Rildo

domingo, 22 de março de 2020

Pé de Serra: Uma opinião à Gestão Municipal

Resultado de imagem para opinião


Diante dessa terrível pandemia do Coronavírus (Covid 19) que assusta o mundo, é de se pensar em muitas possibilidades para desacelerar a proliferação e acalmar as pessoas do globo terrestre. Muitas medidas de controle estão sendo realizadas em Pé de Serra, em especial relacionadas a saúde e a aglomeração de pessoas. É preciso ficar em casa.
De outro lado, não tem como não pensar nas consequências econômicas a nível mundial e que afetará em breve o orçamento municipal, visto que a perda de arrecadação poderá parar a administração Pública - pensem nisso! O prefeito de Salvador ACM Neto, já solicitou a Assembleia Legislativa estado de Calamidade Pública pois o município já calcula a perda de arrecadação de 1 Bilhão (Veja aqui), e esse grande problema chegará rapidamente em outros municípios pequenos como Pé de Serra.
Não quero aqui emitir uma opinião técnica pois não tenho competência, penso em alertar as autoridades a pensar em medias econômicas, posto que esse problema financeiro será certo no município. Algumas medidas poderiam ser tomadas, a exemplo de: i) Redução imediatamente de salários de Prefeito, Vereadores, Secretários e cargos em comissão, ii) Suspensão temporária de contratos com empresas de fora que oferecem serviços que não são essenciais, iii) Proibição de pagamento de diárias a ajuda de custos até o problema passar, iv) Redução de expediente em órgãos públicos que não sejam serviços essenciais e assim reduzir o consumo de energia, internet e água.
Entendo que pelo menos algumas medidas deverão ser pensadas e não ignoradas, pois se nada for feito, salários poderão atrasar, pagamento de fornecedores não serão feitos e o município entrará em uma situação financeira irreversível, pois de uma coisa é certa: Os repasses da união e do Estado serão diminuídos e se não for feito nada, as contas da Prefeitura ficarão no vermelho. Esperemos pra ver.
Estou apenas opinando e alertando sobre um grande problema que está por vir, e quero na medida do possível contribuir dando a minha visão do que pode ocorrer.

Rildo Rios

Nenhum comentário: