que desejamos, porém precisamos ter a coerência de respeitar, cooperar, compartilhar as escolhas de outros. Somos capazes de fabricar o que é bom, portanto precisamos espantar o mau que nos rodeia. Jogue - o no abismo e feche a porta.
A luta humana pela vida é infinita e bela, mesmo que cada um de nós passaremos, deixaremos nossas sementes e nossas histórias para o tempo que virá. Entretanto vamos viver... caminhar, trabalhar, brincar, sorrir, amar e por tudo isso - Lutar.

Um dia bom...

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Um dia de Paz...

A paz que procuramos pode ser encontrada em oração, pois assim Deus sente nossa fé e nos dá a força e proteção para seguir em frente. A paz pode ser conquistada pela coragem de levantar - se e labutar pelo pão - é que o trabalho edifica a nossa vida. Ao trabalho então!
Olhar para as paredes e achar motivos para ficar lamentando, procurando os culpados pelas nossas fraquezas, só nos deixa repletos de rancores e atitudes mesquinhas. É necessário acordar para o mundo e caminhar para a construção da história de nossas vidas, pois o primeiro passo quem dá é cada um que queira caminhar para construir a sua existência.
É muito fácil achar motivos para não fazer nada, basta colocar a culpa de tudo nos outros e ficar vendo a vida passar lentamente, mas vamos viver! Trabalhar, construir e ser instrumento de Deus para uma vida digna e livre da maldade. Não nos apeguemos às nossas fraquezas, vamos utilizar as nossas forças para lutar pela vida e banir o mau enraizado as vezes em nossa alma.
Coragem! Levantem - se e pelo menos busque as saídas necessárias para o livramento da angústia e ansiedade, porque as vezes o que procuramos está guardado dentro de nós, ou quem sabe em um aperto de mão amigo ou um abraço não dado. Abracem a vida, Vivam!
Da mesma forma que acham - se motivos para ficar parados e estagnados no caminho, pode - se encontrar motivos dobrados para se erguer e começar a edificar uma nova morada, com Deus e boas ações para assim dar sentido a vida e encontrar a PAZ. O trabalho pode ser o primeiro passo.
Pense...

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Calma e Bondade.

A calma é um instrumento de equilíbrio para a vida humana e um remédio para a alma em devaneio e aflição. É a ausência de agitação, precipitação. Ela nos proporciona tranquilidade, serenidade e nos ajuda no livramento da maldade, da inveja, da preguiça e do marasmo enrustido no corpo inerte.
Tenhamos calma! olhemos para o céu a noite e façamos uma viagem ao infinito, de volta, naveguemos pelo interior de nosso espírito para assim quem sabe, encontrar um caminho para a paz. Calma! A vida passa, e o bem faz bem a alma. O ódio apaga os passos do amor. Acalme - se.
Não vejamos maldade em tudo, pois quem fez e faz o bem não se apoia em fraqueza e preguiça para se esquivar da missão da vida. Não façamos da vida um teatro para abandonar os fatos reais, POIS representar nos palcos é arte, portanto fingir na vida real é alimento dos fracos. Levantem - se e andem por aí, por aqui ou em qualquer lugar, movam - se.
A Bondade existe em todos nós, basta esquecer o ódio e praticar a benevolência - e que seja natural e nos leve a serenidade da alma. E quando cometemos erros que saibamos corrigi - los e compensá - los com coisas boas, afinal o bem tende a vencer o mau. Deus nos inspira o bem, e nos dá a vida para construir a nossa história. Que seja histórias de amor, bondade, alegria, trabalho, poesia, harmonia.
Muita calma em cada momento construído, sejamos tranquilos e corajosos para mudar e fazer sempre o bem que desejamos para nós.
CALMA!BONDADE PARA TODOS!