Rildo

sábado, 11 de janeiro de 2020

Mineração: Um possível caminho para Pé de Serra

Foto: Roberto Santana
Fontes do Portal da Mineração mostram que o saldo do Setor Mineral contribuiu em 2018 com 36,6% do Saldo Comercial Brasileiro. A mineração sempre foi uma atividade de desenvolvimento para o nosso País, sabemos que existem problemas, no entanto é preciso enfrentá-los e avançar muito mais.
Em Pé de Serra, na década de 80 foram extraídas uma quantidade expressiva de quartzo na área do município. Naquela época, apesar de não ter sido um projeto amplo e organizado, contribuiu para gerar emprego e renda para a população, uma pena que esse processo foi encerrado.
Em meados do ano de 2014, uma empresa de Minas Gerais visitou o nosso município para explorar uma jazida de quartzo na região da Comunidade da Lagoa do Varrão, sendo que foi adquirida uma área e já com autorização requerida junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral. Um engenheiro ambiental ficou responsável pelo acompanhamento, inclusive elaborou um Código Ambiental para o município, posto que atualmente o respeito ao meio ambiente é muito importante.
Após algum tempo, apareceram problemas com o Gestor à época pois o município precisaria contribuir para o avanço do projeto. A assessoria tentou sem sucesso convencer a seus superiores que o projeto era importante para a população e o desenvolvimento do município, mas a Empresa desistiu e não quis mais voltar, alegando dificuldades de diálogo com o gestor responsável.
No entanto, esse ponto poderia ser retomado, a gestão atual e futura poderá fazer um planejamento para atrair empresas de mineração para realizar estudo de viabilidade e assim implantar a mineração em Pé de Serra. 
Na época o geólogo e o engenheiro ambiental deixaram claro que possivelmente junto as jazidas de quartzo existe o minério manganês e uma possibilidade de existência de ouro. Vale à pena tentar e buscar empresas do setor para explorar minérios no município.

Nenhum comentário: