Rildo

terça-feira, 25 de novembro de 2025

SHOW DA ORQUESTRA SOPRO DA ALEGRIA NA FEIRA LITERÁRIA DE ANTÔNIO CARDOSO

 


A Orquestra Sopro da Alegria será uma das atrações da III Feira Literária de Antônio Cardoso (FLIAC) é um evento cultural realizado em Antônio Cardoso, Bahia, que se estende de 27 a 30 de novembro de 2025. A edição de 2025 homenageia os vaqueiros do município, com o tema "Identidade em palavras: memória, ancestralidade, saberes e fazeres". A programação é gratuita e inclui atividades como oficinas, mesas-redondas, contação de histórias, apresentações culturais e feira de livros.

A ORQUESTRA SOPRO DA ALEGRIA surgiu no ano de 2008, fundada por músicos da Filarmônica Lira Seis de Agosto de Pé de Serra, que há 100 anos vem expressando sua arte, através de instrumentos de sopro em festas de padroeiros, festas de largo e muitos eventos informais. A Sopro da Alegria é composta por músicos formados no nosso projeto social “Sons da Vida’’, dentro da própria instituição. A Orquestra é uma banda instrumental que tem a característica de um repertório eclético que reflete um ambiente familiar muito musical, e se apresenta o ano inteiro em micaretas, festas particulares e carnavais do interior da Bahia de música tradicional, em especial Marchinhas de Carnaval, Frevos, Sambas, Axés e tem o estilo de Antigos Carnavais. E o seu diferencial é a apresentação em shows com fantasias temáticas a exemplo: Palhaço, Marinheiro, Príncipe, Zorro, Pirata, Vampiro de acordo o ambiente.

Veja o canal da Orquestra no Youtube:

domingo, 23 de novembro de 2025

Quem sou e qual meu lugar

Se tem algo que preciso saber é onde é meu lugar. Com 54 anos de vida, um pré idoso, não sou mais um jovem homem, preciso entender sempre que lugares e pessoas não são do meu mundo. Não adianta me auto enganar, não posso me sabotar, tenho e devo ficar onde estou e viver em lugares que entendo que querem minha presença.

Vivo em certos momentos em confusão mental, minhas emoções me enfraquece, então meus pensamentos querem sabotar minha vida também. Já com esta idade, corpo cansado, pele envelhecida e alma ferida por dores do passado, tenho que resistir as injustiças e perseguições, até preparar meu filho para a vida, pois não quero que ele sofra o que sofri. Peço sempre força a Deus.

Gente que não é do meu mundo de erros e incertezas não podem se aproximar, na maioria dos casos é interesse e maldade que pessoas ruins carregam em si. Já deixei me enganarem, já menti pra mim mesmo achando que era o que não sou, depois percebi a tamanha tolice que fiz. Aprendi com erros...

Tem dias que a vida perde o sentido de ser, e dái? quem se importa mesmo? ninguém, o mundo se tornou individuaista e sedento de boas pessoas. Sentimentos como respeito e amor ficaram no esquecimento. A forma de Amor que pessoas se olhavam, se respeitavam criando esperança, se acabou. O Amor se reduziu a pequenos grãos de areias perdidos em um emaranhado de lixo humano.

Até agora, estou seguindo... minhas bobagens e escritos são perdas de tempo, e eu escrevendo pra um outro eu que ficou em um passado de dor, tristeza enganos e desenganos desta breve vida.

sábado, 22 de novembro de 2025

URGENTE: Decisão de Moraes decreta prisão preventiva de Bolsonaro por descumprimento e risco institucional


O ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, com base no entendimento de que houve descumprimento reiterado de medidas cautelares impostas, além de risco efetivo à ordem pública e ao funcionamento institucional.
Entre as infrações apontadas, consta o uso indireto de redes sociais para transmitir mensagens em evidente desrespeito às restrições, bem como a violação da tornozeleira eletrônica e tentativa de fuga.
A decisão reforça que a medida não configura antecipação de pena, mas se justifica para garantir a investigação, evitar obstrução e preservar o Estado de Direito. Fica determinado que a liberdade de Bolsonaro dependerá de rigoroso cumprimento de novas condições — qualquer violação resultará em imediato recolhimento em regime fechado.
A defesa ainda poderá recorrer, mas a ordem está vigente até nova deliberação.
Fonte: UOL / Folha – Link da matéria

