Rildo

domingo, 12 de dezembro de 2021

OS SINAIS DA VIDA

Gestos e comportamentos revelam sinais que palavras não conseguem expressar. Um olhar pode revelar sentimentos, se decifrado pode nos fazer entender o que ocorre com cada pessoa. Através de olhares verdadeiros o Amor brota e, se regado se materializa entre abraços. criando laços de respeito, carinho e esperança para nossa vida.

Abraços apertados e de sentimentos alimenta nossa alma, tranquiliza o coração e nos dá energia para seguir nosso caminho com fé e felicidade. Mesmo que seja momentáneo, mas um abraço acalenta o corpo e energiza nossa força de viver. Abraços nos coloca em sintonia com o Amor.

Um aperto de mão diz muito mais do que palavras perdidas, a forma de segurar uma mão pode mostrar o que se sente por outrem. Pode parecer que não, mas apertar as mãos é um ato de compromisso, companheirismo e pacto com o que é verdadeiro. 

O corpo está sempre dizendo algo, em cada movimento pode mostrar caminhos que serão seguidos, caminhos percorridos e revela até mesmo verdades não ditas. O corpo da gente mostra sinais do que foi, do que é e do que será. É preciso saber decifrar cada gesto, olhares distantes, comportamentos estranhos, pois por falta de coragem e atenção a pessoa diz uma coisa mas seu corpo caminho em um mundo distante que devria ser.

Olhemos ao nosso redor, enxerguemos o que o olho não ver e, de todo modo observe as coisas como elas parecem ser, para assim descobrir o que realmente são, ou não.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Não controlamos o que não depende da gente

Vivemos em uma sociedade cada dia mais difícil de se adaptar, pois são tantes mudanças que cada pessoa não consegue acompanhar detrminadas transformações. Quando observamos aspectos sociais que não comcordamos, se manifestar se tornou um grito de guerra. Em muitos casos a imbecilidade e prepotência dos pseudos-intelectuais se destaca diante do respeito, da dignidade e da justiça. Não adianta, estes comportamentos alheios a nossa vontade são imutáveis, afinal, não depende de nossa vontade, são forças obscuras externas longe bem longe do nosso controle.

Muitas pessoas ficam desassogedas com este desequilíbrio social, se sentem impotentes diante da postuda de gente vil e que, para propagar suas ideias e interesses, mentem, armam armadilhas e conspiram contra muita gente do bem. Essa raça estranha e perversa do mal, não tem freios, engana e seduz pessoas dominadas pelo veneno disfarçado de sorrisos e ar de superioridade. Fujamos desse gente insana.

Vamos pensar quem sabe em deixar eles seguirem seu caminho tenebroso e levar os aliados e enganados consigo, quando chegarem na lama contaminada pelos seus males, será tarde para voltar e acertar o caminho da luz e do bem. Melhor a gente deixar eles seguirem, ao certo nada pode ser feito, pois eles para conseguirem poder, castiga quem tenta alertar do perigo. Deixemos eles ir ao lamaçal.

Vamos pensar em fazer o que podemos para uma sociedade melhor, precisamos fazer sempre o bem e tentar sempre realizar o certo, mesmo que seja difícil, mas o certo será sempre repleto da verdade e do respeito. Não liguem para essa gente, não vale á pena tentar mudas o caminho, pois quem cheira a lama sempre como porcos caminhará para se refrescar em sua piscina repleta da maldade e prepoténcia. 

Vamos nos conformar com o que não pode ser e lutar pela vontade de o bem se fazer. Sempre e Sempre. Não podemos mudar o que não é da gente.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Meus inimigos se alimentam de minhas dores.

Eu tento viver a minha vida pautada em alguns princípios que entendo ser importantes para nós seres humanos: o respeito, a dignidade e o espírito de justiça vem sempre se fortalecendo dentro do meu SER. Sei que erro e tento sempre aprender com as quedas que a vida me dá, e em muitos momentos sou empurrado por inimigos inesperados e vindo do mundo de longe.
Tem momentos que é melhor deixar os inimigos vencerem, afinal, eles precisam se alimentar das dores alheias para encher suas panças podres de sofrimento de gente do bem. Sei que nada por enquanto que eu fizer vai adiantar para mudar o planos do mal para me fazer desistir, mas mesmo rastejando e sangrando pelo caminho, vou olhar para o céu e ouvir a voz de DEUS - ele é quem me levantará.
Esses inimigos são fortes, tem proteção poderosa de forças ocultas, enganam e se juntam com sua legião de canalhas para aterrorizar pessoas do bem, mas mesmo assim eu resisto e tento mostrar aos enganados o perigo dessa gente vil. Por enquanto não vou conseguir, pois esses inimigos ganham força a cada dia e eu Sou o alvo central deles, porque talvez eles não se conformam com minha simples existência, mas eu existo e sou blindado pela força do caráter e do respeito. Vamos esperar...
Minha indignação não tem importância, mas eles sabem que sei dos seus planos, essas víboras forasteiras não vão desistir, irão enganar, causar discórdia, sugar os sonhos da gente e acima de tudo se regojizar com as dores de outrem. Não tenho medo de sentir dor, tenho medo às vezes da fraqueza de quem se deixa enganar com estas "pestes" do além.
Podem comemorar, podem colocar seus planos em ação para me derrubar, só não podem esquecer que Deus ver tudo e sabe da vida de cada um de nós. Se atentem as voltas que o mundo dá e se preparem quando as quedas mudarem de lado.

