Depois ser reconhecida como uma região produtora de vinhos, o Vale do São Francisco, na Bahia, agora é alvo de injeção de recursos para a produção de sucos de uva. A empresa gaúcha Casa Valduga vai investir R$ 28 milhões – em duas etapas - na instalação de uma fábrica de suco de uva e manga em Juazeiro.
A qualidade e a quantidade de frutas produzidas no Vale do São Francisco – enquanto a região Sul tem apenas uma safra de uva anual, a Bahia tem duas – foram fundamentais na escolha do local para implantação da agroindústria. Atualmente, são plantados 12 mil hectares de uva e 24 mil hectares de manga na região.
Ainda na primeira fase do projeto, a indústria também passará a produzir espumantes. A princípio, de acordo com Valduga, a produção será destina ao mercado interno. “Mas não vamos entrar na concorrência de mercado já existente porque o nosso produto será diferenciado. A exportação é um segundo plano”, afirma.
De acordo com o secretário de agricultura do Estado, Eduardo Salles, a vinícola Miolo, já instalada no Vale do São Francisco, com a produção de vinhos, sinalizou recentemente o interesse em também investir em uma indústria de sucos. “A produção de uva na Bahia hoje é, principalmente, de uva de mesa, que é vendida no mercado externo. A gente quer diversificar esse mercado para a produção de uva para sucos e vinhos também”, diz Salles
A TARDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário