Rildo

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Encapuzados assaltam agências bancárias em Ibiassucê

Um grupo de homens fortemente armados espalhou terror em Ibiassucê, a 751 km de Salvador, na manhã desta segunda-feira, 30, assaltando as agências do Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal.
Segundo as primeiras informações, os bandidos foram surpreendidos por policiais quando tentavam fugir e iniciaram intensa troca de tiros.
Além de policiais de Caculé, a 25 km daquela cidade, o cerco aos bandidos contou com reforço de um grupamento do 17º Batalhão de Polícia Militar de Guanambi.
Os moradores se esconderam em casa e atrás de veículos para fugir do fogo cruzado. Não há informações sobre o número de bandidos e se houve mortos ou feridos durante a ação.
Boninal - Um grupo de aproximadamente dez homens armados e encapuzados também assaltou a agência do Banco do Brasil do município de Boninal, na Chapada Diamantina (493 km), por volta das 9h de hoje.

“Tudo aconteceu de repente, como se os bandidos tivessem surgido do nada”, relatou um morador da cidade, que estava próximo à agência, na Praça Agenor Gonçalves Araújo.
Este foi o segundo assalto a esta mesma agência somente neste ano. Em de 15 fevereiro, oito ladrões também invadiram Boninal e levaram quantia não revelada pelo banco.
Desta vez, a polícia agiu rápido e cercou as principais vias de saída da cidade, contando com apoio de agentes de Palmeiras, Seabra, Lençóis e Andaraí.
Para facilitar a fuga, os assaltantes dispararam em direção aos policiais e moradores, usando como escudos o gerente do banco, dois seguranças e um funcionário.
s vítimas foram libertadas ilesas numa estrada de terra nas proximidades do povoado de Nova Colina. Os bandidos também deixaram para trás uma picape S10.
 polícia acredita que se trata do mesmo bando porque, em fevereiro, na fuga, os criminosos se dividiram em duas picapes, levando seis reféns, entre funcionários da agência e clientes.
Eles também foram deixados, junto com um dos carros, em uma estrada de terra nos arredores da cidade, sem ferimentos.
Juscelino Souza | Sucursal ATARDE Vitória da Conquista

ATRAÇÕES SÃO JOÃO PÉ DE SERRA

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

POR RILDO RIOS

O absurdo do absurdo

Diariamente a equipe do Blog de Alta Pressão flagra viaturas abandonadas nos pátios das delegacias de todo estado da Bahia. Esta pouca vergonha tem acontecido com frequência e o pior de tudo é que a Secretaria de Segurança Pública (SSP) faz bico pra essa esbórnia. 



Viatura que poderia estar combatendo a vagabundagem, apodrece em meio ao descaso  e pouca importância da alta cúpula da SSP.
BLOGALTAPRESSÃO

Para ACM Neto, Wagner interiorizou a violência

Política
Segundo ele, governador não trata de segurança pública com seriedade


O líder do DEM na Câmara, deputado federal ACM Neto, reclamou da onda
 de violência que atingiu o interior da Bahia. De acordo com o parlamentar,
 o governador Jaques Wagner (PT) levou para o interior o crime e a violência
 como nunca antes na história da Bahia
Para Neto, o governo não trata de segurança pública com seriedade e a 
Bahia virou terra de “faroeste caboclo”. Segundo ele, Wagner está destinando
 toda a verba com pirotecnia e propaganda.
Violência
Desde o início de 2011 foram registrados mais de 25 assaltos a agências 
bancadas no interior. O município de Ibiassucê, do sudoeste baiano, foi 
invadido por um bando armado que assaltou os três bancoslocalizados 
da sede na manhã desta segunda-feira (30).

sábado, 28 de maio de 2011

Programa será prorrogado para beneficiar 495 mil famílias

O governo federal vai lançar uma nova etapa do Programa Luz para Todos, para estender o acesso à energia elétrica a 495 mil famílias, a maioria nas regiões Norte e Nordeste. Segundo o diretor nacional do programa, Aurélio Pavão de Farias, a meta já está prevista na segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
O Luz para Todos, programa de eletrificação rural lançado em 2003, deveria ter sido encerrado em 2008, mas foi prorrogado para 2010 e, depois, para 2011. Segundo Farias, ainda restam 240 mil famílias sem acesso à luz elétrica, que deveriam ter sido atendidas pelo programa até o ano passado, mas que devem ser contempladas até o fim deste ano.
De acordo com o diretor, nos estados em que as metas do Luz para Todos foram cumpridas, o governo vai priorizar a população em extrema pobreza, quilombolas, indígenas e escolas.
Farias lembra que, mesmo que o programa um dia acabe, as pessoas não vão deixar de ser atendidas, porque existe a obrigação das concessionárias de universalizar o atendimento. “O que o Luz para Todos faz é ajudar as concessionárias a antecipar a universalização, colocando recursos de subvenção, até para mitigar o impacto tarifário. O que estamos fazendo é sair dos estados que não precisam mais da gente. Mas vamos continuar olhando para a população que merece a nossa atenção e merece ter o recurso de subvenção”, explicou.
Feira Hoje, com informações
Sabrina Craide - ABr

Corpo de adolescente de 14 anos é encontrado carbonizado e com marcas de tiros

O jovem é o 20º adolescente morto em Feira de Santana em 2011. No total 131 pessoas foram assassinadas este ano, na cidade.

Aldo Matos/Acorda Cidade | O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade | O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Sobe para 20 o número de adolescentes mortos este ano, em Feira de Santana. Walysson Gomes dos Santos, 14 anos, foi encontrado morto na tarde de ontem (27), em um matagal no Ddistrito Governador João Durval (antigo Ipuaçu).
De acordo com  a polícia o garoto foi morto a tiros e depois teve o corpo carbonizado. Até o momento não há informações sobre autoria e motivos deste assassinato.  O  corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).
O crime será investigado pela equipe da 1ª Delegacia. Que tem como titular o delegado Matheus Souza. Este ano, a polícia de Feira de Santana já registrou 131 homicídios. (Informações do repórter Aldo Matos, do programa Acorda Cidade).

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Trabalho escravo ainda faz 20 mil vítimas no país, diz MPT

Brasília - O Brasil ainda tem cerca de 20 mil trabalhadores que atuam em condição análoga à escravidão e os atuais métodos de combate à prática criminosa ainda não são suficientes para zerar a conta. Quem admite a situação é o Ministério Público do Trabalho (MPT) que lançou hoje (27) uma campanha nacional para sensibilizar a sociedade desse problema que persiste mais de um século depois do fim da escravidão no país. A campanha busca atingir empresários, sociedade e trabalhadores por meio de propagandas de TV, rádio e uma cartilha explicativa.

A ideia é mostrar que o trabalho escravo não se configura apenas pela situação em que o trabalhador está preso em alguma propriedade no interior, sem comunicação. “A legislação penal brasileira mudou em 2003 e incluiu condições degradantes de trabalho e jornadas exaustivas como situações de trabalho escravo. O trabalho escravo não é só o que tem cerceio de liberdade, pode ser psicológico, moral”, explica Débora Tito Farias, coordenadora nacional de erradicação do trabalho escravo do MPT.
Essa mudança na percepção está levando os órgãos fiscalizadores a encontrar novas situações de trabalho degradante também no meio urbano, como em confecções e na construção civil. A campanha pretende ajudar a sociedade a identificar e denunciar essas práticas. “A pressão social hoje é um fator muito importante em qualquer tipo de campanha. É importante que a sociedade perceba que a comida, o vestido pode ter um componente de trabalho escravo”, afirma o procurador-geral do Trabalho, Otávio Lopes.
Segundo o procurador, a compra de produtos que respeitem a dignidade humana deve ser vista da mesma forma que já ocorre com produtos orgânicos e com a preservação da natureza. Atualmente, uma lista do Ministério do Trabalho detalha os empregadores que submeteram trabalhadores à condição análoga a de escravo. Mais conhecida como lista suja do trabalho, a publicação tem hoje 210 empregadores listados.
Lopes afirma que o principal problema para zerar o trabalho escravo no Brasil é a reincidência, uma vez que muitos trabalhadores resgatados e não qualificados acabam voltando para a situação que tinham antes. “Quando tiramos aquela pessoa da situação de trabalho e não damos uma alternativa de qualificação, não estamos ajudando, estamos enganando.”
De acordo com o MPT, as parcerias para qualificação do trabalhador estão sendo firmadas com administrações estaduais e locais, de acordo com a necessidade econômica de cada região.  