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Política: Gente de fora, depois cai fora!


Um dos maiores arrependimentos que tenho nessa minha vida simples, foi pensar que poderia fazer parte do sistema político implantado na sociedade brasileira. Como escreveu Edson Gomes: " Esse sistema é um Vampiro", e na maioria das vezes suga além do nosso sangue, nossos sonhos  e esperança por dia melhores. Eu fui iludido por mim mesmo, usado pelo sistema e até hoje pago uma conta muito alta por isso. Mas, aos poucos aprendo que desse "sistema" preciso me proteger sempre e sempre.

Alguns poderosos dão valor a quem tem preço, em especial aqueles que são como bananas podres, se vendem  e procuram sempre se encaixar onde lhe convém. Quem tem valor moral, bom caráter e boa-fé, fica esquecido no meio do caminho. Quem tem a hombridade de ser verdadeiro, defender uma pessoa como um novo caminho, é logo esmagado por forças alheias ao seu controle. O poder do voto e da condição financeira ofusca todo e qualquer plano de se contruir uma sociedade mais respeitável.

Criamos inimigos simplesmente porque somos simples e leal e, na maioroia das vezes são inimigos forasteiros que nem conhece a nossa história e nem tão pouco sabe o que nosso povo precisa. Apenas querem sugar nosso sangue com morcegos esfomeados e determinados a esvaziar as veias de gente do bem. Eu não deixo as minhas últimas veias serem sugadas por eles e elas, eu venho conseguindo fugir desses sanguinários e tento avisar sem sucesso o perigo que representam para um lugar. Gente de fora não sabe o que acontece por dentro de uma cidade. Gente assim destrói muita coisa e depois vai embora se lambuzando de sangue.

Eu acredito hoje que é em vão alertar sobre o perigo dessa gente, os cegos tem motivos poderosos para se juntar aos vampiros e sanguessugas. Minha forma é minúscula perto desse jogo de poder, sempre a parte mais fraca se rompe e nos leva a derrota. 

Vou ouvir sempre a voz da verdade, do respeito, do bom caráter e tentar fortalecer a justiça através da minha insatisfação com coisas que entendo ser injusta e, cheias de perigos para quem não se atenta ao disfarce por detrás da maldade dessa gente sem caráter e sem respeito pelo POVO de um lugar.

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Sobre o Amor



Sinceridade. O Amor sincero alegra o coração e nos faz sentir saudade mesmo perto de quem nos faz bem. O amor se mantém vivo quando é repleto de simplicidade, respeito, carinho e paz entre pessoas.

Para amar é preciso acreditar nos sonhos que se têm, se preciso for viver os sonhos juntos e alimentar a esperança nos sentimentos de outrem. O Amor tem seu lado triste e as vezes nos causa dor e tristeza, pois para quem ama quase tudo pode suportar, ás vezes o desprezo, os enganos, desenganos e quase sempre a falta de cuidado com nossos sentimentos.

Respeito. O amor sincero de quem ama, não engana a si mesmo e nem a pessoa amada - Ele pra ser puro, respira verdade. E quando vem as dúvidas, logo pode ser acalmado com um abraço ou um aperto de mão. Acredite no amor como o alimento da vida, sem Ele muita coisa perde o sentido de ser. Respeite seu Amor, ou então busque outro nas veredas da vida, mas procure com cuidado e sonhos de dias bons, pois coisas más podem se vestir do falso amor.

Verdade. O Amor é invisível, sentimos sua presença com o pulsar do coração. Ele é uma força tamanha, que pode suportar e vencer a mentira. Não é aventureiro, o Amor vive na alma por inteiro, mesmo que em momentos maltrate o nosso coração. Não minta para o amor, seja puro e sincero, sempre, se não Ele desacredita na vida e nos sonhos que se tem. O Amor sobrevive com a força do bem querer, existe dentro da gente e quando olha para o outro, dá vida a esperança de alguém. Sobre o amor, viva-o.


segunda-feira, 25 de outubro de 2021

A Verdade liberta, acreditem


Quando mentimos, abrem-se feridas incuráveis na vida de quem achamos que enganamos. Quando omitimos tentando esconder algo, Deus ver tudo, guarda e como uma brisa do vento, sopra a verdade para os outros de coração puro sentir e saber o sentido do que realmente foi e o que será daqui pra frente. Nada fica escondido, acreditemos nisso. E, no mundo de hoje onde somos vigiados pela tecnologia, algo oculto aparece no piscar dos olhos e coisas apagadas surgem como erva daninha que pode contaminar a vida. 

