Rildo

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

ORQUESTRA SANTO ANTONIO SE APRESENTOU EM PÉ DE SERRA

Maestro Josenaldo
No dia 05 de agosto de 2015 a Orquestra Santo Antonio de Conceição do Coité se apresentou no município de Pé de Serra. A apresentação fez parte do novenário do Padroeiro da Cidade Bom Jesus do Pé de Serra e reuniu muitas pessoas para prestigiar pela primeira vez em Pé de Serra a Orquestra.
Sobre o Projeto da Orquestra, a Associação dos Moradores do Alto da Colina (AMAC) surgiu em 1990 da necessidade dos moradores do bairro de transformar o contexto social em que viviam e minorar os problemas que os afligiam, uma vez que se trata de um bairro periférico, que sofre com escassez de recursos de toda ordem. Desenvolve um ações de arte-educação, atividades de formação musical, cultural, qualificação profissional dos moradores do bairro, além do trabalho de conscientização por meio de palestras educativas. Em busca da consecução dos objetivos previstos em estatuto, a associação de moradores do alto da colina, implantou o Projeto Santo Antônio de Música. Com a doação de uma instituição estrangeira, foram comprados quinze violinos, com os quais as aulas começaram e posteriormente deu início à formação de uma pequena orquestra com instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo, contrabaixo e flauta transversal. O projeto promove aulas teóricas e práticas de educação musical, para crianças e jovens de baixa renda, sendo as atividades financiadas por meio de doações de empresários locais e o apoio do poder público municipal. O projeto, que teve início em 2007, começou com a iniciativa do jovem músico e regente Josevaldo Silva, que percebeu que a música orquestral, aparentemente tão distante e destoante da realidade local, poderia ser um meio de interferir positivamente na vida da comunidade.
Em Pé de Serra foi uma experiência pioneira, pois nunca na cidade se teve a oportunidade de se prestigiar música clássica ao vivo. Apesar de muitas pessoas não perceberem a importância do evento, quem se interessou pela boa música ficou satisfeito e aplaudiu todos os músicos e musicistas. Talvez essa apresentação desperte na população o interesse pela música e quem sabe se possa implantar no município um projeto piloto para inclusão do ensino de música clássica na cidade.

Por Rildo Rios/http://redeglobo.globo.com/criancaesperanca/projetos/2013/orquestra-santo-antonio/

Nenhum comentário: