Rildo

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

MEUS INIMIGOS VENCERAM A BATALHA


Foram cinco ou mais contra um, era difícil resistir a tanta maldade em forma de balas do além. Os inimigos às vezes se vestem de anjos do bem, manipulam, enganam e apedrejam gente assim como Eu, uma pessoa que não quer fazer o mal a ninguém, mas que softreu e sofre com a ira forasteira protegida pela força do poder. Poder de fogo, que não consegui vencer com a minha pobre exsitência.

O último a chegar, veio  disparar o tiro final, sem respeito e sem piedade ele eliminou o alvo já caído e sangrando pelo chão. Um inimigo sujo, que vai a igreja subtrair a bondade de Deus e transformá-la em maldade destruidora - este CANALHA venceu um homem do bem. Ele com sua tropa torpe maquiada de sabedoria, me escolheu para disseminar seu ódio e colocou todos contra mim, assim eu fui exclúído e eliminado do seus caminho.

Mas Eu, continuarei assim, errando com minha fraqueza e egoísmo, mas não farei mal algum a estes meus inimigos, afinal eles não precisam, pois o MAL está nas suas essências existenciais. Enganaram companheiros, induziram amigos e amigas a ficarem contra mim, por isso não resisti, caindo sangrando no caminho da bondade. Mesmo tentando mostrar a verdade, a mentira venceu, pois a força deste meus inimigos vem de onde não sei explicar. Podem comemorar, se lambuzem de meu sangue e arrotem suas maldades.

Eu pequeno que sou, apenas respiro um pouco de esperança, não tenho mais armas, não possuo ninguém do meu lado, sonho sozinho com uns dias bons, com justiça, respeito e consideração. Talvez somente o tempo trará a resposta que tanta gente precisa. Peço a Deus força para apenas me calar, observar as vitórias dos inimigos, e usar o silêncio para me manter vivo, afinal tudo nessa vida há de passar.

De uma coisa eles sabem, que sou simples, honrado, fraco e pequeno, por isso eles me venceram. Mas seguirei minha jornada sempre e sempre com respeito e esperança em dias melhores, não desejo o mal a este inimigos, apenas ofereço a minha verdade e minha história. Eles ainda não conseguiram tudo, vão tentar a cada dia mudar o rumo de tudo, até encontrarem uma forma de me enterrar definitivamente e colocar muitos olhando pás de terra me sucumbirem. Mas irei com minha conscência leve e tranquila, que fiz muitas coisas certas na vida.


quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Lira 6 de Agosto: 98 anos de Existência e Persistência

A Filarmônica Lira 6 de Agosto, quase centenária, presta um serviço importante a sociedade, já que há 98 anos com sua musicalidade, encanta nossa gente. Pode até ser que algumas pessoas não enxerguem o valor imaterial desta honrosa Entidade, mas não se pode negar a sua história e a sua trajetória.

Foi criada no ano de 1924, quando Pé de Serra era povoado de Riachão do Jacuípe, que já possuia a Filarmônica Lira 8 de Setembro. Contam-se que nasceu pela vontade de seu Tavinho e outros homens que viam a música como entretenimento e valor cultural. Está ligada historicamente ao Padroeiro do Bom Jesus, sue nome já prova esta conexão com as atividades da Igreja Católica. 

98 anos demosntra sua importância para a comunidade, muitos homens e mulheres de bem, passaram e viveram a a sua essência musiucal e cultural. Quase um século de existência, persistência e resist}encia - Viva a Lira 6 de Agosto!

Hoje a Filarmônica ainda carrega a sua essência, ainda contribui para a formação de cidadãos e cidadãs com o objetivo de tornar a sociedade melhor e mais humana. Através da música, arte e da cultura luta para continuar sobrevivendo neste mundo de imensa metamorfose. É preciso se adaptar as novas tecnologias, entender on novos padrões que a mídia a ignorância humana impõe a gente. 

Muitas pessoas pensam que tocar um instrumento é como pegar qualquer objeto e saí por aí manuseiando - pois não é! Quando se ver a Filarmônica com 10, 20 0u 30 músicos tocando é preciso entender que antes de tudo isso, houve um processo de ensino e formação para cada integrante e muitos ensaios para que uma peça musical agrade aos ouvidos. Não é fácil, sem apoio e com muita força de vontade a Lira 6 vai lutando para não se acabar.

Criticam muitas vezes sem conhecer, ajudar ou até mesmo entender o nosso trabalho simples, mas de suma importância para a cultura de Pé de Serra. Alguns, por não gostarem de pessoas que fazem parte da Filarmônica, atiram pedras, pois para isso não precisa estudo e nem ensaio, basta pegar e jogar sem olhar a quem.

A Lira 6 de Agosto tem suas dificuldades como qualquer outra Entidade ou Instituição, paga água, luz, compra instrumentos e acessórios, com ajuda de uma parte da comunidade e as vezes recursos de projetos sociais e culturais. Quem critica, nem sabe o porquê, apenas não tem o que fazer e atira seu ódio em quem não merece. Aproveitem a festa de Bom Jesus, ajoelhem e orem por vocês mesmos, afinal Orar é falar com Deus, e Ele sabe de toda a verdade. Tirem o ódio dos altares, cultivem o amor, a vida passa, se acaba, mas a Lira 6 não, vai continuar por muitos anos, se assim Deus permitir. Igreja, Padres e fiéis não são donos da verdade, Lembrem o que jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Lembro de um padre que destilou seu ódio contra a Filarmônica na Igreja, mas depois abandonou a batina. Que Deus o ilumine. A lira vai continuar sendo Lira, pra sempre.

Nestes 98 anos de vida, quem vos escreve tem 35 anos de convívio e atuação na Filarmônica, vi meu Pai se doar para a Lira 6, mesmo sabendo que muitos de seus discípulos um dia iriam lhe faltar com respeito, Toinho Funga se foi e deixou a sua pequena marca na nossa Lira 6. E como seu filho faço o que posso para ajudar, mas quem critica faz o que mesmo? Parem e reflitam, conheçam e reconheçam a história de uma Entidade que faz sua parte por uma sociedade melhor. 

Viva a Filarmônia Lira 6 de Agosto! Viva a Vida!


segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Meus 50 anos de luta


São cinco décadas e mais alguns dias de uma vida cheia de erros e poucos acertos, mas ainda estou aqui e por aí. Talvez meu egoísmo seja o grande motivo de eu ser quem sou, ele é um veneno na minha alma. Venho tentando ser melhor, busco esquecer um pouco de mim e pensar no próximo, mas é uma missão difícil - meu egoísmo machuca.

Nasci em um lugar pobre, sou uma pessoa de família simples, que enfrentou muitas barreiras para me oferecer o melhor, meus pais me criou da melhor maneira possível, numa época de muitas dificultades e desigualdades sociais, afinal nosso páis sempre foi e será uma nação de injustiças. Na minha cabeça, pensava eu que não fazia coisas erradas, mas fiz e faço muitas, pode ser uma resposta aos sofrimentos e dores que passei e vi minha gente passar. Nesses meus 50 anos, ainda não aprendi o meu lugar, que é um mundo pequeno, não posso achar que sou o que não sou e nunca serei. Sou um eterno errante e egoísta.

Tenho um defeito de achar que estou sempre certo, uso minhas emoções para tentar fazer acreditarem em algo que não sou. Minha capacidade de persuação é falha, não consigo convencer mais ninguém - é esta ilusão de mudar as pessoas, tempo perdido. A maioria das pessoas acreditam no que lhe convém, podemos falar mil vezes a verdade mas se elas quiserem acredirar am algo diferente, quem somos nós para mudar? e quem sou Eu mesmo? ninguém neste mundo de ninguém.

Como posso querer mudar o mundo se não consigo nem mesmo mudar meu modo de ser? Erro sempre e continuo errando... Na verdade nesta minha idade não posso fazer muita coisa neste mundo egoísta, pois sou parte dele, minhas derrotas mostram minha fraqueza. Não tenho capacidade de convencer mais ninguém, na maioria das vezes é um faz de conta, pessoas fingem me ouvir, simulam acreditar no que falo, mas no fundo minhas expressões são vãs, o que falo e escrevo são descartados quase no mesmo momento que penso, imaginem só, em que me transformei.

Ao certo, o egoísmo é o grande responsável pelas minhas fraquezas, ele envenena todo meu corpo e minha alma - e não tem cura. Quem me conhece já sabe de minhas fraquezas, alguns por pena aceitam para me ajudar, mas no fundo sou peuqeno neste mundo, só Deus sabe que tento fazer o certo e dizer o melhor caminho, mas não consigo, fracasso em quase tudo.

Vou tentar seguir mais alguns anos, ou dias, ou quem sabe horar - minutos! Vou buscando alguma forma de melhorar, fazer me ouvirem, me respeitarem, mas tudo é em vão. O mundo se virou contra mim e meus pequenos sonhos, não tenho mais muito tempo para mudar nada, a não ser mudar o entendimento que vim do nada e pra nada estou indo. A vida no fim será um nada... 50 anos sem muita coisa pra mostrar. Cinco décadas quase decadentes. Dias de angústias e sofrimento. Como será o próximo momento? ....