E lembremos sempre de Deus que ver tudo e tudo sabe, se ainda assim continuemos a mentir, melhor esquecer do Criados de todas as coisas.

A verdade acalma a alma. A mentira pode trazer tragédia para nossa vida.

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

A CULPA SERÁ SEMPRE DO OUTRO...

 

Pois bem. Raul Seixas em sua música Por Quem os Sinos Dobram, escreveu: " É sempre mais fácil achar que a culpa é do outro" - uma frase muito reflexiva. Culpar alguém envolve muitos sentimentos, dentre eles o egoísmo que é um caminho para o desequelíbrio da humanidade.

Na frase, que é uma pérola do nosso Grande Raul, uma palavra chama atenção, o vermo "ACHAR", ela nos conduz a pensar que, a gente acha, mas pode ser que a culpa é nossa, pois somos humanos e sem erro a vida seria um "erro", assim deveria ser a nossa visão do mundo.

Entretanto, muita gente se sente o dna da perfeição, se olha no espelho e ver Deus refletido como se fora o criador da verdade e do destino de outrem - mas não é, nunca será. Temos que nos olhar no espelho e tentar encontrar nossas falhas e, quem sabe em um pensamento profundo e fraterno descobrir que os nossos erros podem destruir os sonhos de alguém, entender que ao se julgar perfeita, a pessoa caminha para o abismo da hipocrisia e da arrogância, esta que mostra o caráter de muita gente que se diz santa nesse mundo de pecados. Essa gente não gosta de gente simples e humana.

Vamos lá! Em outra frase da mesma canção, Raul Seixas diz: "Evita o aperto de mão de um possível aliado", observemos que novamente um verbo norteia o sentido do que podemos fazer nesse mundo. "Evitar" o pedido de desculpas e a forma simples da maioria das pessoas, mostra mais uma vez que pessoas assim se sentem supremas e se acham acima de tudo e de todos. Mas não são, nunca serão, gente assim carrega no sangue vestígios de desumanidade, arrogância, prepotência e a cimma de tudo a falta de amor fraterno para com pessoas do bem, gente que só quer apenas um aperto de mão e quem sabe um pedido de desculpas ou entendimento do que realmente move a natureza humana.

Por fim, Raul diz: " Convence as paredes do quarto e dorme tranquilo, sabendo no fundo do peito que não era nada daquilo". Não é mesmo! Somos imperfeitos e sempre seremos, evitamos entender nossos erros, pois o orgulho e a arrogância não nos deixam dormir em PAZ.



quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Resposta para o Vereador Biruta

 


Começo esse texto com a frase do grande Sérgio Portela: " O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las". Pois bem nobre e valoroso vereador. O senhor postou em redes sociais que o Gerente de Convênios e Contratos de Pé de Serra, precisa se capacitar - preciso mesmo! Sempre estou buscando novos conhecimentos, pra não ficar sendo biruta de aeroporto ou papagaio cego e mudo. Talvez o senhor também precise começar a aprender e em especial a reconhecer o trabalho feito por quem conhece um pouco do assunto.

Sobre o convênio 875511/2018, que tem como objeto pavimentação de ruas, teve seu pagamento desembolsado no dia 30/08/2021, depois de muito trabalho sério e ajustes do processo, pois a gestão anterior sim, não cumpriu com suas obrigações, afinal, desde 2018 que o convênio estava sem recurso na conta, e o ex-prefeito INELEGÍVEL, mandou a empresa começar a obra e o pior, não pagou pelos serviços realizados. para termos uma ideia, até a conta no Banco do brasil estava inativa e a nova administração tomos todas as providências para a abertura da nova conta. MÉRITO NOSSO! RECONHEÇA... Ah, outra aberração é que O Governo federal ainda não trabalho com PIX vereador, pelo amor de Deus, assim como eu, vá se capacitar, acredite, estudar é bom. Eu que só tenho curso superior em direito e sou graduando em pedagogia, estou sempre aprendendo, sempre. Não sei qual sua formação, mas sempre busque fatos, provas  e argumentos.

Documento que prova a abertura da conta em 31/05/2021


Pois bem povo do bem, o vereador está mais perdido do que "cego em tiroteio", mas faz sentido, ele ainda precisa se CAPACITAR  para exercer suas atividades legislativas e deixar de ouvir vozes perdidas no tempo. Sou Rildo Rios, GMC de Pé de Serra, aquele que cadastrou em dezembro de 2016 um projeto a pedido do seu protegido ex-prefeito INELEGÍVEL. Aquele que foi perseguido e humilhado por muita gente do seu grupo político. Vereador reveja sus postura, se tiver dificuldades com informações e documentos, talvez eu posso lhe ajudar. Outra coisa que o senhor está perdido, esta obra não é de emenda parlamentar, quem lhe contou esta mentira? Diga! Alíás, nada aqui vai lhe convencer, pois tudo de mim, meus inimigos do seu grupo, terá uma forma de me atacar. Mas Eu vereador, estou aqui, fazendo o possível para consertar os erros da gestão de convênios que a gestão que o senhor apoiou deixou, e olhe e pesquise, foram muitas aberrações, que no momento oportuno o povo vai saber.
Sem delongas vereador, o valor de R$ 387.193,06 do convênio do ano de 2018, foi depositado na conta porque o Prefeito Edgar Miranda é reponsável e eu como GMC, fiz minha parte para que isso ocorresse. Vocês passaram quase dois anos e não conseguiram executar a obra, mas a nova gestão em 08 meses vem consertando o erros de vocês. Abraço de conhecimento e humildade.
Imagem que prova que o senhor mente ao dizer que é emenda parlamentar.




quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Abrace o AMOR


Abrace forte seu Amor,

vez em quando dê-lhe a mão

antes que ele saia voando, 

outros mundos, outra canção.


Sinta o gosto do sorriso

e da poesia paz e carinho,

palavras chamam em silêncio

para ele não ficar sozinho.


Lembre do beijo que um dia,

alimentou um sonho feliz,

coração bateu bem mais forte,

o amor ainda assim me diz.


E se o amor sai chorando,

sentindo o peso da ilusão,

lembre dos momentos a sós

onde se abraçou um coração


Abrace e sinta o pulsar sereno

ali na alma, amante a cantar

versos de um poema que um dia

junto a ti veio o amor acreditar




sábado, 28 de agosto de 2021

Sinta-me, sinta-se.

Sinta o sentimento meu,

teu, meu coração vagueia...

Querendo um abraço seu.

Sinta-me no olhar sofrido,

Que um dia, assim perdido,

Encontrar-te-ei sorrindo...

Sinta-me no amor que passeia,

E volta vez em quando, assim...

Para minha tristeza em mim.

Sinta-me no abraço de paz,

No no cheiro livre do bem,

Que te quero, mais e mais...

Sinta-se amada, querida...

Navegue ao som do silêncio,

Que acredita que o amor,

Volte, para a vida, nos dá a vida.

Sinta-me, sinta-se aqui,

No meu peito, pulsando

Esperança, que vem e vai,

Um carinho que feliz me faz.

Um sentir calmo, suave e fiel,

Um sentimento que vive,

Na minha alma, me acalma.

Sinta-se amada, desejada.

Sinta-me amante, errante,

Sejamos navegantes da vida,

Sejamos sentimentos sinceros,

Pois do teu amor, assim 

Espero...

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Meus erros, eu tenho em mim

Diante das imperfeições humanas, quem eu penso que sou para me sentir o correto em tudo que faços ou deixo de fazer? (...) é muito egoísmo para um simples e pequeno ser diante da força do criador de tudo que existe no universo. Meus erros são latentes como a luz do sol, minhas imperfeiçoes são barulhentes como trovões depois de uma noite iluminada por relâmpagos. Eu envelheço e não aprendo a saber da minha pequena existência, eu tento empurrar culpas em inocentes, jogo para o desfiladeiro pessoas que não merecem sofrer por conta das minhas ações de desequilíbrio.

Me coloco quase sempre como um ser melhor, umas pessoa que esnoba seus semelhantes, eu sou um ser que custa a aprender a respeitar outros seres, sou como o fogo que queima a floresta e bota a culpa no vento. E o pior é que já cheguei em mais da metade da minha vida e continuo a cometer quase sempre os mesmos erros e causando desagrado em muitas pessoas. Acho que não há mais tempo de entender as liçoes da vida e encontrar o meu lugar. É tarde para refazer o que já foi feito - muito tarde.

Fico procurando argumentos e motivos para jogar as minhas culpas em tudo e todos, mas eu preciso pelo menos me calar e engolir toda esse banquete de erros que vão transbordar a minha alma de desgosto. Mas tenho que começar a absorver todo o mal que faço aos outros, preciso pagar a conta que é minha e de mais niguém - custa mas vou pagar.

Para quem vir a ler esse desvaneio, será muito difícil entender e pode achar que estou fora do rumo da vida. Mas não! estou reconhecendo que sou responsável por tudo de ruím que já causei e causo as pessoas - o meu futuro agora é carregar isso tudo.

Enquanto a outras pessoas que não fiz mal ainda, fiquem nos seus lugares, deixa eu viver essa agargura no meu peito. E quem fiz e faço mal, fiquem em paz, pois eu não volto ao mesmo caminho que me faz sofrer. Procurem apagar minha exitência de suas vidas. EU vou seguir sozinho





segunda-feira, 2 de agosto de 2021

PÉ DE SERRA: A VERDADE SOBRE A OBRA DA UBS .


O convênio 057/2019 foi assinado em 12 de dezembro de 2019 pelo ex-prefeito (inelegível) Antônio Joilson,  sendo R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais) custeados pelo ESTADO e R$ 84.872,71 (oitenta e quatro mil, oitocentos e setenta e dois reais e setenta e um centavos) pelo MUNICÍPIO, a título de contrapartida. No entanto o ex-prefeito NAO CUMPRIU a obrigação e não depositou o valor de sua responsabilidade.  A SESAB depositou o valor de R$ 350.000,00 no dia 02/02/2020, no entanto o ex-prefeito NÃO CUMPRIU sua obrigação e não depositou a parte do município. ABSURDO!!!!

E tem mais!!! a LICITAÇÃO foi feita com valor abaixo do convênio: O MUNICÍPIO DE PÉ DE SERRA, ESTADO DO BAHIA, faz saber que firmou contrato com a Empresa: VRV SERVIÇOS LTDA-EPP, inscrito no CNPJ Nº 21.706.967/0001-63 VALOR GLOBAL DA PROPOSTA: R$ 304.753,68 (trezentos e quatro mil setecentos e cinquenta e três reais e sessenta e oito centavos). Ou seja, a diferença do valor do convênio tinha que ser devolvida a SESAB, ou comunicado para formalizar um aditivo, mas o ex-prefeito apenas se calou, e não se sabe o que foi feito com a diferença de mais de R$ 100.000,00. Procurem saber disso vereadores, mas façam mesmo! Com provas e documentos.

A obra está parada porque não foram encontrados os documentos do convênio, e sem documentos o prefeito atual não pode continuar a obra sem autorização da SESAB.

Desde janeiro, que a gestão vem tentando retomar a obra, mas sem os documentos fica impossível. Já foi solicitado ao ex-prefeito a PASTA mas até a presente data, o mesmo não respondeu. Tudo que está sendo esclarecido aqui, tem documentos que conseguimos junto a SESAB para poder começar a organizar o desmando que o ex-prefeito deixou, inclusive está sendo elaborado um processo judicial para que o mesmo responda na justiça~por ato de improbidade e demais irregularidades que o mesmo cometeu.

VEREADORES DA OPOSIÇÃO, FAÇAM UM FAVOR AO POVO! COBREM OS DOCUMENTOS DO CONVÊNIO AO SEU EX-PREFEITO, PERGUNTE A ELE PORQUE NÃO DEPOSITOU A CONTRAPARTIDA DO MUNICÍPIO.

Assim que a SESAB deferir o pedido de prazo e autorização para continuar a obra, o atual prefeito irá executar e finalizar a construção da Unidade Básica de Saúde.


sábado, 24 de julho de 2021

O Poder dos podres


A forma em que a política funciona no Brasil é de causar espanto! um sistema falido, onde a força do dinheiro e o poder econômico se sobressai sobre quaisquer outras características, qualidades e/ou virtudes que um sujeito possa ter. Vejamos: Entre uma ideia inovadora e esperançosa que alguém, venha a ter, prevalece sempre a influência dos poderosos - dinheiro dita as regras no campo político.

Nem adianta querer mudar esta realidade, como um DNA maléfico, a ninhagem política que se perpetua em um lugar, não muda seu destino. Eles precisam se mater no poder, se utilizam de pobres homens e mulheres para segurar suas escadas podres da prepotência, do rancor, do ódio e da supremacia que julgam existir em seu  mundo poderoso.

Vejo esse mundo da política como um campo minado, nele bombas escondidas preparadas para quem ousar andar fora do caminho traçado pelos poderosos. Quem se submete a caminhar nesses campos perigosos, se sujeita a se destruir rapidamente e nunca mais poderá sonhar em querer mudar os rumos da realidade em que vive. Tudo está escrito por "ELES", nada pode ser feito, é um jogo sujo de poder, ou você joga as regras ou sai do jogo, para não mais voltar.

Esse poderos escravizam nossa gente, iludem e colocam um venda nos olhos dos distráidos, além do mais, colocam rédeas invisíveis que levam muitos a ficarem controlados como animais irracionais. Enganam com migalhas de psedo poder, quando na verdade nos tornam servos de suas vontades e assim se perpetuarem no poder dominante.

E, quando a gente acorda e não atende aos seus comandos, eles nos esnobam, colocam o mundo contra todos que se libertam de seus chicotes e de suas prisões. Mas é preciso se libertar, saí por aí e conhecer novos mundos de simplicidade, e aprender a viver longe dessa gente que não merece nosso suor e nem nosso sangue. Deixa eles com eles e seus alienados e dominados pelas migalhas dessse poder podre e destruidor.

Libertem-se e vamos caminhar por caminhos do bem. Vamos viver em paz e com respeito a todos.


quarta-feira, 23 de junho de 2021

Toinho e a sua Sanfona no São João

Foto Elias Márcio
Antônio Funga também era FORRÓ. Ele tinha a música como sentido da sua vida e dedicou muitos momentos a fazer e ensinar os encantos do mundo da música. Seu primeiro contato com a sanfona foi na sua adolescência, seu pai Pedro Funga possuia uma de 80 baixos e quando saia Toinho pegava escondido para poder dedilhar nas teclas musicais. Certo dia foi flagrado, ficou com medo, mas seu velho pai apenas pediu que ão pegasse sem a sua permissão, daí em diante foram muitas viagens musicais.

Na década de 70 e 80 e até mesmo 90 Toinho Ele e seu trio com Dedeco, Miquinho tocavam muito forró e animavam as festas pelos cantos de sua querida Pé de Serra. Quem já ouviu os aocrdes de Toinho na sanfona sabe a essência do amor que o mesmo fazia brotar nas notas musicais, eram acordes perfeitos e com acompanhamento da baixaria que dava prazer. Poucos ouviram, mas as músicas que ele tocava na sanfona eram de emocionar os bons ouvintes da boa música.

Tocava quadrilhas e forró na zona rural, amanhecia o dia animando a festa para o povo dançar com a emoção de fazer a animação da festa. Toinho Funga, era a música viva que habitava em seu viver. Sua sanfona preta e branca foi comprada depois de o mesmo ser premiado em uma loteria, o saudoso André da Padaria teve o prazer de levá-lo em Salvador para o mesmo realizar seu grande sonho: compar uma sanfona nova. Como Ele amava a música.

Nesse momento de um São João diferente, depois do mundo viver esta grande transformação, que deve ser bem refletiva por todos, homenageio TOINHO FUNGA, meu etrno PAI e professor. Um pequeno homem em estatura, entretando um grande Homem que será lembrado por mim e por muita gente do bem. 

Como seu filho, queria er sido melhor, cultivar a música com maior atenção, mas na vida às vezes precisamos dá um tempo pra depois retomar um caminho de alegria, amor e dedicação a arte que fascina e ilumina a vida da gente. Viva São João!



Ah, meu São João


O meu bom São João Adoeceu

Deixando uma saudade bonita,

Não tem quadrilha nem arraiá,

nem a moça com laço de fita


Mas tem ainda uma esperança

do bom forró voltar a brilhar,

terá o povo dançando na rua,

e o sanfoneiro feliz a cantar.


Na volta do meu bom São João,

vamos comemorar com carinho,

abraçando com amor e alegria

E vamos dançar agarradinho.


E na noite linda com estrelas

viver no amor com emoção,

dançar, pular e até agradecer

a volta do nosso São João.


domingo, 6 de junho de 2021

1º Encontro de Filarmônicas da Bahia e Ponto de Cultura Sons da Vida.

#LeiAldirBlancnaBahiaA Filarmônica Lira 6 de Agosto e o Ponto de CUltura Sons da Vida, tem o satisfação de apresentar o sétimo vídeo de aulas de iniciação musical, que tem como monitores integranbtes da nossa querida Filarmônica. Este projeto tem apoio da Lei Aldir Blanc.
Agradecemos a quem puder ver e compartilhar para difundir as ações do projeto.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. Assim como da Prefeitura de Pé de Serra. https://www.facebook.com/prefeiturade...

sexta-feira, 23 de abril de 2021

1º Encontro de Filarmônicas da Bahia - Lira 13 de Junho de Paratinga


 #LeiAldirBlancnaBahia Como parte do 1º ENCONTRO VIRTUAL DE FILARMÔNICAS na Bahia, selecionado pelo Edital 03/2020 da FUNCEB, tendo como proponente RILDO OLIVEIRA RIOS, esta é a apresentação da Filarmônica 13 de JUNHO de Paratinga Bahia. O projeto mostrará a importância de músicas tradicionais como: Dobrados, Maxixes, Sambas, Polacas, Boleros e Música Popular do Brasil. As atividades de modo remoto e virtual terá como público-alvo Maestros, maestrinas, músicos, musicistas, alunos e alunas das escolas de ensino musical, agentes Culturais de vários Órgãos e Entidades envolvidos na Cultura e suas linguagens no Estado da Bahia.

A proposta terá a música como linguagem principal, em especial a música tradicional e história das Bandas Filarmônicas. Entretanto, durante a execução do projeto serão abordadas temas como composição, regência e ensino coletivo de música visto que, as Filarmônicas tem um papel importante na formação cidadão através da MÚSICA.
Música Disparada de Geraldo Vandré - Solo Tchuca Bone - Regência Anerito Aragão.
Além do mais, haverá troca de saberes e experiências com apresentação de repertórios variados executados pelas 10 Bandas participantes. Serão envolvidos Professores e Pesquisadores da Música além de convidados de Órgãos e Instituições da área Cultural e Musical da Bahia.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

sábado, 27 de março de 2021

Apresentação da Filarmônica Lira 6 de Agosto de Pé de Serra.