Edição: Lílian Beraldo

FILARMÔNICA DE PÉ DE SERRA COMPRA E REFORMA INSTRUMENTOS MUSICAIS

Sopro da Alegria que na verdade é a Lira 6 de Agosto a original!!!
A Filarmônica Lira 6 de Agosto de Pé de Serra firmou convênio com a Secult Bahia no valor de R$ 30.000,00 e já aplicou o dinheiro na compra de 01 Souzafone (tuba), um sax horns (trompa), um trombone de pisto, um sax soprano, um par de pratos para filarmônica, acessórios, fardamento (quepes) além de reformar 12 (doze instrumentos sendo eles: 01 souzafone, 02 sax horns, 02 trombones de pisto, 03 (três) sax alto, dois sax tenores, 02 (dois) bombardinos e compra de estojos para estes instrumentos.
A nossa Lira 06 está mais viva do que nunca!! temos hoje cerca de 20 instrumentos novos e reformamos os outros. Está sendo ministrado aulas de música todos os dias das 18:00 às 20:00 hs, e dia de sexta-feira das 08:00 ao meio dia e das 14:00 às 17:00 pelo professor Sergio de Manoel.
Dentro desse contexto criamos a Orquestra Sopro da alegria que participa de várias festas em municípios da Bahia dentre eles: Carnaval de Rio de Contas, recentemente na Micareta de Feira, iremos para Nova Fátima e Capela do Alto Alegre no São João.
E tudo isso graças a história da Lira 06 de Agosto que faço questão de dizer que é a mãe de todos os músicos de Pé de Serra, apesar de muitos viverem à sua sombra. Devemos muito a Antonio Funga o verdadeiro maestro assim como a todos que contribuíram e não levaram nada dessa grande riqueza cultural de Pé de Serra.
Por Rildo Rios

Curso de formação do MEC tem baixa procura Agênc

Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) estuda prorrogar o prazo para que professores da rede pública possam se inscrever em cursos de formação continuada oferecidos pelo governo federal em parceria com instituições públicas de ensino superior. O prazo termina domingo (29), mas até esta quinta (26) apenas 11% das 86 mil vagas ofertadas tinham sido solicitadas.

Lançado em 2009, o Plano Nacional de Formação de Professores tem como objetivo capacitar docentes que não têm a formação mínima exigida por lei – ou não fizeram o ensino superior ou cursaram graduação em áreas diferentes daquela que lecionam. Para os que já concluíram essa etapa, são ofertadas vagas em cursos de capacitação ou atualização – presenciais, semipresenciais ou a distância – em universidades públicas. Mas a demanda está aquém do que foi planejado pelo ministério.

“No caso da formação continuada, há um componente diferente porque o professor não sabe que curso fazer, a multiplicidade de cursos é muito grande e às vezes isso acaba sendo um entrave porque o professor não localiza o que gostaria de fazer”, acredita Helena de Freitas, assessora da Secretaria de Educação Básica do MEC.