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Rildo Oliveira Rios foi premiado no Edital n° PG12/2023 - Prêmio Nilda Spencer

É com grande satisfação que anunciamos que nosso cliente e Parceiro Rildo Oliveira Rios foi contemplado no EDITAL N° PG12/2023 - Prêmio Nilda Spencer - Reconhecimento por Trajetória Cultural, importante iniciativa que valoriza e premia personalidades e projetos que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento artístico e cultural do Estado da Bahia.

Na categoria Música, Rildo se destacou por sua atuação sólida e transformadora ao longo de quase quatro décadas de dedicação à cultura. Sua trajetória teve início em 1987, inspirada na figura de seu pai, Antônio Oliveira Rios, que lhe transmitiu a paixão pela música e o compromisso com a preservação cultural.

Desde então, Rildo vem desenvolvendo um trabalho árduo e de forte impacto social através da Instituição Lira 6 de Agosto, promovendo a inclusão, a formação e a valorização da música como instrumento de transformação de vidas.
Como reconhecimento por sua relevante trajetória, Rildo recebeu a premiação no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), recurso que reafirma a importância do seu legado e fortalece ainda mais suas ações no campo cultural.
Esse prêmio simboliza não apenas a sua história de dedi-cação, mas também a resistência cultural e a promoção da identidade musical baiana. O Prêmio Nilda Spencer consagra .Rildo Oliveira Rios como uma das grandes referências da cena cultural da Bahia.

Fonte: https://www.instagram.com/p/DPUT08jDjNL/igsh=cGxsbG53bzFwbGxn



domingo, 9 de novembro de 2025

Sou uma Longa História...


Eu nasci em 1971, tempo difícil, ditadura militar, nordeste e em um povoado pequeno e pobre. Nos meus dez anos, lembro que fui sempre simples e sonhador... família simples, Mãe guerreira e digna e meu Pai um pequeno e grande homem, que fez o possível para ensinar a forma certa e honesta de viver. Aprendi com Ele o sentido da palavra respeito e da essência de ser do bem... Já, no ano de 1981, comecei a entender um pouco mais sobre a vida, sempre soube do meu lugar, entretanto sonhava em conquistar dias melhores e poder ter dignidade e esperança. Meus amigos da rua  sempre os mesmos, gente pobre e humilde como Eu. Tentava ter outros amigos, mas a sociedade sempre foi e será dividida, então continuava no mesmo lugar com as mesmas pessoas.

Em 1988, com 17 anos, precisei saí de casa para poder buscar algo melhor, mas, depois de alguns meses, retornei pra casa, não foi o que sonhei... Novamente em 1990, voltei a Salvador, pra trabalhar numa fábrica de colchões, já com 18 anos, trabalhei de carteira assinada. Neste tempo, parei de estudar para trabalhar e poder comprar o que meus pais não podiam me dá. E, mais uma vez, retornei e, em 1991 a 1993 terminei o ensino médio, me formando professor.

No dia 07 de abril de 1994, decidi viajar a São Paulo, mesmo trabalhando numa farmácia, tinha o sonho de conquistar dias melhores. Foram 6 anos de muita luta, vários trabalhos, novas pessoas, novos tempos, no entanto precisei retornar a minha terra natal. Aprendi muito com cultura diferente, e tive acesso a muitas coisas que numa cidade pequena era muito difícil, pra quem veio de família sem notoriedade, retornei novamente a Pé de Serra.

Em 2001 fui exercer a atividade professor, um desafio, que com o tempo aprendi um pouco com a vida. Ser professor é digno, mas não é tão fácil atualmente, parabenizo todos que exercem esta profissão nobre. Depois fui convidado a trabalhar em outro espaço, e adquiri conhecimento, errei muito, sofri, chorei, mas no fim, depois de tantas quedas, levantei e continuo a caminhar...