#LeiAldirBlancnaBahia ENCONTRO VIRTUAL DE FILARMÔNICA DA BAHIA
O 1º ENCONTRO VIRTUAL DE FILARMÔNICAS na Bahia, selecionado pelo Edital 03/2020 da FUNCEB, tendo como proponente RILDO OLIVEIRA RIOS, mostrará a importância de músicas tradicionais como: Dobrados, Maxixes, Sambas, Polacas, Boleros e Música Popular do Brasil. As atividades de modo remoto e virtual terá como público-alvo Maestros, maestrinas, músicos, musicistas, alunos e alunas das escolas de ensino musical, agentes Culturais de vários Órgãos e Entidades envolvidos na Cultura e suas linguagens no Estado da Bahia.
A proposta terá a música como linguagem principal, em especial a música tradicional e história das Bandas Filarmônicas. Entretanto, durante a execução do projeto serão abordadas temas como composição, regência e ensino coletivo de música visto que, as Filarmônicas tem um papel importante na formação cidadão através da MÚSICA.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Além do mais, haverá troca de saberes e experiências com apresentação de repertórios variados executados pelas 10 Bandas participantes. Serão envolvidos Professores e Pesquisadores da Música além de convidados de Órgãos e Instituições da área Cultural e Musical da Bahia.
Postado por NAVOZDASERRA às 06:57:00
Música Disparada de Geraldo Vandré - Solo Tchuca Bone - Regência Anerito Aragão.

quarta-feira, 24 de março de 2021

Pé de Serra: Ex-prefeito deixa o município INADIMPLENTE

O Ex-prefeito derrotado nas eleições de 2020, ao entregar a gestão em dezembro do mesmo ano deixou a situação fiscal de Pé de Serra com muitos problemas. Inicialmente, até a presente data não informou ao SICONFI (https://siconfi.tesouro.gov.br/siconfi/index.jsf), os dados e relatórios do último quadrimestre e nem do 6º bimestre das contas do ano de 2020. Secundo dados do CAUC (https://sti.tesouro.gov.br/cauc/index.jsf#extrato-header-ancora), o ex-gestor é reponsável por 06 (seis) pendências, que deixam o município com inadimplência junto ao TEsouno Nacional. 

De acordo informações do setor contábil da Prefeitura, foi protocolado um ofício ao ex-prefeito solicitando a resolução do problema, mas até a presente data o mesmo não deu importância. Outro ponto negativo deixado pela gestão passada foi dívidas com o INSS, já que Pé de Serra não consegue emitir a certidão junto a Receita Federal do Brasil, pois além de não pagar parcelamentos, a equipe não declarou a GFIP - Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social dos servidores municipais. 

O setor contábil e jurídico estão tomando as devidas providências para que essas pendências sejam sanadas, no entanto a exportação dos dados contábeis dos últimos relatórios de 2020 é de responsabilidade do ex-prefeito derrotado. 

Com estes problemas deixados pelo ex-gestor, nosso município está impedido de realizar vãrias ações dentro da administração pública. A exemplo de formalizar novos convênios e emitir certidões junto à Órgãos Públicos. Espera-se que o mesmo pelo menos se esforce para que seus relatórios sejam disponibilizados para homologação junto ao SICONFI.


<script data-ad-client="ca-pub-4307035315725345" async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>

terça-feira, 2 de março de 2021

#AldirBlanc - Filarmônica 13 de Junho realiza projeto "Tradição, Cultura e Emoção"


O projeto FILARMÔNICA 13 DE JUNHO - TRADIÇÃO CULTURA E EMOÇÃO, tendo como proponente a SOCIEDADE FILARMÔNICA 13 DE JUNHO , tem como objetivo a realização de aulas de iniciação musical, ensaios e atividades virtuais com os integrantes da Filarmônica que fica localizada no município de Paratinga - BA.

As atividades de modo remoto e virtual terá como público-alvo musicistas, alunos e alunas, maestros, maestrinas, em especial oriundos das escolas de ensino musical, além de agentes Culturais de vários Órgãos e Entidades envolvidos na Cultura e suas linguagens no Estado da Bahia.

As atividades e ações terão a linguagem musical como principal, em especial o ensino da música tradicional e histórica das Bandas Filarmônicas. Importante salientar, que durante a execução do projeto serão abordadas temas como: iniciação musical e oficinas de ensino coletivo de música visto que, as Filarmônicas tem um papel fundamental na formação cidadã através da MÚSICA e da cultura.

Portanto, no desenvolvimento das atividades do projeto, ocorrerá troca de saberes e experiências com envolvimento de alunos, monitores e professores da Entidade. Este proposta visa também aumentar o número de integrantes da Filarmônica com o ensino gratuito e remoto de aulas de teoria musical, prática instrumental e ensaios.

As oficinas ocorrerão nos dias 15 a 20 de março de 2021 na sede da Filarmônica, no horário de 8 as 17 horas, Ensaio que acontecerá em dias alternados  da semana, respeitando assim os decretos em vigor, usando o distanciamento social em local aberto, sendo realizado nos dias 22, 24, 26, 28 de marco do decorrente ano.