A inscrição do professor deve ser feita pelo diretor da escola com base em um levantamento de qual é a demanda por formação daquela equipe. A lista dos cursos disponíveis, com informações sobre a duração e o conteúdo de cada um deles, está disponível na Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br/index-static). É lá que o diretor da escola fará a inscrição de seus profissionais que deverão, posteriormente, confirmar o interesse em participar do curso.
No Amazonas e Distrito Federal, menos de 1% das vagas disponibilizadas tinham sido solicitadas pelas escolas até quinta-feira. Pernambuco Rio de Janeiro e Roraima também apresentavam percentuais inferiores a 3%. Sobram oportunidades em todos os estados: a maior procura está em São Paulo, onde 45% das vagas foram solicitadas pelas escolas.
Segundo Helena de Freitas, o ministério estuda se fará algumas mudanças na oferta. É preciso, em diálogo com os municípios, identificar se os cursos estão em sintonia com aquilo que a rede precisa e se os temas são de interesse do professor. As capacitações são variadas: há formação em áreas de conhecimento específicas, como história e geografia, ou em temas mais amplos como direitos humanos e educação ambiental.
“Estamos avaliando o que leva o professor a não procurar a formação continuada, pode ser que muitos estados já trabalhem com ações semelhantes. São muitas variáveis que estão interferindo, não acho que haja desinteresse, mas pode ser que não haja motivação do professor em relação a esses cursos”, afirma.
Outro fator que pode explicar a baixa procura é a carga horária do professor: o MEC incentiva que a Secretaria de Educação flexibilize os horários dos profissionais para que eles possam frequentar os cursos.
“É importante consolidar o sistema de formação, mas dentro de uma carreira. Enquanto o professor não tiver um plano de carreira, ele não vai ver uma perspectiva de desenvolvimento ao fazer um curso como esse. Ele pensa se vai abrir mão ou não do fim de semana para fazer essa capacitação”, aponta Helena.
Diretores e professores interessados nos cursos oferecidos devem acessar a Plataforma Freire para fazer a inscrição, que depois será validada pela Secretaria de Educação à qual estão vinculados.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

PREFEITO ESTEVE EM BRASÍLIA PARA ASSINAR CONVÊNIO DE QUADRA COBERTA

A QUADRA SERÁ CONSTRUÍDA NO POVOADO DE AROEIRA.


O Prefeito de Pé de Serra Hildefonso Vitório e secretária de Educação Maria Paula, estiveram hoje em brasília para participarem da solenidade de assinatura de convênios com a presença de várias autoridades entre elas a Presidente Dilma Roussef. O município teve importante participação nesse ato onde o mesmo assinou um convênio para a construção de uma Quadra Poliesportiva coberta no povoado de Aroeira em Pé de Serra.
Em breve acontecerá a liberação do dinheiro e será feito todos os tramites legais para a execução dessa obra que é muito importante para o município e principalmente para a Aroeira que ainda não tem um espaço desse porte.
Já foi assinado também um convênio para aquisição de mobiliário escolar para as escolas municipais e em breve os alunos terão esse benefício para quem sabe dar melhores condições para todos.
Por Rildo Rios/fotos agência Brasil

Governo vai distribuir bicicletas para alunos que andam a pé


Em cerimônia hoje (26), no Palácio do Planalto, foi assinado pela presidenta Dilma Rousseff o termo de compromisso que prevê as obras e o investimento necessário.

O governo federal assumiu o compromisso de construir 138 creches, 254 quadras esportivas escolares e a distribuição inicial de 30 mil bicicletas para crianças que moram longe da escola. Em cerimônia hoje (26), no Palácio do Planalto, foi assinado pela presidenta Dilma Rousseff o termo de compromisso que prevê as obras e o investimento necessário.
Em seu discurso, Dilma afirmou que as iniciativas integram a estratégia do governo de priorizar a educação. “Esse ato inicia claramente o nosso compromisso com as condições que são necessárias para que educação seja uma experiência não apenas ligada ao saber, mas também às práticas esportivas e ao lazer”, disse.
A construção das creches, em 83 municípios, totalizam investimentos de R$ 154,3 milhões. Já as quadras esportivas beneficiarão 249 municípios e estão orçadas em R$ 216,9 milhões. As escolas e creches serão construídas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) e a iniciativa faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).
O ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou que as quadras nas escolas irão incentivar a cultura da educação física e do esporte em um país que vai ser sede das Olimpíadas de 2016. Foram também doadas 30 mil bicicletas e capacetes a prefeituras de 81 municípios brasileiros para crianças que moram longe das escolas como parte do programa Caminho da Escola.
As bicicletas começam ser distribuídas primeiro em áreas rurais e para municípios de até 20 mil habitantes. Até o final de 2011, essa distribuição deverá chegar a 100 mil bicicletas e 100 mil capacetes para 300 municípios do país. A previsão é de que sejam investidos R$ 8,9 milhões nessa primeira ação e mais R$ 21,1 milhões ao longo de 2011.
Um estudo do Ministério da Educação (MEC) apontou que um número considerável de crianças brasileiras percorre a pé, diariamente, distâncias entre 2 e 12 quilômetros, de casa até a escola ou até o ponto de embarque do transporte escolar.

