O Planejamento para o Desenvolvimento Municipal da Agricultura Familiar na cidade de Pé de Serra está acontecendo desde a ultima quarta-feira, (11/ 05) e vai até amanhã (13/05).
Os principais participantes do evento são os agricultores de Pé de Serra, os Sindicatos, Associações Comunitárias, Secretarias do Município, Câmera de Vereadores, Conselhos Municipais e a EBDA, empresa responsável por ministrar o curso.
Na abertura do evento, o prefeito Hildefonso Vitório garantiu aos agricultores e demais presentes no evento, não medir esforços para a viabilização da Agricultura Familiar no Município.
Em seguida o evento trouxe debates sobre os relacionamentos com os orgãos do município, além do levantamento e análises produtivas no município.
Hoje, (12/05) quinta-feira, o evento segue com o levantamento, priorização e sistematização dos problemas produtivos, sociais e ambientais da cidade de Pé de Serra. Os agricultores expressaram, ainda, suas maiores dificuldades em viabilizarem a Agricultura Familiar no interior do município.
Foram citados por eles, problemas como linhas de créditos, escoamento de suas produções, e principalmente, a situação da água no Município e assistência técnica qualificada para a melhoria da agricultura.
Aspectos como queimadas, poluição, caça e pesca e comércio de animais silvestres também inviabilizam a agricultura familiar. Além disso, os agricultores demonstraram a necessidade da presença de profissionais como um veterinário e um agrônomo disponível no Município.
Em seguida, segundo a EBDA, será elaborada o Planejamento de Ação integrado entre as Secretarias do Município, o Estado, entidades representativas como: os sindicatos, Ongs, associações comunitárias e outros.
As propostas elaboradas serão executadas em um período de um ano e com um ano serão analisadas e replanejadas, conforme, as necessidades das comunidades locais.
Ascom- Pé de Serra
Nenhum comentário:
Postar um comentário