O concerto da Filarmônica será gravado e depois postado nas redes sociais da entidade, gravaremos em pontos turístico do município,  executando assim dobrados, samba e músicas populares, do repertório atual da Filarmônica 13 de junho.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


ACESSE AQUI. 

Fonte: http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/2021/03/15169/AldirBlanc-Filarmonica-13-de-Junho-realiza-projeto-Tradicao-Cultura-e-Emocao.html

#LeiAldirBlanc - Projeto "Nossa Música, Nossa Arte" exibe aulas e ensaios da Filarmônica Lira 8 de Setembro a partir do dia 22 de fevereiro


O projeto NOSSA MÚSICA, NOSSA ARTE tem como objetivo a realização de aulas de iniciação musical, ensaios e atividades virtual com os integrantes da Filarmônica Lira 8 de Setembro de Riachão do Jacuípe. As atividades começam no dia 22 de fevereiro de modo remoto e virtual terão como público-alvo maestros, maestrinas, músicos, musicistas, alunos e alunas das escolas de ensino musical, agentes culturais de vários órgãos e entidades envolvidos na cultura e suas linguagens no estado da Bahia.

A proposta terá a música como linguagem principal, em especial o ensino da música tradicional e história das Bandas Filarmônicas. Entretanto, durante a execução do projeto serão abordadas temas como: prática musical e ensino coletivo de música visto que, as Filarmônicas tem um papel importante na formação cidadão através da música.


Portanto, no desenvolvimento das atividades do projeto, ocorrerá troca de saberes e experiências com envolvimento de alunos, monitores e professores da Entidade. Este proposta visa também aumentar o número de integrantes da Filarmônica com o ensino gratuito e remoto de aulas de teoria musical, prática instrumental e ensaios.


O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


YOUTUBE


FACEBOOK
Fonte: http://www.cultura.ba.gov.br/2021/02/18421/LeiAldirBlanc-Projeto-Nossa-Musica-Nossa-Arte-exibe-aulas-e-ensaios-da-Filarmonica-Lira-8-de-Setembro-a-partir-do-dia-22-de-fevereiro.html

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Secretário de Agricultura de Pé de Serra, entrega alimentos do PAA Emergencial

O Secretario Jorge Rios Souza, Conhecido como Piu de Benzinho, entregou no dia 26 de fevereiro alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos Emergencial. Foram beneficiadas 100 famílias com cestas de alimentos provenientes da agricultura familiar fornecidos por cerca de 27 agricultores do município.

O PAA foi instituído pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, no âmbito do Programa Fome Zero. 

Esta Lei foi alterada pela Lei nº 12.512, de 14 de outubro de 2011 e regulamentada por diversos decretos, o que está em vigência é o Decreto nº 7.775, de 4 de julho de 2012.

O programa é uma das ações do governo federal para a Inclusão Produtiva Rural das famílias mais pobres. O município de Pé de Serra desenvolve o programa através da Secretaria de Agricultura, com apoio da Gestão Municipal, e contou com a presença do prefeito Edgar Miranda .

domingo, 7 de fevereiro de 2021

A virtualização da vida

Tempos estranhos que passa a nossa sociedade. As pessoas estão ficando robotizadas e existe uma virtualização da vida, muitos vivem na ilusão de que as aparências valem mais do que a siimplicidade do viver. Em vez de olhares sinceros de amor e carinho, preferem o encanto e o brilho passageiro das telas de aparelhos celulares e computadores - estamos nos tornando escravos da insensatez humana.

Poucas pessoas se abraçam como antes e até mesmo um aperto de mão está ficando no esquecimento, nossas mãos sempre vivem ocupadas segurando o nosso mundo virtual e cheio de enganos. Pais, mães, fillhos não vivem uma integração humana, pois cada um tem seu mundo imaginário em suas telas de ilusões. Maridos e esposas vivem juntos e separados ao mesmo tempo, não se abraçam, não se tocam e um simples beijo de respeito ou desejo já estão no esquecimento.

Nesse mundo virtual e triste, a gente vive se enganando e enganando a nós mesmos - pobres mortais que somos, estamos condenados a viver em prisões imaginárias. O mundo virtual cria nosso destino, vamos caminhando para o abismo solitário e não percebemos. As pessoas estão acompanhadas mas se sentem sozinhas, e a solidão destrói os sonhos de uma vida com momentos felizes.

Percebe-se que é um caminho sem volta, somos dominados o tempo todo pelo mundo virtual, pois somos escravos da tecnologia e nunca mais seremos libertados. O medo as vezes toma conta e frustra os sonhos do futuro, nossos filhos também estão sendo levados para esse abismo mesmo
virtual, a humanidade caminha a passos longos para robotizar as pessoas e tirar sempre nossos momenrtos de paz, alegria e simplicidade da vida.