Fonte: Agência Brasi

POVO NA RUA PEDINDO JUSTIÇA, PAZ E PROVIDÊNCIA DAS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS

PARABÉNS PARA O POVO DE PÉ DE SERRA, UNIDOS TODOS POR UMA CAUSA E POR JUSTIÇA

VAMOS TODOS NA MESMA DIREÇÃO LUTAR, GRITAR, COBRAR E MOSTRAR AO GOVERNO DA BAHIA QUE O POVO DE PÉ DE SERRA NÃO PODE FICAR ABANDONADO SEM SEGURANÇA E SEM JUSTIÇA

POR RILDO RIOS/FOTOS ROBSON RODRIGUES

quarta-feira, 25 de maio de 2011

VEJA O VÍDEO DESSA TRAGÉDIA, PÉ DE SERRA SOFRE COM UMA DOR COLETIVA QUE SUA POPULAÇÃO NÃO SABE QUANDO ISSO VAI ACABAR.

Tragédia em Pé de Serra: Policia prende e interroga 4 suspeitos neste momento

image

Suspeitos estão sendo ouvidos na Policia Civil, em Riachãol
Quatro homens suspeitos da autoria do crime que vitimou dois jovens em Pé de Serra foram detidos no final da tarde desta quarta-feira (25), neste município, e levados para serem interrogados em Riachão do Jacuipe.
Neste instante o delegado de Policia de Riachão do Jacuipe, Dr. Carlos Baqueiro, está ouvindo os suspeitos. Três deles já foram ouvidos e o quarto, que tem prisão preventiva decretada, também será ouvido pelo delegado ainda esta noite.
 Os suspeitos foram presos em Pé de Serra e encaminhados para Riachão do Jacuipe, onde o crime com os jovens Fernando Oliveira e Lucivânia Lopes está sendo apurado. Os policiais chegaram até os suspeitos através de informações do Disque Denúncia.
Dr. Carlos Baqueiro não quis revelar os nomes dos suspeitos, já que não existem provas de que foram eles os autores da tragédia no município da Bacia do Jacuipe.
Depois daremos mais informações
Da redação do interior da Bahia, com colaboração de Marcos Cícero

Crime bárbaro – População de Pé de Serra vai às ruas clamar por justiça

Milhares de pedeserrenses realizaram a passeta para chamar a atenção das autoridades em relação ao alto indice de violência no município.