No ano de 2015, depois de ter exercido um cargo na prefeitura, me interessei pela área administrativa e, depois de ganhar um bolsa para o curso de Direito, dividi minha vida entre Pé de Serra e Lauro de Freitas. Hoje me tornei Advogado, uma profissão digna, onde nunca imaginei que um menino pobre, de família pobre e simples, depois de passar por muitas provações, me tornei uma pessoa melhor, ainda cheia de erros e defeitos, mas consciente do que fui, sou e serei quem sabe um dia.

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

FILARMÔNICA LIRA 6 E O PONTO DE CULTURA SONS DA VIDA




A Filarmônica lira 6 de Agosto, Entidade com mais de 100 anos de existência e de trabalho social/cultural em pé de Serra, está desenvolvendo em sua sede na Rua Felipe Nery Cordeiro, o Projeto SONS DA VIDA: A Música como Instrumento de Transformação Social. Com muito esforço e dedicação a diretoria atual faz acontecer


O projeto foi selecionado no Edital da Lei Aldir lanc da Bahia, com apoio do Governo da Bahia, Secretaria de Cultura da Bahia e Minstério da Cultura e,  com elaboração de Cecília Silva e coordenação de Rildo Rios. As aulas são realizadas as segundas, terças, sextas e no sábado pela manhã, com os professores Sergio Conceição e Anerito Aragão.

As ações e atividades fortalecem a Instituição que mantém aulas gratuitas para crianças e jovens que desejam aprender teoria e prática musical. Alé, de fortalecer a Filarmônica lira 6 de Agosto, com novos integrantes e manter a cultura musical sempre ativa e em desenvolvimento.

Desde o ano de 2009 que a Entidade inscreve projetos para captação de recursos, já que o poder público municipal não se interessa em ajudar e fecha os olhos para este trabalho. E, assim, vamos continuando, ensinando, praticanto e mantendo esta cultura secular.



segunda-feira, 3 de novembro de 2025

DENÚNCIA EM PÉ DE SERRA - PREFEITA DEIXA DE PRESTAR CONTAS AO TCM


A prefeita de Pé de Serra Zeide de Joilson deixou de prestar contas ao Tribunal de Contas dos Municípios nos meses de junho, junho e agosto de 2025. O TCM instaurou o processo Nº  26262e25 no dia 16 de outubro de 2025 através de termo de ocorrência através da Intetoria que fica localizaa em Jacobina -  - IRCE23 - Jacobina. Uma falta de respeito com as obrigações e princípios que regem a Administração Públiva - VERGONHA 44 VEZES!!!!!!

Enquanto deixa de cumprir suas obrigações, perde tempo nas redes sociais e perseguido pessoas no município, a exemplo dos trabalhadores dos boxes do Mercado e perseguição ao Professor Rildo Rios. Se deixasse de seguir comandos de perseguidores canalhas e colocasse gente competente para exercer suas atividades, talvez as Leis e normas estivesses sendo seguidas. Uma pena, na gestão pública atual o que importa é seguir os ritos e respeitar as normas que regem a Administração Pública.

São vários advogados, escritórios de advocacia de fora do município e ainda a prefeita consegue não fazer quase nada, o que faz faz errado, quando faz, a exemplo da obrigação de prestar contas. O índice de pessoal está acima do prudencial, comentários de atraso de salários e pagamento de fornecedores, enquanto isso empresas de fora recebem milhões. Se em 10 meses estão assim com este demando, imagina os próximos meses, a conta vai chegar, e CPFs serão alvos de fiscalizações e ressarcimento ao erário, como está sendo com o ex - prefeito INELEGÍVEL!!

Sei que nada vai mudar, pois a essência de gente incompetente e canalha nunca vai mudar e, quem manda me perseguir nada faz de útil para a população. Vamos aguardar os próximos capítulos de filme de horror que o UNIÃO BRASIL  está criando em Pé de Serra. Vejam o processo do TCM  abaixo:

Tudo isso só mostra a decepção com o Povo de Pé de Serra, que sempre tem esperança de dias melhores, no entanto, com essa gente despreparada e mercenária, nada muda. Uma pena...