Moradores do município de Pé de Serra, realizaram no meio da tarde de quarta-feira (25), uma caminhada para cobrar apuração e justiça na morte do casal de jovens, Fernando de Oliveira, de 19 anos (completaria 20 no próximo sábado) e Lucivânia Lima Lopes, de 21 anos, encontrados carbonizados dentro do porta-malas do veículo Siena, p/p JSE-1091, licença de Salvador, de propriedade do pai do jovem.
A caminhada saiu ás 16h da Rua Dioclécio Roque de Menezes, onde mora os pais de Fernando e seguiu para o centro da cidade, passando inicialmente pela Câmara de Vereadores, onde houve a primeira parada. Os manifestantes, portanto cartazes pediram aos vereadores para que não fossem omissos diante da situação de violência que vem causando medo aos habitantes do município.
A segunda parada foi em frente do Fórum, quando protestaram contra a falta de juiz e promotor. Entoando palavras de ordens, eles diziam que não queriam autoridades do judiciário substituto e sim permanente. Cartazes denunciavam que em um ano houve sete homicídios no município e todos com autorias desconhecidas.
Momento de muita emoção – Ás 17h a caminhada chegava a Praça da Matriz e em frente à Igreja Católica, a mãe de Fernando, Dalvacy de Oliveira, fez um apelo que emocionou a todos e disse que queria saber quem fez a perversidade com filho, que era bom e querido por todos. “Vocês não têm noção da dor de uma mãe neste momento. Sabe eu e a mãe de Vânia”, falou Dalvacy ao lado do esposo Benedito.
Sob o som da música “Canção da América”, de Milton Nascimento, os manifestantes foram até a Delegacia, que após trinta dias, teve as portas abertas por alguns instantes, antes da chegada dos manifestantes. Uma das coordenadoras do movimento, professora Tânia Maria, com muita determinação fez um apelo ao governador Jaques Wagner, para que olhasse com mais atenção para segurança do município, pois hoje a dor é do povo de Pé de Serra e amanhã, outros poderão passar por esta situação.
Ela disse que votou no governador para sua reeleição e bate um arrependimento pela falta de atenção com seu município, que considerou o melhor lugar do mundo. Evangélica, professora Tânia fez uma oração fervorosa pedindo para que Deus afastasse os espíritos ruins que estão trazendo intranquilidades para as famílias. “Governador respeite Pé de Serra. O Governo esta dormindo. Acorde governador” falou em voz alta a professora após a oração.
Abraço da paz – Ao chegar de volta a Praça da Matriz, os participantes do movimento fizeram o abraço da quadra, no centro da Praça, rezaram o Pai Nosso e soltaram vários bolões brancos, simbolizando a paz.
Vítimas da violência
O funcionário público e cadeirante Pedro Paulo, 29 anos, fez a leitura do salmo 91. Residente na Praça Ruy Barbosa, 91, Paulo estava trabalhando como vigilante da Secretaria de Ação Social no dia 07 de dezembro de 2009, quando dois homens chegaram em uma moto e disparam oito tiros a queima roupa, sendo alvejado por seis, sendo que três ficaram alojados na coluna.
Helena Martins Silva, 67 anos, se aproximou da equipe do CN e disse que seu irmão, Gervásio Coelho da Silva, foi assassinado há 13 anos e até hoje a autoria é desconhecida.

Pai de Fernando disse que não tem dúvida que Deus vai dá um jeito para ele enfrentar essa situação dificil
O comerciante Benedito Raimundo, pai de Fernando, pediu que as pessoas denunciasse através do telefone 75-3264.2022, do disk denúncia e dessem informações que ajudasse a desvendar este crime. “Não vamos nos calar. É necessário ajudar a polícia com as informações. Tudo será guardado em sigilo”, apelou. Questionado pelo CN quanto ao sepultamento do filho, ele disse que, pela previsão do IML, os corpos serão liberados dentro de um prazo de noventa dias, quando sairá o resultado do DNA, para identificar o corpo de Fernando e da Vânia, pois foram totalmente carbonizados.
Disk denúncias – Quatro pessoas já foram ouvidas pelo delegado Carlos Baqueiro, responsável pelo inquérito e segundo ele, todas elas foram localizadas através do disk denúncia e em situações que fazem ligações com as vitimas, “porém até o momento, nada que pudesse esclarecer o caso e identificar os autores do crime”, disse o delegado.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pé de Serra, Lauriano Santos Carneiro, sugeriu no fim do evento a criação de uma comissão para ir ao governador expor toda esta situação e buscar providências para a questão da segurança.
Entenda o caso que abalou Pé de Serra – O município de Pé de Serra, localizado no Território do Sisal, “parou”, desde ás 16h de segunda-feira (23), quando chegou a notícia que os corpos de Fernando e Vânia foram encontrados carbonizados á 03 km da sede. A partir daquele momento a cidade parou, o comércio fechou as portas, as escolas suspenderam as aulas  e estão sem funcionar desde segunda-feira. Este é assunto e a lamentação de toda uma comunidade composta por quase 14 mil pessoas, que vivem o mesmo sofrimento, e falta disposição para “tocar a vida”.
REPORTAGEM CALILANOTICIAS